Nicole Silveira estreia nesta quinta-feira (10/2) no Skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, em Pequim, na China

A atleta Nicole Silveira ((Rio Grande/Rio Grande do Sul) estreia no Skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, em Pequim, na China. A competição acontece nesta quinta-feira (10/2), no Centro de Nacional de Esportes de Pista, em Yanqing, às 22h30 (de Brasília).  A 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI, em inglês) e segue até domingo (20/2). 

Além da gaúcha, o dia tem também a dupla Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Eduarda Ribera (Jundiaí/São Paulo) no Esqui Cross-Country, na prova do 10 km clássico (quilômetros). O evento acontece no Centro Nacional de Esqui Cross-Country, em Zhangjiakou, no período de 4h às 5h (de Brasília). 

A modalidade do Skeleton consiste no seguinte formato. Os atletas fazem duas descidas de bruços em um trenó, que pode chegar a 140 km. O percurso tem 1,9 km e conta com 16 curvas com diferentes ângulos e inclinações. A regularidade de Nicole é o seu ponto forte, como mostrou o seu desempenho nos últimos treinos oficiais. 

Gaúcha fez seis treinos na pista

No primeiro dia, ela voou com o quarto melhor tempo, 1min2s47, e foi a sexta melhor, com 1min2s81, na segunda bateria. No segundo dia, ela  marcou 1min2s29, o nono melhor tempo na primeira descida, e 1min2s85 na segunda, em 11º lugar. E no terceiro dia oficial, o pior desempenho, com 1min3s9, e o 18º tempo. Na quarta, nona colocação com 1min2s57.

Além disso, a gaúcha foi campeã da Copa América vencendo as cinco etapas, foi Top-10 na etapa de Altenberg da Copa do Mundo e ficou na oitava colocação no evento-teste para Pequim 2022. 

O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino; além de Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. Sabrina encerrou sua participação na 26ª colocação e é a única que já se despediu dos Jogos Olímpicos de Inverno.

- Fala Nicole

- Sobre a estreia

“Nessas horas que antecedem a estreia, eu vou procurar manter o foco, mas não muito porque senão é muito stress. Hoje é relaxar um pouco. Entre hoje e a competição é arrumar as lâminas, lixar, fazer um treino de ativação e rever os vídeos”

- Sobre as maiores dificuldades nas saídas das curvas 6 e 13

“Diria que estou feliz com minhas descidas porque das seis, teve apenas uma que não gostei. Estou tentando focar no desempenho, não no resultado. Hoje, a segunda descida não foi tão boa quanto a primeira, mas a curva que eu estava tentando consertar, eu consegui. Então, agora é voltar pra Vila e rever os vídeos hoje e amanhã para focar pra competição”.

- Sobre os dois track walks (reconhecimento da pista andando) que fez nos dias 31/01 e 01/02, e as quatro descidas não-oficiais, nos últimos dias 03 e 05, antes dos treinos oficiais. Além disso, ela chegou à Pequim no dia 29 e se hospedou na Vila Olímpica de Yanqing, que fica bem próximo do local da competição.

“Quando cheguei aqui, eu queria mais ver tudo que estava rolando na Vila e viver essa experiência. Agora, acabaram os treinos e chegou a hora. Estou mais focada e, tendo as descidas que tive, sinto que estou melhorando, ficando mais confiante e pronta pra competição”

- Sobre a maturidade para lidar com a pressão de carregar as esperanças da torcida

“Eu vejo cada uma das mensagens que mandam e uso isso como motivação. Tento não me afetar com a pressão. Trabalho com um treinador mental e o foco é sempre no desempenho, tenho que ficar feliz com o que eu estou fazendo. E ter o apoio da torcida do Brasil é um motivo de muito orgulho pra mim e vai me ajudar a fazer o meu melhor”

- Confira as modalidades

- CBDG - seis atletas 

- Bobsled: Edson Bindilatti (Camamu/Bahia), Edson Martins (Marília/São Paulo), Erick Vianna (Araraquara/São Paulo), Jefferson Sabino (Guarulhos/São Paulo) e Rafael Souza (Rio de Janeiro)

- Skeleton: Nicole Silveira (Rio Grande/Rio Grande do Sul)

- Provas:: 2-man e 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins e Erick Vianna)

- Prova: 4-man Bobsled (Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Jefferson Sabino e Rafael Souza)

 

- CBDN - cinco atletas

- Ski Cross-Country: Bruna Ribera (Jundaí/São Paulo), Jaqueline Mourão (Belo Horizonte/Minas Gerais) e Manex Silva (Rio Branco/Acre)

- Ski Alpino: Michel Macedo (Fortaleza/Ceará)

- Ski Freestyle: Sabrina Cass (New Haven, em Connecticut/Estados Unidos)

- Provas: Distance Classic 10k/ Team SprintClassic/ Sprint Freestyle (Bruna Moura e Jaqueline Mourão)

- Provas: todas (Manex Silva)

- Provas: Slalom e Giant Slalom (Michel Macedo) 

- Provas: Moguls e Dual Moguls (Sabrina Cass)

- Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários