Comitê Olímpico do Brasil anunciou Sarah Menezes (judô) como embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude, em Sergipe, em Aracaju em 2022

Oito embaixadoras. Nesta sexta-feira (26/8), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou a judoca Sarah Menezes (Teresina/Piauí) como embaixadora nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). A competição acontece na cidade de Sergipe, em Aracaju, na sexta-feira (2/9) e vai até sábado (17/9). E vai ter a presença de 4 mil jovens (4.180) com idade de 17 anos, vindos de escolas públicas e privadas de todo o país, que vão disputar 16 modalidades olímpicas. O torneio tem a chancela do COB.

A ex-atleta vai ser juntar a um time estrelado de mulheres históricas do esporte brasileiro e que brilharam em edições de Jogos Olímpicos. Nesta função, a piauiense terá ao seu lado Janeth Aircain (Basquete), Juliana Felisberta (Vôlei de Praia), Natalia Falavigna (Taekwondo) e Virna Dias (Vôlei), e o objetivo é inspirar a nova geração do esporte nacional. 

Além disso, o COB já anunciou outras três embaixadoras no evento. Que são Ana Marcela Cunha (Natação), Letícia Oro (Atletismo) e Rebeca Andrade (Ginástica). Totalizando assim 8 embaixadoras no evento. E estas vão acompanhar as competições e interagirem com os principais atletas jovens do país. Sarah já disputou duas etapas dos JEJ, em 2005 e 2007, quando foi campeã pelo Piaui. E cinco anos mais tarde, a brasileira se tornaria a primeira campeã olímpica no judô.  

“Ser embaixadora dos Jogos da Juventude relembra o meu início de carreira, minha entrada na seleção. Participei de várias edições, é uma competição muito representativa para minha vida de atleta. Agora, como embaixadora, será muito legal ter essa vivência com os jovens, estar próxima para eles poderem se espelhar na minha carreira. Passei pelo mesmo processo, é uma coisa verdadeira. Acredito que é muito importante o exemplo de atletas que chegaram na seleção brasileira e passaram pelos Jogos da Juventude”, afirmou a atual treinadora da seleção feminina principal de judô.

Função é de suma importância nos Jogos Escolares da Juventude

A principal função dos embaixadores é interagir com os jovens atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles assistem as competições, entregam medalhas, alguns participam da cerimônia de abertura, de bate-papos e ações educativas. E certamente serão abordados para muitas selfies no Centro de Convivência da competição.

"Sarah Menezes é mais um grande exemplo de atleta de sucesso que passou pelos Jogos da Juventude, brilhando dentro e fora dos tatames. Além dela, outras mulheres, ídolos do esporte, estarão presentes, confirmando a força da mulher no esporte, demonstrando para as jovens que estarão em Aracaju, que o caminho olímpico vale a pena e é possível”, destacou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Três professores que fazem sucesso com seus vídeos na Internet também farão parte do grupo de embaixadores nos Jogos da Juventude para passar a mensagem da importância da união entre o esporte e a educação. São eles: Arthur Neto (física), Carol Mendonça (português) e Rodrigo Sacramento (matemática). 

- Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)  

Comentários