Edson Bindilatti e Jaqueline Mourão levarão juntos o pavilhão do Time Brasil na Cerimônia de Abertura, na sexta-feira (4/2), nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, na China 2022

Os atletas Edson Bindilatti (Camamu/Bahia) e Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) serão os porta-bandeiras da Delegação do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, na China. A escolha aconteceu nesta segunda-feira (31/1) e foi divulgada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a solenidade será na próxima sexta-feira (4/2), no Ninho de Pássaro. 

O baiano vai competir como piloto do trenó de bobsled, enquanto que a mineira estará no esqui cross-country. E esta não será a estreia deles nesta função. Bindilatti levou o pavilhão em PyeongChang, em 2018, e Jaqueline teve a proeza em Sochi, em 2014. Ao todo, o Brasil terá 11 atletas, sendo 6 de esportes de gelo e 5 de esportes de neve, em 5 modalidades olímpicas. A 24ª edição será realizada no período de 4 (sexta-feira) à 20 de fevereiro (domingo) de 2022 e a competição têm a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI). 

No esporte de gelo, o sexteto é formado por cinco do Bobsled, que são Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo) e Rafael Souza (Rio de Janeiro),; e 1 do Skeleton que foi Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul).

Já no esporte de neve, o quinteto foi 3 do SKI Cross-Country, que são Bruna Moura (Caraguatatuba/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre); 1 do Ski Alpino, que foi Michel Macedo (Fortaleza/Ceará); e 1 do Ski Freestyle que foi Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos). 

Além dos atletas e da estrutura operacional do COB, a delegação conta com Anders Pettersson, que é presidente da CBDN e Chefe da Missão do Time Brasil em Pequim 2022. Esta será a nona participação do Brasil numa edição de Inverno. A primeira foi em Albertville, em 1992, na França. O recorde com o maior número foi em Sochi 2014, na Rússia, com 13 atletas em sete modalidades.      

- Confira as modalidades

- CBDG - seis atletas 

- Bobsled: Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo) e Rafael Souza (Rio de Janeiro)

- Skeleton: Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul)

- Provas:: 2-man e 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins e Erick Vianna)

- Prova: 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Jefferson Sabino e Rafael Souza)


- CBDN - cinco atletas

Ski Cross-Country: Bruna Moura (Caraguatatuba/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre)

- Ski Alpino: Michel Macedo (Fortaleza/Ceará)

- Ski Freestyle: Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos)

- Provas: Distance Classic 10k/ Team SprintClassic/ Sprint Freestyle (Bruna Moura e Jaqueline Mourão)

- Provas: todas (Manex Silva)

- Provas: Slalom e Giant Slalom (Michel Macedo) 

- Provas: Moguls e Dual Moguls (Sabrina Cass)


- Lead clássico

- O quê? - Edson Bindilatti (Camamu/Bahia) e Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) serão os porta-bandeiras da  Delegação do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, na China

- Quem? - A escolha foi do COB

- Quando? - Segunda-feira, 31 de janeiro de 2022,

- Onde? - Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, na China, na sexta-feira (4/2). 

- Como? - A delegação do Time Brasil será composta por 11 atletas, sendo 6 de esportes de gelo e 5 de esportes na neve.   

- Por quê? - Os seis atletas de esportes de gelo são Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo), Rafael Souza (Rio de Janeiro); e Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul). Sendo 5 do bobsled e 1 do skeleton. Já os atletas de esportes na neve são cinco, sendo três do ski cross-country, que são Bruna Moura (Caraguatatuba/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre); 1 do ski aplino que é Michel Macedo (Fortaleza/Ceará); e 1 do Ski Freestyle: Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos). Em Pequim 2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno. A primeira foi em Albertville, em 1992, na França. O recorde do país foi em Sochi 2014, na Rússia, com 13 atletas em sete modalidades.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários