Campeonato Carioca Adulto Masculino de Futebol Série A começa nesta quinta-feira e terá troféu Roberto Dinamite ao artilheiro de 2023

O Campeonato Carioca Adulto Masculino de Futebol Série A 2023 começa nesta quinta-feira (12/1). A partida inaugural é entre Flamengo x Audax Rio, e acontece no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã e começa às 21h30 (de Brasília). E é válido pela 5ª rodada do turno da Taça Guanabara. O torneio está na 125ª edição e tem a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). 

Nesta edição, a Ferj vai distribuir cinco troféus ao longo do torneio, que são Taça Guanabara (TG), Taça Rio (TR), Finalíssima, Torneio Independência e Troféu Roberto Dinamite.

Taça Guanabara

A concepção da TG acontece quando ao final das 11 rodadas a equipe melhor colocada (1º lugar) recebe a honra, além é claro de medalhas. Em 2022, o Fluminense foi o campeão do turno.

Taça Rio 

Ao mesmo tempo em que acontece as semifinais, a TR é disputada simultaneamente. As equipes que ficaram em quinto, sexto, sétimo e oitavo disputam o turno. Há uma semifinal entre eles e no final o vencedor é declarado campeão da TR. Em 2022, o Resende foi o campeão ao derrotar o Nova Iguaçu.

Finalíssima

O terceiro troféu é da Finalíssima. Ou seja, após as semifinais do Carioca, os dois melhores disputam a decisão de 2023. Na final de 2022, o Fluminense foi o campeão estadual em cima do Flamengo. Além do troféu, o Tricolor recebeu medalhas. 

Torneio Independência

O quarto item é o Torneio Independência. Tirando a participação dos quatro grandes, a disputa acontece entre as outras 8 equipes, como Audax Rio, Boavista, Bangu, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende e Volta Redonda. Em 2022, o Nova Iguaçu levantou o troféu e ainda garantiu vaga na Copa do Brasil deste ano. 

Troféu Roberto Dinamite

O quinto é o troféu Roberto Dinamite e será concebido ao artilheiro do Campeonato Carioca 2023. Roberto jogou no Vasco da Gama, onde foi ídolo na história do clube. Ele fez 708 gols em 1110 partidas pelo Gigante da Colina. E ainda marcou 284 gols no Campeonato Carioca.      

 - Fonte: Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)      

Comentários