Conjunto Feminino do Brasil está na final da série simples (5 arcos) e ficou na 5ª colocação na classificação geral do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, em Sofia, na Bulgária
- Crédito da foto: Ricardo Bufolin/Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)
- Legenda: O Conjunto formado por Bárbara Vitória Urquiza Galvão, Deborah Medrado Barbosa, Gabrielle Moraes da Silva, Giovanna Oliveira Silva, Maria Eduarda de Almeida Arakaki e Nicole Pircio Nunes Duarte ficou na 5ª posição geral com 60.700 pontos no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, em Sofia, na Bulgária. Além disso, a seleção disputa a final nos cinco arcos, no domingo (18/9). O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês)
Um feito histórico. O terceiro dia de competição (16/9) do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica teve a presença do Conjunto Brasileiro. Na fase qualificatória, a seleção formada por Bárbara Vitória Urquiza Galvão, Deborah Medrado Barbosa, Gabrielle Moraes da Silva, Giovanna Oliveira Silva, Maria Eduarda de Almeida Arakaki e Nicole Pircio Nunes Duarte disputou dois aparelhos. A 39ª edição segue até domingo (18/9) e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).
Na primeira rotação, o Brasil ficou na 5ª colocação dos cinco arcos com a 33.550 pontos (pts). Sendo 18.200 pts de dificuldade, 7.950 pts nota artística, e 7.400 pts de execução. A trilha sonora foi a música “Fantasy on Ice”. Com este resultado, o país garantiu vaga na final da série simples (cinco arcos), que acontece no domingo (18/9). A disputa por medalha será contra Itália, Israel, Bulgária, Japão, Espanha (6ª), México (7ª), China (8ª).
Brasil ficou na 5ª posição geral na classificação geral
Na segunda rotação, o quinteto formado por Deborah Medrado, Gabrielle Silva, Giovanna Oliveira, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pircio ficou na 10ª colocação das 3 fitas e 2 bolas com 27.150 pts. Sendo 13.300 pts de dificuldade, 7.550 pts nota artística e 6.600 pts de execução. A reserva foi Barbara Galvão. A coreografia usada teve como base a música “Smile”, de Charles Chaplin. Por apenas 0,750 pts, as brasileiras quase ficaram na 8ª colocação e a chance de disputar medalha. A Itália ficou com última vaga na final do aparelho com 27.900 pts.
O resultado de hoje foi histórico, pois teve dois feitos para o Conjunto. O primeiro foi a 5ª colocação geral com 60.700 pts, no somatório das séries simples (5 arcos) e mista (3 fitas e 2 bolas). Ou seja, a seleção foi Top 5 mundial, atrás apenas de Bulgária (1ª), Israel (2º), Espanha (3º) e Itália (4º). As três primeiras garantiram vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Melhor resultado da história em edições de Mundiais
Trata-se dos melhores resultados da história brasileira na Ginástica Rítmica. No Mundial do ano passado, em Kitakyushu, no Japão, o Brasil ficou em sétimo lugar na série simples (cinco bolas), avançando pela primeira vez a uma final. No geral, havia ficado na nona posição. No Mundial de Madri-1975, na Espanha, a seleção ficou em sétimo lugar, mas naquela época apenas seis conjuntos avançavam às finais.
O segundo feito foi a vaga para a final na série simples com 5º posição, cuja decisão acontece no domingo (18/9). A delegação em Sofia conta com a presença de uma técnica e de uma assistente para auxiliar e orientar as ginastas E a treinadora Camila Ferezin conseguiu alcançar seu objetivo: em 2010, quando assumiu o cargo, para disputar o Pré-Pan de Guadalajara, havia estabelecido como meta ascender ao grupo dos cinco melhores do mundo. Naquele momento, o Brasil ocupava a 26ª posição no ranking.
“Estamos muito felizes e emocionadas. Foram 11 anos de muito trabalho, e a gente conseguiu entrar no top 5: o Brasil é o quinto melhor do mundo. Esse resultado é para todos do nosso País, para continuarem acreditando no nosso trabalho, porque a gente pode e merece estar entre os melhores do mundo sim”, afirmou Camila.
- Confira as notas do Conjunto
- Série Simples (5 arcos)
- Pontuação: 33.550 pontos - 18.200 pts de dificuldade, 7.950 pts nota artística, e 7.400 pts de execução
- Coreografia: música “Fantasy on Ice”
- Resultado: 5ª colocação - está na final do aparelho no domingo (18/9)
- Série Mista (3 fitas e 2 bolas)
- Pontuação: 27.150 pontos - 13.300 pts de dificuldade, 7.550 pts nota artística e 6.600 pts de execução
- Coreografia: música “Smile”, de Charles Chaplin
- Resultado: 10ª colocação
- Classificação geral
- Conjunto: Bárbara Vitória Urquiza Galvão, Deborah Medrado Barbosa, Gabrielle Moraes da Silva, Giovanna Oliveira Silva, Maria Eduarda de Almeida Arakaki e Nicole Pircio Nunes Duarte
- Somatório das duas séries (simples e mista): 60.700 pontos
- Resultado: 5ª posição geral
- Treinadora: Camila Ferezin
- Assistente: Bruna Akawana Martins Rosa
- Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)
Comentários
Postar um comentário