Seleção Brasileira Adulta Masculina venceu o Catar por 3 x 0 sets, no Maracanãzinho, no Rio, pela 1ª rodada do grupo A no Pré-Olímpico de Voleibol

- Crédito da foto: Mauricio Val/FVImagem/Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)  

- Legenda da foto: O Brasil derrotou o Catar por 3 x 0 sets, parciais de 25/16, 25/19 e 26/24. O confronto foi no sábado (30/9) e aconteceu no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. E foi válido pela primeira rodada do grupo A no Pré-Olímpico Adulto Masculino de Voleibol. O torneio vai até domingo (8/10) e dará duas vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O evento tem a chancela Federação Internacional de Voleibol (FIVB)  

Na manhã de sábado (30/9), a Seleção Brasileira Adulta Masculina estreou com vitória no Pré-Olímpico de Voleibol. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês) e dará duas vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

No Ginásio Gilberto Cardoso Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, os brasileiros derrotaram o Catar por 3 x 0 sets, parciais de 25/16, 25/19 e 26/24. Em partida válida pela primeira rodada do grupo A. O Maracanãzinho faz parte do Complexo do Maracanã. O Complexo está situado no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro. 

Os maiores pontuadores da partida foram Alan e Lucarelli, ambos com 14 pontos. E a formação inicial foi Bruninho, Alan, Lucarelli, Honorato, Lucão, Flavio e Thales (líbero). Ainda entraram Fernando Cachopa, Darlan, Otávio, Adriano e Judson.

Falaram Alan, Darlan, Lucarelli e o técnico Renan Dal Zotto

"A sensação de jogar no Maracanãzinho é incrível. Foi minha primeira vez com a seleção brasileira aqui. E eu estava com a minha família na quadra e na arquibancada. Foi uma sensação incrível. Na hora de sacar, ouvia todo mundo gritando o meu nome, e isso faz toda a diferença pra gente. O Darlan aproveitou muito bem a torcida quando entrou, deu uma chamada e a galera veio junto.”, afirmou o oposto Alan, que fez 14 pontos.

“É muito importante jogar no Brasil, saber que a sua família está perto. Ainda mais aqui no Rio de Janeiro, com todos os meus amigos, toda a minha família. Foi algo que me ajudou bastante nesse jogo.”, concluiu o oposto Darlan.

“Foi muito bonito ver esse ginásio mais uma vez cheio, alguns anos depois dos Jogos Olímpicos de 2016. No terceiro set, quando a gente mais precisou de apoio, a torcida estava ali o tempo inteiro. A gente sempre reforça a importância do torcedor e hoje (30/9) mais uma vez eles mostraram que fazem a diferença.”, afirmou o ponteiro Lucarelli, que anotou 14 pontos.

“Estreia é sempre complicado, mas fizemos o nosso trabalho. Era um jogo de pressão, no sentido de que tínhamos a responsabilidade de conquistar esses três pontos. Jogamos dois bons sets, com ritmo alto. No terceiro, o time do Catar forçou bastante o saque e conseguiu um placar mais alto, mas no finalzinho conseguimos retomar nosso ritmo e fechar o jogo.”, analisou o técnico Renan Dal Zotto. 

Próximo duelo

O segundo confronto será contra a República Tcheca, neste domingo (1/10), às 10h (de Brasília). No Pré-Olímpico, Renan chamou os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Alan e Darlan; os ponteiros Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann; os centrais Flavio, Judson, Lucão e Otávio; e os líberos Maique e Thales.

O Brasil está no grupo A ao lado de Catar, República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos Olímpicos Paris 2024.   

Brasil tem 3 ouros e 3 pratas em Jogos Olímpicos     

Em edições de Jogos Olímpicos, a delegação do vôlei masculino possui o seguinte histórico. São 6 medalhas, sendo 3 ouros e 3 pratas. As douradas foram em Barcelona 92, na Espanha; em Atenas 2004, na Grécia; e na Rio 2016, no Brasil. As prateadas vieram em Los Angeles 1984, nos Estados Unidos; em Pequim 2008, na China; e em Londres 2012, na Grã-Bretanha. 

Em Tóquio 2020, no Japão, o conjunto ficou na 4ª colocação. Isto aconteceu ao perder a medalha de bronze para a Argentina. O mesmo resultado foi em Seul 1988, na Coréia do Sul, diante dos argentinos.  

– Confira a tabela do Brasil no Pré-Olímpico 2023 - horários de Brasília 

– Domingo (1/10) – Brasil x República Tcheca – 10h 

– Terça-feira (3/10) – Brasil x Alemanha – 20h30min 

– Quarta-feira (4/10) – Brasil x Ucrânia – 20h30min

– Sexta-feira (6/10) – Brasil x Cuba – 10h

– Sábado (7/10) – Brasil x Irã – 10h

– Domingo (8/10) – Brasil x Itália – 10h  


– Confira os resultados no Pré-Olímpico 2023

– Sábado (30/9) – Brasil 3 x 0 Catar – 25/16, 25/19 e 26/24

– Escalação: Bruninho, Alan, Lucarelli, Honorato, Lucão, Flavio e Thales (líbero). Ainda entraram Fernando Cachopa, Darlan, Otávio, Adriano e Judson. 

– Resultado: 3 pontos 

– Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

Comentários