Gymnasiade 2023 será realizado no Parque Olímpico, na UNIFA, e em Deodoro, nos dias 20 a 26 de agosto, no Rio de Janeiro

- Crédito da foto: Notícias dos Esportes 

- Legenda: O Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, vai ser palco da Gymnasiade 2023. O evento terá a presença de quase 2.100 estudantes-atletas na faixa etária de 13 a 15 anos. Ao todo serão 49 países no torneio e os atletas disputarão 22 modalidades, sendo 3 paralímpicas (Atletismo, Judô e Natação). Além do Parque Olímpico, o Gymnasiade 2023 terá competição na UNIFA e em Deodoro. O Centro Olímpico de Tênis (foto), no Parque Olímpico, vai ser palco do Basquete 3x3, Xadrez e Dança. A competição tem as chancelas da Internacional School Sport Federation (ISF) e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).   

Os 2.100 estudantes-atletas de 13 a 15 anos, de 49 países, vão disputar a Gymnasiade 2023. Ao todo serão 22 modalidades, sendo 3 paralímpicas, e acontecerão em três locais na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que são no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca; na Universidade da Força Aérea (UNIFA), nos Campos dos Afonsos; e em Deodoro. A competição inicia-se na sexta-feira (18/8), mas as provas só serão realizadas à partir de segunda-feira (21/8). A cerimônia de abertura será na Arena Carioca 3, no domingo (20/8), às 19h (de Brasília). O encerramento será no sábado (26/8), às 19h30 (de Brasília). 

No Parque Olímpico, os jovens competirão na Esgrima e na Ginástica Rítmica, ambas na Arena Carioca 1. Na Arena Carioca 2 há o Boxe e mais a Ginástica Artística e o Tênis de Mesa. Já o Centro Olímpico de Tênis terá Basquete 3x3, Dança e Xadrez.

Em Deodoro, os atletas disputarão as provas de Judô, Taekwondo, Katarê e Tiro com Arco. O Judô terá também categoria paralímpica. E na UNIFA, no Campos dos Afonsos, será Atletismo, Badminton, Natação e Wrestling. Atletismo e Natação terão estudantes-atletas paralímpicos.  

Segundo a programação da Internacional School Sport Federation (ISF), a Gymnasiade 2023 terá um dia sem competição para os estudantes-atletas. Mas, eles terão o Dia Cultural e Educacional na quarta-feira (23/8), quando será realizado atividades culturais. As provas serão sempre na parte da manhã, sendo de 9h às 16h. E na parte da tarde, das 16h às 19h, haverá a academia de atividades.     

O evento tem as chancelas da Internacional School Sport Federation (ISF) e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Além disso, há a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; do Sesc Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.  

- Fontes: Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Internacional School Sport Federation (ISF)    

Comentários