Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Manex Silva competiram na prova do Sprint do Esqui Cross-Country, nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, em Pequim, na China

Os atletas Eduarda Ribera (Jundiaí/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre) competiram nesta terça-feira (8/2) nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, em Pequim, na China. Eles participaram na prova do Sprint do esqui cross-country, que aconteceu no Centro Nacional de Esqui Cross-Country, em Zhangjiakou, na cidade chinesa. A 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI, em inglês) e segue até domingo (20/2). 

A participação brasileira começou com as mulheres. Só por ter feito esta prova, a mineira alcançou o novo recorde e agora ela possui 8 participações em edições de Jogos Olímpicos. Ao todo, são três de verão, que são em Atenas, na Grécia, em 2004; em Pequim, na China, em 2008; e em Tóquio, no Japão, em 2020). E cinco de inverno, sendo Turim, na Itália, em 2006; Vancouver, no Canadá, em 2010; Sochi, na Rússia, em 2014; Pyeongchang, na Coréia do Sul, em 2018; e em Pequim, na China, em 2022. O resultado da mineira foi o 85º lugar na competição. 

Depois dela, veio Ribera, que terminou na 89ª colocação. A paulista entrou na delegação do Time Brasil, após a conterrânea Bruna Moura se contundir e com isso não pode participar do evento. Após o término das mulheres, a organização chamou os homens para a pista. E o último brasileiro a entrar foi Manex Silva (Rio Branco/Acre). O acreano acabou na 71º posição entre 90 atletas. 

O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino; além de Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. O único que ainda não está na China é Michel, que tem chegada prevista ao país no próximo dia 8.

- Confira as modalidades

- CBDG - seis atletas 

- Bobsled: Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo) e Rafael Souza (Rio de Janeiro)

- Skeleton: Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul)

- Provas:: 2-man e 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins e Erick Vianna)

- Prova: 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Jefferson Sabino e Rafael Souza)


- CBDN - cinco atletas

Ski Cross-Country: Bruna Ribera (Jundaí/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre)

- Ski Alpino: Michel Macedo (Fortaleza/Ceará)

- Ski Freestyle: Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos)

- Provas: Distance Classic 10k/ Team SprintClassic/ Sprint Freestyle (Bruna Moura e Jaqueline Mourão)

- Provas: todas (Manex Silva)

- Provas: Slalom e Giant Slalom (Michel Macedo) 

- Provas: Moguls e Dual Moguls (Sabrina Cass)

Comentários