Seleção Brasileira Adulta Feminina de Moscou 1980 foi homenageada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro durante a Liga das Nações de Voleibol 2024


- Crédito: Maurício Val/FV Imagens/Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

- Data da foto: domingo - 19 de maio de 2024

- Legenda: A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) homenageou as 12 atletas da Seleção Brasileira Adulta Feminina de 1980. Elas estrearam na 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia. Por ser a primeira vez de um time do Brasil numa edição olímpica, a equipe do técnico Ênio Figueiredo acabou na 7ª colocação. O ouro foi para antiga União Soviética (atual Rússia). A prata foi para Alemanha Oriental (atual Alemanha). E o bronze foi para a Bulgária. A solenidade aconteceu no sábado (18/5), num jantar num hotel, no Rio. E na manhã deste domingo (19/5), elas receberam o carinho do público no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. 

A geração vitoriosa do Vôlei Brasileiro começou lá trás, mais precisamente nos anos 80. E hoje segue neste caminho. O início foi na 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia, e o técnico Ênio Figueiredo chamou 12 jogadoras para o torneio. Era a estréia da seleção brasileira adulta feminina no voleibol mundial e num grande evento esportivo.  

As convocadas foram Paula Hernandez, Denise Mattiolli, Eliana Aleixo, Fernanda Emerick da Silva, Ivonete das Neves, Jaqueline Silva (Jackie Silva), Lenice Oliveira, Maria Isabel Salgado, Maria Auxiliadora Castanheira (a Dora), Regina Vilela, Rita Zanata e Vera Mossa. O treinador Ênio e a Isabel não estão mais entre nós. 

Por ser a primeira vez que as brasileiras estreavam no vôlei em Jogos Olímpicos, a tabela foi muito difícil. Elas caíram no grupo B, ao lado de Bulgária, Hungria e Romênia. No grupo A havia União Soviética (atual Rússia), Alemanha Oriental (atual Alemanha), Cuba e Peru. Os dois primeiros de cada chave avançavam para as semifinais.

Apenas uma vitória

Ou seja, três grandes europeus e o país num esporte ainda encaminhando. E foram três derrotas, sendo 3 x 2 para as húngaras (17/15, 9/15, 15/12, 6/15 e 15/12), 3 x 0 para as búlgaras (15/7, 15/9 e 15/12), e 3 x 2 sets para as romenas (10/15, 9/15, 15/6, 15/13 e 15/6). Elas acabaram na quarta colocação com 2 pontos, em 3 jogos.

E com isso, Paula Hernandez, Jackie Silva, Isabel e cia foram para a disputa de 5º lugar contra Cuba. E outro resultado negativo desta vez um 3 x 0 sets (15/2, 15/5 e 15/6). Já no confronto de 7º a 8º lugar, a única vitória naquela edição olímpica e foi diante da Romênia por 3 x 0 sets (15/8, 15/12 e 15/12). E o 7º lugar geral. O ouro foi para União Soviética (atual Rússia). A prata foi para a Alemanha Oriental (atual Alemanha). O bronze foi para a Bulgária. 

Foi um grande feito para esta geração, já que havia o idioma, a logística para ir até Moscou, na Rússia, o fuso horário, a alimentação, etc., ou seja, vários fatores que a comissão técnica e as atletas tiveram que superar naquele ano.  

 Diferenças de jogo em 1980

 Lembrando que em Moscou 1980, o vôlei era disputado em 5 sets (como é hoje). Havia o quesito da vantagem no jogo. Ou seja, quando uma equipe colocava a bola na quadra adversária, ela recebia o feito. Se fizesse o mesmo quesito, aí sim o ponto era computado. 

Todas as seis atletas jogavam, pois não havia a função de líbero. Os cinco sets terminavam em 15 pontos. Se igualasse, havia 2 pontos de diferença para encerrar a partida. A bola era branca. Eram quatro árbitros no jogo: sendo o principal acima, o de baixo que lhe ajudava, e os dois que ficavam na linha lateral. Estes tinha a função de verificar se foi dentro ou fora a bola, e levantava ou abaixava a bandeira. Os uniformes deles eram branco.  

Depois vieram as medalhas

Depois de Moscou 1980, o voleibol brasileiro começou a ganhar as medalhas. Os homens ganharam a prata em Los Angeles 1984, nos Estados Unidos. O ouro em Barcelona 1992, na Espanha. O segundo ouro em Atenas 2004, na Grécia. A segunda prata em Pequim 2008, na China. A terceira prata em Londres 2012, na Grã-Bretanha. E o terceiro ouro na Rio 2016, no Rio. 

Já as mulheres possuem 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes. O primeiro bronze foi em Atlanta 1996, nos Estados Unidos. O segundo bronze veio em Sydney 2000, na Austrália. O ouro veio em Pequim 2008, na China. E depois em Londres 2012, na Grã-Bretanha. A prateada veio em Tóquio 2020, no Japão. 

As homenagens para seleção adulta feminina de voleibol nos Jogos Olímpicos Moscou 1980 começaram no sábado (18/5), num hotel do Rio de Janeiro, com direito a um jantar. Elas receberam uma placa com o nome de cada uma, brindes e a reunião entre a geração antiga com a atual. O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Latari, o técnico José Roberto Guimarães, atletas como Rosamaria e outras, estiveram no evento. A solenidade partiu da CBV.  

Neste domingo (19/5), as pioneiras do esporte foram recebidas e aplaudidas no ginásio Gilberto Cardoso Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. E foi no último jogo contra a Sérvia, durante a primeira fase carioca na Liga das Nações de Voleibol 2024 (VNL). O torneio está na 6ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês).  

 – Fonte: Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês)  


Comentários