Campeonato Carioca Adulto Masculino de Futebol Série A 2023 está na 125ª edição e começa nesta quinta-feira (12/1)

A 125ª edição do Campeonato Carioca Adulto Masculino de Futebol Série A 2023 começa nesta quinta-feira (12/1). A partida de estreia é entre Flamengo x Audax Rio, no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no Rio, às 21h30 (de Brasília). O jogo é válido pela quinta rodada do turno da Taça Guanabara (TG) e a competição tem a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Isto aconteceu devido aos compromissos que o Flamengo tem no primeiro semestre, que são as decisões da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de disputar o Mundial de Clubes, que será no Marrocos. O Carioca 2023 segue a mesma tabela do ano passado. Além dos dois citados anteriormente, outros 10 times marcam presença, que são: Bangu, Botafogo, Boavista, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda.

Taça Guanabara                                                                        

Os times jogam em turno único, totalizando 11 rodadas na TG. No final, a equipe que fizer mais pontos é declarada campeã da TG. Além disso, os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal, num cruzamento direto, sendo o 1º x 4º e o 2º x 3º colocado. Apenas o 1º e o 2º têm alguma vantagem, que são em pontos ganhos e no saldo de gols. E serão duas partidas para determinar os vencedores da final.

Na finalíssima, os times não terão nenhuma vantagem e serão dois jogos para definir o campeão de 2023. Havendo empate em pontos e igualdade no saldo de gols nas duas partidas, o Carioca será decidido nas cobranças de penalidades.

Taça Rio               

As equipes que terminarem em 5º, 6º, 7º e 8º vão disputar a Taça Rio (TR). O modelo da TR é o mesmo da TG. Apenas o 5º e o 6º têm alguma vantagem, que são em pontos ganhos e no saldo de gols. E serão duas partidas para determinar os vencedores do turno.

- Fonte: Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)     

Comentários