Brasil venceu a Espanha por 4 x 2 pela semifinal e avançou para a final do Futebol Feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024




- Crédito da foto: Rafael Ribeiro/Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

- Data da foto: terça-feira - 6 de agosto de 2024

- Legenda: O Brasil derrotou a Espanha pelo placar de 4 x 2. Os gols das brasileiras foram de Irene Paredes contra, Gabi Portilho, Adriana e Kerolin. Já Duda Sampaio fez contra e Salma Paralluelo diminuíram. O confronto aconteceu nesta terça-feira (6/8), no Estádio de Marselha, na França. E foi válido pela semifinal do Futebol Feminino. Na final, a seleção enfrenta os Estados Unidos, no sábado (10/8), no Estádio Parc Des Princes, às 17h hora local. O torneio está na 33ª edição e tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI, em inglês)  

 

3ªfinal. A Seleção Brasileira Adulta Feminina de Futebol está na final nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nesta terça-feira (6/8), no Estádio de Marselha, as brasileiras derrotaram a Espanha pelo placar de 4 x 2. No primeiro tempo, Irene Paredes fez gol contra aos 5 minutos (5') E aos 49 minutos (49'), Gabi Portilho ampliou. 

 No segundo tempo, Adriana marcou aos 27 minutos (72'). Aos 40 minutos (85'), Duda Sampaio marcou contra. Aos 46 minutos (91'), Kerolin marcou o quarto. E aos 57 minutos (102'), Salma Paralluelo diminuiu para as europeias. O confronto foi válido pela semifinal. O torneio está na 33ª edição e tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI, em inglês). 

 Campanha até a final

Para chegar até a disputa do título olímpico, a seleção fez a seguinte campanha. Na fase de grupos, venceu a Nigéria por 1 x 0 na estreia. Na segunda rodada do grupo B, elas perderam para o Japão por 2 x 1. Na terceira rodada, as comandadas do técnico Arthur Elias foram superadas pelas espanholas por 2 x 0. 

E terminaram a fase de grupos em terceiro com 3 pontos. E avançaram de fase como o melhor colocado. Isto só aconteceu devido ao critério de desempate, no caso no saldo de gols. A equipe terminou com menos dois (-2), sendo dois gols pró (2) e sofreram quatro gols contra (4).   

E também por dois resultados ao seu favor. As vitórias dos Estados Unidos sobre a Austrália por 2 x 1, e a da Alemanha sobre Zâmbia por 4 x 1. Já as australianas tiveram menos três de saldo (-3), enquanto as zambianas terminaram com menos sete (-7). 

Na fase eliminatória, a Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA, em inglês) programou o duelo contra a França. E a seleção canarinho eliminou as francesas pelo placar de 1 x 0. Isto foi pelas quartas de final. Na semifinal, o resultado diante das atuais campeãs mundiais. 

Estados Unidos na final

A decisão do futebol feminino será contra os Estados Unidos, no sábado (10/8), no estádio Parc Des Princes, às 17h hora local. Esta será a 3ª vez das mulheres em edições de jogos olímpicos e a terceira contra as norte-americanas. E elas tiveram duas derrotas e conseguiram duas pratas. A primeira foi em Atenas 2004, na Grécia. A segunda foi em Pequim 2008, na China.    

Há ainda três colocações em 4º lugares, sendo em Atlanta 1996, nos Estados Unidos; em Sydney 2000, na Austrália; e na Rio 2016, no Rio de Janeiro. Lembrando que o futebol masculino não conseguiu a vaga para Paris 2024. 

Somando o histórico todo, o esporte tem 7 medalhas, sendo 2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. As douradas foram na Rio 2016, no Rio de Janeiro, e em Tóquio 2020, no Japão. Ou seja, o atual campeão não vai defender o título na cidade parisiense. As prateadas foram em Los Angeles 1984, nos Estados Unidos; em Seul 1988, na Coréia do Sul; e em Londres 2012, na Grã-Bretanha. As bronzeadas foram em Atlanta 1996, nos Estados Unidos; e em Pequim 2008, na China.      

– Confira a tabela do futebol feminino Paris 2024

– Fase de grupos

– Grupo C

- 1ª rodada - quinta-feira (25/7) - Brasil 1 x 0 Nigéria - Bordeaux 

- Gol do Brasil: Gabi Nunes

- Resultado: 3 pontos

  

- 2ª rodada - domingo (28/7) - Brasil 1 x 2 Japão - Parc Des Princes

- Gol do Brasil: Jheniffer

- Gols do Japão: Saki Kumagai, de pênalti, e Momoko Tanikawa

- Resultado: 0 ponto  

  

- 3ª rodada - quarta-feira (31/7) - Brasil 0 x 2 Espanha - Bordeaux 

- Gols da Espanha: Athenea Del Castillo e Alexia Putellas

- Resultado: 0 ponto 

- Situação: menos dois de saldo de gols (-2). Marcou dois gols (2) e sofreu quatro gols (4)

- Resultado: avançou para as quartas de final, como o segundo melhor terceiro colocado. 

  

- Fase eliminatória 

- Quartas de final

- sábado (3/8)

- França 0 x 1 Brasil

- Gol do Brasil: Gabi Portilho

- Local: Stade Beaujoire, em Nantes

- Resultado: 3 pontos

- Situação: avançou para a semifinal

 

 - Semifinal

- terça-feira (6/8)

- Espanha 2 x 4 Brasil

- Gols do Brasil: Irene Paredes gol contra, Gabi Portilho, Adriana e Kerolin

- Gols da Espanha: Duda Sampaio gol contra e Salma Paralluelo    

- Local: Estádio de Marselha

- Resultado: 3 pontos

- Situação: avançou para a final


- Final

- sábado (10/8)

- Estados Unidos x Brasil

- Local: Estádio Parc Des Princes

- Horário: 17h hora local


- Confira as medalhas do futebol feminino em Olimpíadas 

- 2 medalhas = 2 pratas

- Prata - Atenas 2004 - Grécia

- Prata - Pequim 2008 - China

- 4º lugares - Atlanta 1996, nos Estados Unidos; Sydney 2000, na Austrália; e Rio 2016, no Rio de Janeiro

– Fontes: Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA)  


Comentários