Rebeca Andrade (Ginástica), Ana Marcela Cunha (Natação) e Rayssa Leal (Skate) concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano de 2022 no Prêmio Brasil Olímpico

Crédito da foto: Comitê Olímpico do Brasil (COB)/Divulgação

Legenda da foto: O COB vai divulgar o troféu de Melhor Atleta no feminino em 2022 no Prêmio Brasil Olímpico. A solenidade acontece na Cidade da Artes, no Rio, no dia 2 de fevereiro. As candidatos são Rebeca Andrade (Ginástica), Ana Marcela Cunha (Natação) e Rayssa Leal (Skate) 

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira (19/1) os nomes das candidatos ao troféu de Melhor Atleta do Ano de 2022 no feminino no Prêmio Brasil Olímpico (PBO). A concorrência é entre Rebeca Andrade (Ginástica), Ana Marcela Cunha (Natação) e Rayssa Leal (Skate). A vencedora é revelada na quinta-feira (2/2), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. A solenidade vai para a 23ª edição e tem a chancela do COB.

Além desta categoria, o COB anunciou os nomes dos melhores atletas em cada uma das 55 modalidades olímpicas e sul-americanas. E na 23ª edição do PBO, o evento terá os contemplados na categoria Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire, estes que têm a votação popular no site oficial (https://pbo.cob.org.br). Há ainda a homenagem a um grande ícone do esporte nacional com a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O evento vai premiar ainda os Melhores Técnicos do Ano e os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju.  

 Confira os perfis das concorrentes de 2023 no feminino ao troféu de Melhor Atleta do Ano

 Rebeca Andrade

 Esporte: Ginástica

 Modalidade olímpica: ginástica artística

Dona de duas medalhas olímpicas (ouro e prata) de Tóquio 2020, a ginasta continuou colecionando resultados expressivos em 2022. Aos 23 anos, Rebeca Andrade garantiu o inédito ouro para o Brasil no individual geral, prova mais nobre da ginástica, no Mundial de Ginástica Artística, realizado em Liverpool (Inglaterra). Rebeca ainda conquistou o bronze no solo, marcando a despedida do “Baile de Favela” como trilha sonora da coreografia do aparelho.


– Ana Marcela Cunha 

– Esporte: Natação

– Modalidade olímpica; maratona aquática 

Ana Marcela fechou a temporada 2022 com pódios em todos os 11 eventos que disputou. No Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, principal evento do ano, a nadadora foi ouro nas provas de 5km e 25km, além de bronze nos 10km, distância em que é a atual campeã olímpica. 

O ano teve ainda ouro nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022 e o sexto título do Circuito Mundial, também vencido pela baiana em 2010, 2012, 2014, 2018 e 2021. A conquista desta edição teve ouros nas etapas de Portugal e da França, bronze no Canadá e prata em Israel.


– Rayssa Leal

– Esporte: Skate

– Modalidade olímpica: categoria Street

Mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil, Rayssa Leal, a fadinha do skate, está com 15 anos e teve uma temporada impecável. Venceu todas as quatro etapas da SLS (Street League Skateboarding), a principal liga de skate street do mundo: primeiro em Jacksonville (Estados Unidos), depois em Seattle (Estados Unidos) e Las Vegas (Estados Unidos). A última etapa foi no Rio de Janeiro, no Super Crown. Pela primeira vez na carreira, Rayssa venceu a competição e se sagrou campeã do circuito mundial 2022.


– Confira as vencedoras no feminino em edições passadas do Melhor Atleta do Ano

1999 – Maurren Maggi (Atletismo) 

2000 – Leila (Vôlei)

2001 – Daniele Hypolito (Ginástica Artística) 

2002 – Daniele Hypolito (Ginástica Artística) 

2003 – Daiane dos Santos (Ginástica Artística) 

2004 – Daiane dos Santos (Ginástica Artística) 

2005 – Natália Falavigna (Taekwondo) 

2006 – Laís Souza (Ginástica Artística) 

2007 – Jade Barbosa (Ginástica Artística) 

2008 – Maurren Maggi (Atletismo) 

2009 – Sarah Menezes (Judô) 

2010 – Fabiana Murer (Atletismo) 

2011 – Fabiana Murer (Atletismo) 

2012 – Sheilla (Vôlei) 

2013 – Poliana Okimoto (Natação/Maratona Aquática)  

2014 – Martine Grael e Kahena Kunze (Vela) 

2015 – Ana Marcela Cunha (Natação/Maratona Aquática)  

2016 – Rafaela Silva (Judô) 

2017 – Mayra Aguiar (Judô) 

2018 – Ana Marcela Cunha (Natação/Maratona Aquática) 

2019 – Beatriz Ferreira (Boxe) 

2020 – não houve prêmio

2021 – Rebeca Andrade (Ginástica Artística) 

 - Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB) 

Comentários