Seleção Brasileira Adulta Feminina de Ginástica Artística faz Estádio de Treinamento no CT Time Brasil, no Rio, visando à preparação para os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022

- Crédito da foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)

- Legenda: A Seleção Brasileira Adulta Feminina de Ginástica Artística faz Estágio de Treinamento, no Centro de Treinamento do COB, na Barra da Tijuca, no Rio. A preparação é para os Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai, em 2022. E o estagio aconteceu devido à parceria entre COB e CBG. As ginastas são Beatriz Lima, Carolyne Pedro, Christal Bezerra, Julia Soares, Luisa Maia, Luisa Tratwein, Rafaela Oliva e Thais Fidelis  

Em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) deu início, no último domingo (18/9), a mais um Estágio de Treinamento de Ginástica Artística Feminina. A atividade, que vai se estender até o próximo domingo (2/10), será preparatória para os Jogos Sul-Americanos de Assunção. A cerimônia de abertura do evento, no Paraguai, será no dia 1º (sábado), no tradicional Estádio Defensores Del Chaco.

Oito ginastas foram chamadas para fazer parte do Estágio: Beatriz Lima, Carolyne Pedro, Christal Bezerra, Julia Soares, Luisa Maia, Luisa Tratwein, Rafaela Oliva e Thais Fidelis. Boa parte das ginastas convocadas é formada por jovens talentos em ascensão. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Lorrane dos Santos darão continuidade à preparação que visa ao Mundial de Liverpool, que terá início no final de outubro. Nesta semana, elas participam da etapa de Paris da Copa do Mundo.

Segundo Iryna Ilyashenko, treinadora da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, os critérios de convocação levaram em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, seguindo também a diretriz de dar oportunidade a algumas ginastas mais novas. “O grupo mistura experiência e juventude”, declarou ela. “Os Jogos Sul-Americanos são considerados uma etapa preparatória para o Mundial de Liverpool e serão muito importantes nesse processo”, acrescentou.

Beatriz Fragoso, treinadora que faz parte da delegação que será enviada a Assunção, falou sobre a relevância do evento. “Os Jogos Sul-Americanos são uma competição muito importante para o Comitê Olímpico do Brasil, para a CBG e também para o futuro da Ginástica Brasileira. Decidimos dar oportunidade para as meninas mais jovens. Elas estão vindo com potencial para representar o Brasil e fazer uma boa competição, mostrando sua ginástica”.

A 12ª edição dos Jogos vai reunir 15 delegações: Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçau, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Evento poliesportivo realizado nos mesmos moldes dos Jogos Pan-Americanos e Olímpicos, os Jogos Sul-Americanos são, na visão de Bia, um momento valioso na preparação das atletas jovens.

“Esse tipo de evento é, com certeza, muito construtivo para a preparação das meninas. Elas terão a oportunidade de ter contato com atletas de outras modalidades, de conhecer estruturas que se assemelham às dos Jogos Pan-Americanos. Acredito que seja interessante para elas passarem por isso. Quanto tiverem a oportunidade de ir para uma competição maior, já terão vivenciado essa experiência e vão se sentir mais seguras para dar o seu melhor na parte técnica”.

– Local: Centro de Treinamento Time Brasil – Rio de Janeiro/RJ

– Período: 18/09/2022 a 02/10/2022

– Ginastas: Beatriz Lima (ECP/SP); Carolyne Pedro (CEGIN/PR); Christal Bezerra (ECP/SP); Julia Soares (CEGIN/PR); Luisa Maia (CRF/RJ); Luisa Trawtein (ECP/SP); Rafaela Oliva (GNU/RS) e Thais Fidelis (ECP/SP)

– Treinadores(as): Beatriz Fragoso (ECP/SP), Felipe Polato (ECP/SP) e Walmy Junior (CRF/RJ)

– Fisioterapeutas: Álvaro Margutii, Angel Souza, Bruno Mantesso e Caine Souza

– Coreógrafo: Ronaldo Ferreira

– Coordenação Técnica: Francisco Porath Neto e Iryna Illyashenko

– Coordenação do Estágio: Henrique Tavares Motta e Juliana Lutz Fajardo

 Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)     

Comentários