Categoria Melhor Atleta do Ano terá o nome de Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico 2023, no Rio de Janeiro


Crédito da foto: Wander Roberto/Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Legenda da foto: O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na terça-feira (12/12) uma novidade no Prêmio Brasil Olímpico (PBO). A categoria Melhor Atleta do Ano terá o nome de Troféu Rei Pelé. A iniciativa é uma homenagem a Pelé, considerado o maior atleta de todos os tempos, e que faleceu no ano passado. O Troféu Rei Pelé é a principal premiação do evento. A solenidade será na sexta-feira (15/12), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. Na foto acima, Rebeca Andrade (Ginástica Artística) e Alisson dos Santos (Atletismo) foram os vencedores da edição de 2022. O evento está na 24ª edição e tem a chancela do COB  

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na terça-feira (12/12) uma novidade no Prêmio Brasil Olímpico (PBO). A categoria Melhor Atleta do Ano terá o nome de Troféu Rei Pelé. A iniciativa é uma homenagem a Pelé, considerado o maior atleta de todos os tempos, e que faleceu no ano passado. O Troféu Rei Pelé é a principal premiação do evento. A solenidade será na sexta-feira (15/12), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento está na 24ª edição e tem a chancela do COB.  

A iniciativa é uma homenagem a Pelé, considerado o maior atleta dos tempos, que faleceu nos últimos dias do ano passado. O Troféu Rei Pelé é a principal premiação do evento. 

Apesar de nunca ter disputado os Jogos Olímpicos, Pelé era muito ligado ao esporte olímpico, do qual sempre foi um entusiasta. Em 2016, o Rei do Futebol foi homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a comenda da Ordem Olímpica, a mais alta honraria entregue pela entidade. Ele também carregou a tocha antes dos Jogos de Atenas 2004 e Rio 2016.

Neste ano, três atletas de cada gênero concorrem ao Troféu Rei Pelé. No masculino, Filipe Toledo (Surfe), Hugo Calderano (Tênis de Mesa) e Marcus D'Almeida (Tiro com Arco) estão na disputa, enquanto no feminino os nomes são Rebeca Andrade (Ginástica Artística), Bia Haddad (Tênis) e a dupla Duda e Ana Patrícia (Vôlei de Praia). No ano passado, Rebeca Andrade e Alison dos Santos (Atletismo) foram os vencedores (foto acima). 

Além do Troféu Rei Pelé, o Prêmio Brasil Olímpico 2023 conta com várias outras categorias. O público pode votar para escolher o vencedor em quatro delas: Atleta da Torcida, Atleta Revelação, Retorno do Ano e Prêmio Inspire Riachuelo. Para participar, basta entrar no site oficial do evento: https://pbo.cob.org.br.

 Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)  

Comentários