Time Brasil vai disputar as modalidades de Ginástica Rítmica e de Ginástica de Trampolim nos Jogos Sul-Americanos 2022, em Assunção, no Paraguai

- Crédito da foto: Ricardo Bufolin/Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)

- Legenda: As ginastas Ana Luísa Neiva, Bárbara Domingos, Geovanna Santos e Maria Flávia Britto são as representantes do Time Brasil na Ginástica Rítmica Individual nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. O torneio tem a chancela da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR) e vai até sábado (15/10)

Seleção Brasileira Adulta Feminina da Ginástica Rítmica (GR) estreia nesta terça-feira (11/10) nos Jogos Sul-Americanos 2022 (JS), em Assunção, no Paraguai. O torneio tem a chancela da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR) e vai até sábado (15/10).   

Nas disputas individuais, o Brasil será representado por um trio de peso: Bárbara Domingos (finalista no Mundial-2021), Geovanna Santos (vice-campeã pan-americana no individual geral) e a promessa Ana Luísa Passos Neiva. Quanto à disputa dos conjuntos, a expectativa é grande pelas exibições do grupo comandado pela treinadora Camila Ferezin, que trouxe um misto de ginastas titulares e reservas da Seleção. A equipe é formada por Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Gabriella Coradine, Júlia Kurunczi, Sofia Madeira e Victoria Borges

“Estamos indo com um time muito forte, tanto no conjunto quanto no individual. Estamos prontas e queremos sempre melhorar nossas notas anteriores. Para isso estamos focando na execução das coreografias.”, disse Camila, que é treinadora do conjunto e chefe de equipe de toda a GR em Assunção.

Segundo Camila, os Jogos Sul-Americanos já fazem parte da preparação para 2023. “No próximo ano, o Campeonato Pan-Americano será em maio e o Mundial de Valencia, que é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris, já será em setembro. Então temos que estar preparadas o quanto antes.”, afirmou. 

“Temos as melhores expectativas possíveis quanto aos Jogos Sul-Americanos. A Babi se recuperou bem da cirurgia e está pronta para competir. Depois do período de treinamento na Bulgária e da disputa do Mundial, está mais treinada e confiante.”, concluiu Marcia Neves, que é a treinadora de Bárbara Domingos e que expressa muita confiança na atleta. 

“Vai ser a primeira experiência da Jojô em Jogos Sul-Americanos. Estamos bastante felizes por participar. Nossa expectativa é por fazer as séries cravadas.”, disse Gisela Batista, que é a técnica da Geovanna Santos, a Jojô, e que está otimista com a ginasta. 

GTR começa na quarta-feira (12/10)

Depois da GR, as brasileiras da Ginástica de Trampolim (GTR) entram no tablado na quarta-feira (12/10). A seleção brasileira adulta é formada por Alice Gomes, Camilla Gomes, Lucas Tobias e Rayan Dutra. A grande notícia é que o Brasil enviou força máxima para a capital paraguaia. E que Rayan, que passou por uma cirurgia na lombar em maio, está plenamente recuperado e participou sem problemas do Campeonato Mineiro, no final de setembro.

É o pontapé inicial da nossa preparação para os eventos que virão no ano de 2023 (Jogos Pan-Americanos, Copas do Mundo e Campeonato Mundial Pré-olímpico).", disse a chefe de GTR, Tatiana Figueiredo que reputa como a competição sul-americana 2022 é muito importante. 

Tatiana enxerga muita empolgação na equipe com o evento. “Os ginastas estão bem preparados e muito motivados para competir nos Jogos Sul-Americanos. Esperamos que realizem suas séries com boa execução e consigam bons resultados para o Brasil.”, afirmou.

- Confira a delegação da GR e da GTR 

Modalidade Ginástica Rítmica (GR) - individual

Ginastas: Ana Luísa Neiva, Bárbara Domingos, Geovanna Santos e Maria Flávia Britto

Treinadoras: Marcia Naves e Gizela Batista

Árbitra: Maria de Fátima Negreiros

Chefe de Equipe: Camila Ferezin


Modalidade de Ginástica Rítmica (GR) - conjunto

Ginastas: Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Gabriella Coradine, Júlia Kurunczi, Sofia Madeira e Victoria Borges

Treinadoras: Camila Ferezin e Juliana Coradine

Árbitro: Leonardo Palitot

Chefe de Equipe: Camila Ferezin


Modalidade de Ginástica de Trampolim (GTR) 

Ginastas: Alice Gomes, Camilla Gomes, Lucas Tobias e Rayan Dutra

Treinadores(as): Alexandro Pereira e Tatiana Figueiredo

Árbitro(a): Larissa Aladim e Marcos Minoru

Chefe de Equipe: Tatiana Figueiredo

- Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)    

Comentários