Independiente Del Valle (Equador) foi o campeão da 30ª edição da Conmebol Recopa Sul-Americana 2023

- Crédito da foto: Notícias dos Esportes

 - Legenda da foto: O Independiente Del Valle (Equador) foi o campeão da Recopa Sul-Americana de Clubes Conmebol 2023. Venceu nos pênaltis pelo placar de 5 x 4. Após perder no tempo normal por 1x 0, gol de Arrascaeta. O duelo aconteceu nesta terça-feira (28/2) no Maracanã, no Rio. E foi válido pelo jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana de Clubes Conmebol 2023. O torneio tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)

O Independiente Del Valle (Equador) foi o campeão da 30ª edião da Recopa Sul-Americana Adulta Masculina de Clubes Conmebol 2023 (Conmebol Recopa Sul-Americana 2023). Nos pênaltis, os equatorianos venceram o Flamengo pelo placar de 5 x 4. Marcaram Faravelli, Hoyos, Previtali, Schunke e Landázuri para os visitantes. Com David Luiz, Everton, Gerson e Gabriel descontando. o goleiro Ramirez defendeu a cobrança de Arrascaeta.  

O jogo foi para as cobranças de penalidades, após o Flamengo ganhar no tempo normal pelo placar de 1 x 0. O gol foi de Arrascaeta aos 91 minutos (51 min) do 2º tempo. Gabriel envia a bola para Everton. Ele ajeita no peito e toca para o meio da área. O meia uruguaio toca de primeira, sem chances para Ramirez. Flamengo 1 x 0 Del Valle. 

Com este resultado, o agregado ficou em 1 x 1. Em Quito, no Equador, vitória equatoriana por 1 x 0, na terça-feira passada (21/2). A volta aconteceu nesta terça-feira (28/2) no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no Rio. .O torneio tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Terceiro título do Equador no Maracanã

Com a vitória, o Equador tem agora três títulos continentais no estádio do Maracanã, e ambos em cima de equipes do Rio de Janeiro. O primeiro foi com a LDU Quito em 2008 em cima do Fluminense, na final da Libertadores. A LDU venceu em casa por 4 x 2 na ida, e perdeu para os tricolores no Rio por 3 x 1. No somatório das partidas, o placar ficou em 5 x 5. Nas cobranças de penalidades, 3 x 1 para os visitantes. 

O segundo foi com a LDU em 2009 e novamente o Fluminense. Na final da Sul-Americana, os equatorianos ganharam de 5 x 1, na ida. Na volta, no Maracanã, no Rio, o Flu derrotou por 3 x 0. E outra festa dos adversários. 

A terceira vez foi em 2023 com o Independiente Del Valle (Equador). Vitória do Del Valle em casa por 1 x 0. E derrota no tempo normal por 1 x 0, no Maracanã, para o Flamengo. Nas penalidades, Del Valle 5 x 4 Flamengo. 

Terceiro título na história do torneio

Na história da Recopa Sul-Americana, o Equador possui agora três conquistas. A primeira foi em 2009 com a LDU, ao ganhar do Internacional (Rio Grande do Sul). O time gaúcho fora campeão da Sul-Americana de 2008. Já a LDU foi citada acima como campeão da Libertadores de 2008. 

O segundo foi em 2010 e novamente com a LDU. Venceu o Estudiantes (Argentina) com uma vitória (2 x 1) e uim empate (0 x 0). LDU foi campeão da Sul-Americana de 2009, enquanto que os argentinos ficaram com o título da Libertadores de 2009. 

O terceiro foi com o Del Valle em 2023. Derrotou o Flamengo nos pênaltis por 5 x 4. O Rubro-Negro ganhou a Libertadores de 2022. E o Del Valle faturou o troféu da Sul-Americana de 2022.                                                        

- Fonte: Conmebol                                                                      

Comentários