Flamengo foi o campeão da Copa Conmebol Libertadores 2022 e tem 3 títulos na história

O gol do Flamengo nasceu pelo lado direito do seu ataque com o meio-campista Everton Ribeiro e o lateral Rodinei. Os dois fizeram uma tabela e o meia recebeu de volta e cruzou para a área do Athlético Paranaense. A zaga não alcançou e o atacante Gabriel Barbosa tocou a bola para as redes. Isso foi aos 48 minutos do primeiro tempo da final da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2022. A partida aconteceu neste sábado (29/10), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. A 63ª edição do torneio teve a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). 

Em 2022, o Rubro-Negro venceu de forma invicta, ou seja, sem perder. Em 13 partidas, o clube obteve 12 vitórias e 1 empate. Marcou 33 gols à favor, e sofreu apenas 8, tendo um saldo positivo de 25 gols. Este foi o terceiro título do clube em quatro finais na história da competição. Levantou em 1981, 2019 e 2022. Perdeu em 2021 para o Palmeiras (São Paulo).  

Palco da decisão de 2022 foi o mesmo de 1998

Começou no grupo H quando foram líderes com 16 pontos (pts), tendo 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos. Venceu Sporting Cristal (Peru) por 2 a 0, no Peru; Talleres (Argentina) por 3 a 1, no Maracanã, no Rio; Universidad Catolica (Chile) por 3 a 2, no Chile; Universidad Católica (Chile) por 3 a 0, no Maracanã, no Rio; e Sporting Cristal (Peru) por 2 a 1, no Maracanã, no Rio. Empatou com o Talleres (Argentina) em 2 a 2, na Argentina. E avançou de fase. 

Nas oitavas eliminou o Tolima (Colômbia) com duas vitórias. Ganhou na Colômbia de 1 a 0, gol de Andreas Pereira. E aplicou 7 a 1, no Rio, gols de Pedro (4 vezes), Gabriel Barbosa, Matheus França e Quiñones gol contra. Nas quartas de final, o Mengão derrotou o Corinthians (São Paulo). Venceu em São Paulo por 2 a 0, gols de Arrascaeta e Gabriel Barbosa. E ganhou no Rio por 1 a 0, gol de Pedro. Na semifinal superou o Vélez Sarsfield (Argentina), com duas vitórias, sendo 4 a 0 na Argentina com gols de Pedro (3 vezes) e Everton Ribeiro, e 2 a 1 no Rio com Pedro e Marinho, E na decisão, o resultado positivo diante do Athlético Paranaense por 1 a 0, gol de Gabriel Barbosa

O palco do terceiro título do Flamengo na Libertadores foi o mesmo que em 1998. Naquele ano, a 39ª edição da Copa Conmebol Libertadores era decidida em dois jogos. No primeiro, o Vasco da Gama venceu o Barcelona de Guayaquil (Equador), em São Januário, no Rio por 2 a 0, gols de Donizete e Luisão, no dia 12 de agosto. A volta foi no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, e o Gigante da Colina venceu novamente o Barcelona por 2 a 1, com a dupla Luizão e Donizete marcando novamente. Isto foi no dia 26 de agosto. Vinte e quatro anos depois, o palco recebe outra vez uma festa de titulo de um time do estado do Rio de Janeiro. Primeiro foi o Club de Regatas Vasco da Gama. E em 2022 foi o Clube de Regatas do Flamengo.       

- Fonte: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)     

Comentários