Comitê Olímpico do Brasil divulgou logística e atletas do Time Brasil para a 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos 2022, em Assunção, no Paraguai

Apenas 50 dias. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou na sexta-feira (12/8) a logística do Time Brasil para os Jogos Sul-Americanos 2022. A 12ª edição da competição será na cidade de Assunção, no Paraguai, nos dias 1 a 15 de outubro. O evento contará com mais de 6.800 atletas de países da ODESUR e que competirão em 51 modalidades esportivas. A ODESUR é a Organização Desportiva Sul-Americano e é a organizadora do evento. 

O Time Brasil tem hoje 467 atletas de 45 modalidades confirmados. Ao mesmo tempo, uma complexa operação logística já está a todo vapor para oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros. O COB levará para Assunção 2022 o maior número de integrantes em uma missão no atual ciclo olímpico, o que exigirá uma desafiadora operação.

“No primeiro momento, o maior desafio foi conseguir encaixar uma competição multiesportiva dentro do planejamento de cada modalidade. Depois, juntar as demandas específicas de todas as modalidades e receber as informações de maneira correta do Comitê Organizador com a maior antecedência possível. Por fim, nos prepararmos para atender nossos atletas da melhor maneira possível”, disse Sebástian Pereira, chefe da Missão Assunção 2022.

COB enfrenta desafios de operação na cidade paraguaia, como transporte e locais de competição

O COB realizou duas visitas precursoras à capital paraguaia esse ano. A primeira foi durante o Seminário de Chefes de Missão, onde foram confirmadas sedes, inscrições, datas de competição, dentre outras informações. E a segunda com a equipe de operações, para o Comitê mapear todas as necessidades, como acomodação, transporte, distância para os locais de competição. Ou seja, tudo que pudesse impactar o trabalho e se antecipar às situações que poderão surgir.

“De forma diferente de outros Jogos Sul-americanos, a responsabilidade do transporte terrestre em Assunção será de cada país. O Comitê Organizador disponibilizará um número de carros, vans e ônibus de acordo com o tamanho da delegação e cada Comitê se responsabilizará pelo deslocamento entre o local de acomodação e treinamentos e competições. Isso demanda uma responsabilidade enorme do COB para não termos problemas na chegada dos atletas em suas competições e treinamentos”, analisou Sebástian.

A primeira equipe do COB desembarca no Paraguai no dia 24 de setembro, uma semana antes do início da competição. O planejamento é que cada atleta chegue a Assunção dois dias antes do evento para os treinos finais. No dia seguinte à competição, parte do Paraguai para dar sequência ao seu planejamento.

“Estamos planejando espaços dentro do nosso hotel para que os atletas possam treinar e, assim, minimizar o deslocamento entre acomodação e treinamento. Já as delegações das modalidades que ficarão na subsede de Encarnación, que fica a cerca de 6h da capital paraguaia, chegarão com três dias de antecedência para que possam ter um tempo maior de descanso”, detalhou Pereira.

Natação, Tiro esportivo e Vôlei de Praia divulgaram os nomes

As últimas modalidades a confirmarem os convocados para Assunção 2022 foram a natação, tiro esportivo e o vôlei de praia. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) enviará 28 atletas (confira a lista completa no final da matéria), 20 que estiveram no último Mundial, entre eles Guilherme “Cachorrão” Costa, medalha de bronze nos 400m livre e que quebrou cinco recordes em Budapeste, e Stephanie Balduccini, atleta brasileira que mais medalhas conquistou em Cali 2021 e Rosário 2022.

O tiro esportivo contará com o medalhista olímpico Felipe Wu e com a promessa Hussein Daruich, de 14 anos, medalhista na Copa do Mundo Júnior da Alemanha. Já o vôlei de praia terá as campeãs mundiais Ana Patrícia/Duda, e Bárbara Seixas/Carol Solberg, atuais líderes do ranking mundial da Federação Internacional (FIVB), como as duplas no feminino. No masculino, foram chamados Bruno Schmidt/Saymon e Arthur Mariano/Adrielson.

- Confira a lista de convocados da Natação - masculino e feminino

- Feminino

- Alexia Tavares Assunção

- Aline Silva Rodrigues

- Ana Carolina Vieira

- Beatriz Dizotti

- Fernanda de Goeij

- Gabriele Assis Silva

- Gabrielle Roncatto

- Giovana Tomanik Diamante

- Jheniffer Conceição

- Lorraine Ferreira

- Maria Luiza Pessanha

- Maria Paula Heitmann

- Nathália Siqueira Almeida

- Stephanie Balduccini


- Masculino

- Brandonn Almeida

- Breno Correa

- Caio Pumputis

- Evandro Vinicius Santos Silva

- Felipe Alves França Silva

- Gabriel Santos

- Guilherme Basseto

- Guilherme Costa

- Leonardo de Deus

- Leonardo Santos

- Luiz Gustavo Franco Borges

- Marcelo Chierighini

- Matheus Gonche

- Vinicius Tavares Assunção

 

- Lista de convocados do Tiro Esportivo

- Pistola

Ana Luiza Ferrão Souza Lima- Pistola 25m

Cibele Bautista Breid Martins - Pistola de Ar e Pistola 25m

- Emerson Duarte - Pistola de Tiro Rápido

- Felipe Almeida Wu - Pistola de Ar e Pistola de Tiro Rápido

- Philipe Chateaubrian Neves Freitas Severo - Pistola de Ar

- Felipe Wu e Cibele Breide Martins - Pistola de Ar Mista

 

- Carabina

- Eduardo Sampaio Gonçalves - Carabina 3 Posições

- Geovana Meyer - Carabina 3 Posições e Carabina de Ar

- Leonardo Vagner do Nascimento Moreira - Carabina 3 Posições e Carabina de Ar

- Leonardo Vagner e Geovana Meyer - Carabina de Ar Mista

 

- Fossa Olímpica

- Hussein Daruich

- Jaison Santin

- Priscila Macêdo Campos

 

- Skeet

- Roberth Vieira

- Georgia Furquim Bastos 


- Confira a lista de convocados do Vôlei de Praia

- Feminino

Ana Patrícia/Duda 

- Bárbara Seixas/Carol Solberg


- Masculino

Bruno Schmidt/Saymon 

- Arthur Mariano/Adrielson  

- Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)  

Comentários