Na primeira eliminatória, Sabrina Cass ficou na 21ª colocação na prova de moglus do esqui estilo livre nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, na China

A delegação do Time Brasil estreou nesta quinta-feira (3/2) nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. No Parque de Neve de Genting, na zona de Zhangiakou, na China, a atleta Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos) competiu na prova de moglus do esqui estilo livre (Ski Freestyle) e terminou na 21ª colocação ao fazer 62.20 pontos (pts) na primeira eliminatória. A 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI, em inglês) e segue até domingo (20/2). 

Na pista de Zhangiakou, as 10 primeiras colocadas avançaram diretamente para a final 1, sendo 30 estrearam neste dia. A brasileira disputa no domingo (6/2) a segunda eliminatória e ela precisa estar entre as 10 melhores para garantir vaga na decisão. A agenda marca para às 7hs (de Brasília). Esta foi a primeira participação do Brasil em uma prova de moglus em edição de Jogos Olímpicos. 

Na prova de moguls, a descida tem que ser feita no menor tempo possível e fazendo dois saltos com acrobacias. Uma pontuação final é dada de acordo com a técnica de esqui, as manobras aéreas e o tempo para completar o percurso. 

O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino; além de Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. O único que ainda não está na China é Michel, que tem chegada prevista ao país no próximo dia 8.

- Fala Sabrina Cass

- Primeira participação do Brasil nesta prova

"Hoje realizei um sonho. Queria vir para os Jogos Olímpicos desde pequena. Sempre sonhei, mas nunca imaginei que isso poderia se tornar realidade. É muito emocionante representar o Brasil nos Jogos. Estou muito feliz por ter chegado até aqui e agradeço a todos que me ajudaram e torceram por mim”

- Sobre a prova

“Acho que foi uma boa prova, mas tem coisas que posso melhorar. Tenho um pouco de dificuldade saindo dos saltos, mas posso melhorar isso para a segunda qualificação. Se conseguir me sair melhor nisso, acho que dá pra brigar por uma vaga na final”.

- Sobre as condições difíceis na pista, com temperaturas muito baixas e neve artificial

“Não achei as condições da prova muito ruins. Nasci esquiando em Vermont (EUA) e lá tem muitas pedras de gelo o tempo todo. Então estou acostumada. Quando estou esquiando, não dá pra sentir muito o frio, nem diferença na neve”. 

- Confira as modalidades

- CBDG - seis atletas 

- Bobsled: Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo) e Rafael Souza (Rio de Janeiro)

- Skeleton: Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul)

- Provas:: 2-man e 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins e Erick Vianna)

- Prova: 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Jefferson Sabino e Rafael Souza)


- CBDN - cinco atletas

Ski Cross-Country: Bruna Moura (Caraguatatuba/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre)

- Ski Alpino: Michel Macedo (Fortaleza/Ceará)

- Ski Freestyle: Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos)

- Provas: Distance Classic 10k/ Team SprintClassic/ Sprint Freestyle (Bruna Moura e Jaqueline Mourão)

- Provas: todas (Manex Silva)

- Provas: Slalom e Giant Slalom (Michel Macedo) 

- Provas: Moguls e Dual Moguls (Sabrina Cass)


- Lead clássico

- O quê? - Time Brasil fez a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, na China

- Quem? - A atleta Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos) competiu na prova de moglus do esqui estilo livre.   

- Quando? - Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022,

- Onde? - No Parque de Neve de Genting, na zina de Zhangiakou, na China

- Como? - Ela ficou na 21ª posição entre 30 competidoras e fez 62.20 pontos na primeira eliminatória. Na segunda eliminatória, que acontece no domingo (6/2), às 7hs (de Brasília), Sabrina precisa ficar entre as 10 melhores e ai ela estará na final 1. Esta foi a primeira participação do Brasil em uma prova de moglus em edição de Jogos Olímpicos. 

- Por quê? - A  A delegação do Time Brasil será composta por 11 atletas, sendo 6 de esportes de gelo e 5 de esportes na neve. E eles competirão em 5 modalidades olímpicas. Os seis atletas de esportes de gelo são Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo), Rafael Souza (Rio de Janeiro); e Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul). Sendo 5 do bobsled e 1 do skeleton. Já os atletas de esportes na neve são cinco, sendo três do ski cross-country, que são Bruna Moura (Caraguatatuba/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre); 1 do ski aplino que é Michel Macedo (Fortaleza/Ceará); e 1 do Ski Freestyle: Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos). Em Pequim 2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno. A primeira foi em Albertville, em 1992, na França. O recorde do país foi em Sochi 2014, na Rússia, com 13 atletas em sete modalidades.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários