Estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido como Maracanã, no Rio, recebe a final da 64ª edição da Copa Conmebol Libertadores 2023 pela 3ª vez na história no sábado (4/11)


- Crédito da foto: Mailson Santana/Fluminense Football Clube (FFC)

- Legenda: A final da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023 conheceu o árbitro de Fluminense x Boca Juniors. O jogo será comandado por Wilmar Roldan (Colômbia). Os auxiliares são Alexander Guzman e Dionisio Ruiz, todos da Colômbia. O árbitro de vídeo (VAR) será Juan Lara (Chile). A 64ª edição será no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no Rio, no sábado (4/11), às 17h (de Brasília). Esta será a 3ª vez do estádio no torneio, sendo palco nos anos das edições de 2008, 2020 e 2023. A competição tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)    

5ª final única. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta quarta-feira (25/10) a arbitragem para a final da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023. O duelo será comandado por Wilmar Roldan (Colômbia), com os auxiliares Alexander Guzman e Dionisio Ruiz, todos da     Colômbia. O árbitro de vídeo (VAR) será Juan Lara (Chile).

A decisão da 64ª edição será no sábado (4/11) no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro, e começará às 17h (de Brasília). Esta será a 5ª vez que a Conmebol utiliza o jogo único para ver quem fica com a Glória Eterna.

Estádio recebe a final pela 3ª vez

A estreia aconteceu em 2019, no estádio Monumental, em Lima, no Peru e com o Flamengo sendo campeão. A segunda vez foi no dia 31 de janeiro de 2021, no Maracanã, no Rio,  e a torcida viu o Palmeiras ser campeão da edição de 2020. A terceira vez foi em 2021 no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, e novamente deu o Palmeiras. A quarta vez foi em 2022 no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guaiaquil, no Equador e outra vez o Flamengo levantou o troféu. E a 5ª vez no Maracanã, no Rio.    

Esta será a 3ª vez que o Maracanã recebe a final. Além da edição de 2020 citada anteriormente, o palco recebeu uma no século XX. Foi na edição de 2008, entre Fluminense x LDU de Quito (Equador). Os equatorianos ficaram com o título daquele ano. Lembrando que naquele formato a decisão era em dois confrontos. A ida foi no Equador. E a volta foi no Rio. 

Campanha no torneio

Para chegar a decisão no torneio, a campanha foi esta. O Flu iniciou no grupo D e foi o primeiro colocado com 10 pontos, tendo 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, em 6 partidas. Venceu Sporting Cristal (Peru) por 3 x1, no Peru; The Strongest (Bolívia) por 1 x 0, no Rio; e River Plate (Argentina) por 5 x 1, no Rio. Empatou com os peruanos em 1 x 1, no Rio. E as duas derrotas foram fora de casa. Sendo 1 x 0 para os bolivianos e os 2 x 0 para os argentinos. 

Nas oitavas de final encarou o Argentino Juniors (Argentina). Empatou em 1 x 1, na Argentina. E na volta, no Rio, ganhou de 2 x 0. Nas quartas, eliminou o Olímpia (Paraguai). Na ida, no Rio, venceu por 2 x 0. E no Paraguai, outro resultado positivo desta vez fez 3 x 1. E seguiu em frente. Na semifinal, o adversário foi o Internacional (Rio Grande do Sul). No Rio, o jogo nº 1 ficou em 2 x 2. E no Rio Grande do Sul, o segundo duelo foi 2 x 1. Ao todo foram 12 jogos, com 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.    

2ª vez na história

Esta é a segunda vez que o Fluminense vai disputar a chance de título na Libertadores 2023. A primeira vez foi no dia 2 de julho de 2008. Naquele ano, o clube acabou perdendo a Gloria Eterna para a Liga Deportiva Universitaria, LDU (Equador). Foram dois duelos. Na ida, no Equador, no dia 25 de junho, derrota por 4 x 2. Na volta, no Maracanã, no Rio, vitória carioca por 3 x 1. Somando os resultados, o esboço final ficou em 5 x 5. Nas cobranças de penalidades, os equatorianos venceram por 3 x 1.  

Em caso de igualdade de gols, o critério é o seguinte: 1º) prorrogação de 30 minutos, dividida em dois tempos de 15 minutos cada. 2º) Se persistir o empate, o vencedor será definido pelas cobranças de pênaltis, conforme as normas estipuladas pela IFAB/FIFA. 

- Confira as finais da Conmebol Libertadores em jogo único - de 2019 até 2022

- 2019 - Lima - Peru - Flamengo campeão

- 2020 - Maracanã - Rio - Palmeiras campeão

- 2021 - Centenário - Uruguai - Palmeiras campeão

- 2022 - Monumental - Equador - Flamengo campeão 

- 2023 - Maracanã - Rio de Janeiro - vencedor a saber

- Fonte: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) 

Comentários