Comitê Olímpico do Brasil acelera a preparação para os Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto, em São Paulo

 Crédito da foto: Divulgação/Comitê Olímpico do Brasil (COB) 

- Legenda: Os Jogos da Juventude 2023 serão em Ribeirão Preto, em São Paulo, nos dias 1º a 16 de setembro. Cerca de 450 competidores, na faixa etária até 17 anos vão disputar por medalhas em 18 modalidades olímpicas. Na foto, Ginga é o mascote do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O torneio tem a chancela do COB 

Os Jogos da Juventude 2023 se aproximam e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) segue trabalhando em ritmo avançado no planejamento para a realização do evento em Ribeirão Preto, entre os dias 1º e 16 de setembro. A competição reunirá os melhores atletas de até 17 anos do país. São esperados cerca de 4500 competidores, na disputa por medalhas em 18 modalidades. Muito mais do que os resultados esportivos, os Jogos da Juventude proporcionam experiências inesquecíveis para os participantes. 

Nesta quinta-feira, dia 13, o COB reuniu os colaboradores da entidade que integrarão o Comitê Organizador dos Jogos da Juventude para atualizá-los dos detalhes da complexa estrutura do evento. Serão 49 profissionais de diversas áreas do COB envolvidos na operação. Ao todo, o Comitê Organizador terá 150 pessoas, além de outras 30 do Comitê Local, formado pela equipe da prefeitura de Ribeirão Preto. Em parceria com a cidade-sede, o COB tem voltado seus esforços para oferecer o maior conforto, estrutura e organização possíveis para todos os participantes. 

“Estamos a 50 dias da realização dos Jogos da Juventude 2023 e a expectativa só aumenta. Tem muita coisa para acontecer ainda, o desafio é enorme, mas estamos muito confiantes no sucesso desta edição. Os Jogos da Juventude é um evento grandioso, que em termos de dimensão só perde para os Jogos Pan-americanos dentro das Américas. Para o COB, é também a porta de entrada para o caminho olímpico. Desse grupo de quase 4.500 atletas, sairão muitos campeões, mas sabemos que a grande maioria não chegará ao alto rendimento. Por isso, COB realiza um papel importante na formação pessoal, proporcionando experiências que muitos nunca mais terão a oportunidade de vivenciar.”, afirmou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.  

Entidade fez uma grande estrutura

As competições acontecerão em 17 instalações esportivas da cidade. Neste ano, as novidades serão as entradas de águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo no programa esportivo, que se juntarão a outras 14 do programa esportivo dos Jogos da Juventude. O atletismo também terá pela primeira vez provas de marcha atlética. As seletivas estaduais já estão sendo realizadas em diversos locais do país. Dali sairão os atletas classificados que vão compor as delegações das 27 unidades federativas do Brasil. 

Alguns números demonstram a grandiosidade da competição, que só perde em tamanho para os Jogos Pan-americanos. Em breve, sairão 15 caminhões com 17 toneladas de equipamentos rumo a Ribeirão Preto. Ao longo do evento, serão servidas cerca de 60 mil refeições no refeitório com capacidade para 800 pessoas simultaneamente. O programa de voluntários recebeu mais de 900 inscrições e a expectativa é de que cerca de 300 deles participem nos Jogos. 

Um dos principais objetivos do COB com a competição é proporcionar aos jovens atletas a experiência de participar de uma competição de grande porte, com alguns dos mesmos serviços oferecidos às delegações de alto rendimento do Time Brasil. Assim, em Ribeirão Preto, além do Centro de Avaliação e Performance, que mapeará grande parte dos atletas para formação de um banco de dados do Laboratório Olímpico, o COB enviará profissionais de suas equipes multidisciplinares. Pela primeira vez, haverá uma equipe de preparação mental, formada por psicólogos e coaches, para prestar atendimento aos participantes. Os profissionais das áreas médicas, fisioterápicas, entre outras, também darão palestras para as comissões técnicas dos estados. 

Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude trazem uma série de ações educativas e culturais. O Programa Transforma, de promoção dos Valores Olímpicos do COB, envolverá um total de 900 crianças de escolas públicas da região para vivenciarem a competição. O Transforma também já está capacitando professores da cidade.

“Os Jogos da Juventude são o único evento esportivo que o COB realiza. É uma grande plataforma que usamos para promovermos uma série de projetos de várias áreas do COB. É um evento muito relevante para nós. Nossos programas socioeducativos e culturais que acontecem de maneira transversal aos Jogos contribuem muito para a formação holística e integral desses jovens que passam pela competição.”, ressaltou Kenji Saito.  

Ribeirão Preto é a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o evento, que envolverá mais de 6.000 pessoas entre Comitê Organizador, atletas de até 17 anos, equipe técnica e voluntários. 

 Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários