Clássico Fla x Flu de nº 451 da história é marcado pela vitória rubro-negra no Brasileiro 2024

- Crédito da foto: Notícias dos Esportes

- Data da foto: domingo - 23 de junho de 2024

- Legenda: O Flamengo derrotou o Fluminense pelo placar de 0 x 1. O gol do Rubro-Negro foi de Pedro, de pênalti aos 41 minutos do segundo tempo (86'). O confronto aconteceu na tarde de domingo (23/6), no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no Rio de Janeiro. E foi válido pela 11ª rodada do turno do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino de Futebol Série A 2024. O torneio está na 69ª edição e tem a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


O Flamengo derrotou o Fluminense pelo placar de 0 x 1. O gol do Rubro-Negro foi de Pedro, de pênalti aos 41 minutos do segundo tempo (86'). O público pagante foi de 52.507, com 57.098 presentes, e uma renda de R$ 2.766.090,00 reais.   

O confronto aconteceu na tarde de domingo (23/6), no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no Rio de Janeiro. E foi válido pela 11ª rodada do turno do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino de Futebol Série A 2024. O torneio está na 69ª edição e tem a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

História do jogo

Primeiro tempo

Antes da bola rolar, a torcida rubro-negro provocou o rival em duas situações. Na primeira, um cidadão estava vestido como um fantasma da Série B. E nele havia a seguinte frase: "Fantasma sem Mundial - 4 segundos. Fluminense não tem Mundial. Fluminense não tem Mundial. Tem Série C. Mas não tem Mundial. Tem Série C. Mas não tem Mundial". A segunda foi um balão com a letra C, referência ao fato da instituição ter jogado a 3ª divisão.

O jogo começou da seguinte maneira. O Flamengo pressionava o Fluminense quando não tinha a bola. Os jogadores do setor de ataque, como Pedro, Gerson e Lorran, marcavam em cima da defesa, fazendo com que eles errassem e para ter a posse de bola. Além de proporcionar chances reais de gols. Com a bola, o ataque rubro-negro chegava até o goleiro Fábio, com toques rápidos e com muita facilidade, tanto que teve várias chances claras de abrir o placar. Mas, eles não conseguiram. 

O Fluminense tentava atrair o adversário para o seu setor de marcação, para que pudesse sair com velocidade e em tabelas rápidas. Mas, o time pecava demais no último toque, seja deixando um companheiro em situação de impedimento ou levando e prendendo a bola, proporcionando assim o erro no passe. E o retorno do contra-ataque ao adversário. 

As defesas dos dois times marcavam perto do grande círculo e isso tinha dois feitos. O primeiro era abrir as jogadas pelas laterais, ou quem sabe pelo até meio, já que os dois tinham bons meias. O segundo era para fazer o outro errar, e proporcionar contra-ataques. 

Segundo tempo

O panorama foi o mesmo do primeiro tempo. Quando tinha a bola, o Fla explorava a fluidez do seu sistema de ataque, com toques rápidos e curtos e chegava facilmente ao gol de Fábio. Quando relaxava, a equipe proporcionava que o Flu desenvolvesse o seu estilo de jogo. Mas, ora pecava no passe ou ora deixava um companheiro em situação de impedimento. 

Várias chances foram criadas pelo Flamengo. Já o Fluminense não conseguia criar, e só chutou a gol uma vez com Lima. E mesmo assim foi para fora e sem perigo. O rubro-negro tomava conta do jogo e controlava as ações e merecia a vitória. Tanto que conseguiu ao gol quase no final. 

As duas torcidas cantavam suas músicas, provocavam o rival, e foi uma bela festa no Maracanã. E quem levou a melhor foi a rubro-negra que viu o time vencer, e ainda assumir a liderança do torneio. Já a tricolor sofre, já que é o lanterna. 

O gol

Jogada de Bruno Henrique pelo lado esquerdo. O camisa 27 avançou para a área, trombou com Calegari e a perna do defensor tricolor atingiu o jogador rubro-negro. Ambos caíram, e a arbitragem marcou pênalti. O atacante Pedro pegou a bola, e cobrou no meio do gol, enquanto que Fábio caiu para o lado direito. Gol do Flamengo. Fluminense 0 x 1 Flamengo

Antes da cobrança, os jogadores do Fluminense estavam nervosos por causa da marcação. E assim, conseguiu ter dois expulsos. O primeiro foi Lima, que levou dois amarelos, sendo um por reclamação e o outro por falta em Ayrton Lucas, e depois o vermelho. O segundo foi o técnico Fernando Diniz. Ele recebeu um amarelo, pois reclamava pela marcação do pênalti. Depois, levou o segundo amarelo, e consequentemente o vermelho. Neste Brasileiro, Diniz tem agora 2 expulsões, e 1 cartão amarelo em estatísticas.   

Este foi o clássico de número 451 na história. O Flamengo possui 165 vitórias. O Fluminense tem 141. E houve 145 empates. O ataque rubro-negro marcou 646. Enquanto que o tricolor anotou 587 gols. 

- Campeonato Brasileiro

- Décima primeira rodada

- domingo (23/6)

- Fluminense 0 x 1 Flamengo

- Gol do Flamengo: Pedro, de pênalti

- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

- Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Comentários