Prêmio Brasil Olímpico 2022 elegeu os vencedores nas categorias Atleta da Torcida, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores treinadores e os destaques nos Jogos da Juventude, em Aracaju

Além dos atletas de cada modalidade, o Prêmio Brasil Olímpico (PBO) fez a menção aos vencedores em outras categorias. No Atleta da Torcida 2022, o escolhido foi Hugo Calderano (Tênis de Mesa). Imbatível nas competições e com moral alta com os fãs, o mesatenista venceu a votação popular com 45% dos mais de 72 mil votos, para se tornar o primeiro atleta a conquistar o prêmio duas vezes, já que ele já havia sido eleito em 2019 - o troféu é entregue desde 2015. O mesatenista não pôde comparecer ao evento por conta das competições internacionais, mas mandou um vídeo falando sobre a felicidade de receber o prêmio.

"Estou muito feliz, não posso estar aí pois estou indo para Tóquio. Mas agradeço ao COB pela indicação e a todos que votaram em mim. O Troféu é muito especial, é um presente que estou recebendo de quem torce por mim e me apoia mesmo de longe. Me dá muita motivação para seguir trabalhando e tentar manter o Brasil no topo do tênis de mesa mundial", falou o atual quinto lugar no ranking mundial. 

PBO teve outras conquistas

A contemplada ao Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi a ex-ginasta Daiane dos Santos. Isto aconteceu devido ao reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte brasileiro em toda a carreira. Primeira campeã mundial de ginástica artística do país, em 2003, Daiane foi uma das principais referências esportivas do Brasil no início do século 21. Ao som de "Brasileirinho", ela encantou o mundo com suas inesquecíveis apresentações no solo. 

Após o Prêmio, Daiane falou sobre a emoção de ter recebido o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.

"Agradeço muito à minha família. Mãe, obrigada por ter sido minha base como pessoa. Minha família de lapidação, que foi o esporte. Agradeço aos meus técnicos, que me lapidaram. Obrigada a todos os técnicos por acreditarem nos seus atletas. Esse prêmio representa o que é o esporte de verdade. Eu falo muito, mas não consigo explicar em palavras o tamanho dessa honra (risos). Como é bom poder estar aqui representando o esporte feminino, a mulher, a mulher preta... Espero que esse meu lugar hoje seja inspiração para muitas mulheres ainda", falou ela.

Noite teve honraria para os treinadores

O PBO 2022 dedicou aos treinadores José Roberto Guimarães e Felipe Siqueira premiações. O primeiro levou na categoria esporte coletivo, enquanto que Felipe foi no esporte individual.

Zé Roberto Guimarães já é figurinha carimbada no palco do PBO. Esta foi a quinta vez que o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei conquistou o prêmio. Em 2022, ele comandou a renovação da equipe e alcançou o vice-campeonato mundial.

"Estar aqui é um sonho de criança. Sempre sonhei em jogar na seleção de vôlei. O que me motivou eram jogadores da seleção nos contando o que era representar o Brasil em grandes competições. Jamais imaginei que eu estaria aqui recebendo uma premiação dessas, ou jogando como nos Jogos Olímpicos em 1976. Tenho que agradecer a muita gente por estar aqui hoje" falou ele, que fez uma dedicatória especial na sequência.

"Faço um agradecimento especial a todas as mulheres, que me ensinaram tanto. O que mais me perguntam é se é mais fácil treinar homens ou mulheres. Sou honesto e falo que o mais fácil é treinar homens, mas as mulheres me ensinaram muito mais. Eu agradeço tudo que aprendo e tive que passar com elas. Minha mulher sempre disse que eu tinha que ter uma cabeça mais feminina e foi isso que aconteceu na minha vida. Agradeço às mulheres por tudo que fizeram na minha vida", completou.

Melhores também nos Jogos da Juventude, em Aracaju

Já Felipe Siqueira não tem a experiência de José Roberto Guimarães, mas coleciona resultados tão expressivos quanto nos últimos tempos. Ele é o mentor de Alison dos Santos, campeão mundial, da Diamond League e medalhista olímpico nos 110m com barreiras.

Os dois trabalham juntos desde 2018, e Felipe tem papel fundamental na evolução e no grande desempenho que Alison vem tendo nos últimos anos.

"Agradeço pela chance de estar aqui. Esse prêmio não representa só a mim, mas todos os técnicos. A história desse prêmio valoriza a presença de quem está aqui. Agradeço aos atletas, ao Alison dos Santos, a todos que trabalharam comigo. Uma equipe por trás que sempre me ajudou a tirar o máximo de cada atleta. Em especial à minha família, minha esposa, meu filho... Costumo dizer aos atletas que o esporte é feito de renúncias. Por muito tempo eu renunciei da minha família para tirar o melhor dos meus atletas", disse ele, muito emocionado.

E para fechar o evento, o PBO relembrou as participações dos atletas brasileiros nas Missões de 2022: Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim; Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário (Argentina); e Jogos Sul-americanos, em Assunção. Os destaques dos Jogos da Juventude, disputados em Aracaju, foram a judoca Bianca Reis e o ginasta José Olímpio. Teve ainda o prêmio Espírito Olímpico para para Guilherme Benchimol, que é fundador da XP,  e patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O PBO aconteceu nesta quinta-feira (2/2), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. A solenidade está na 23ª edição e teve a chancela do COB.

 - Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)  

Comentários