1ª semana VNL feminina - Brasil venceu a Croácia por 3 x 0 sets, em Nagoya, no Japão, pela 4ª rodada do grupo 2 e tem 10 pontos na Liga das Nações de Voleibol 2023

- Crédito: Divulgação/Federação Internacional de Voleibol (FIVB)

- Legenda: O Brasil venceu a Croácia por 3 x 0 sets, parciais de 24/26, 18/25 e 8/25 e foi válido pela 4ª rodada do grupo 2 na Liga das Nações de Voleibol 2023. O jogo aconteceu neste domingo (4/6), em Nagoya, no Japão. A seleção chegou a 10 pontos. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês)  

Final da 1ª semana da VNL. Nagoya - Japão. A Seleção Brasileira Adulta Feminina venceu a terceira partida na 5ª edição da Liga das Nações de Voleibol 2023 (VNL). A competição vai até domingo (16/7) e tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês).  

Neste domingo (4/6), as comandadas do técnico José Roberto Guimarães venceram a Croácia por 3 x 0 sets, sendo 24/26 no 1º set; 18/25 no 2º set e 8/25 no 3º set. O duelo aconteceu em Nagoya, no Japão e foi válido pela 4ª rodada do grupo 2. 

A grande destaque da seleção foi a ponteira Ana Cristina com 22 pontos (17 de ataque, 3 de bloqueio e 2 de saque). As centrais Diana e Carol fizeram 9 pontos cada e ambas nos mesmos quesitos (6 ataque, 2 bloqueio e 1 saque). A oposta Lorrayna anotou 6 pontos (4 de ataque e 2 bloqueio). A ponteira Julia Bergmann fez 5 pontos (3 ataque, 1 bloqueio e 1 saque). A outra ponteira Tainara marcou 4 pontos (2 de ataque e 2 de bloqueio). A levantadora Macris fez 3 pontos, sendo 1 em cada quesito como ataque, bloqueio e saque. A central Lorena acabou com 2 pontos (1 bloqueio e 1 saque). 

Time fez 10 pontos na 1ª semana de VNL

“Essa experiência com a seleção feminina está sendo muito boa. Estou vivendo um sonho e esse grupo é muito especial. O resultado está aparecendo porque treinamos muito todos os dias. Fizemos bons jogos apesar do pequeno tempo de preparação. Foi positiva essa primeira fase.”, afirmou a líbero Laís, que começou como titular pela primeira vez na seleção. 

"Estamos criando uma mentalidade vitoriosa nesse grupo. Temos um grupo jovem que precisa de rodagem para ganhar mais consistência. Foi uma boa semana, com três vitórias, com evoluções. Agora é voltar para o Brasil, treinar mais e fazer ajustes para jogarmos ainda melhor na segunda semana.”, concluiu a central Carol. 

“Essa primeira semana foi importante pela fase de entrosamento. Conseguimos tirar muitas lições dessa semana. Saímos daqui com três vitórias e uma derrota para a China. Mesmo na derrota para as chinesas tivemos bons momentos naquele jogo. Foi um bom início de Liga das Nações.”, disse a levantadora Naiane, que iniciou o terceiro set contra as croatas como titular.

2ª semana de Liga das Nações será em Brasília, no Distrito Federal

“O importante foi ter fechado essa primeira semana com três vitórias. O jogo da China ajudou como início de competição para vermos o momento das duas seleções. A Holanda está com um time jovem e em crescimento. A República Dominicana sempre faz jogo duro com o Brasil pelo conhecimento que elas têm do nosso time. A equipe da Croácia é jovem e está sendo trabalhada. Entendemos que ainda falta agressividade no saque, além de precisarmos melhorar no sistema defensivo. Ainda temos muito o que evoluir, treinar, corrigir e estar mais juntos. Queremos chegar na fase final para jogarmos contra as melhores seleções do mundo. Isso vai nos ajudar no pré-olímpico para buscarmos a vaga nos Jogos de Paris, em 2024.”, afirmou o técnico José Roberto Guimarães. 

O Brasil iniciou a partida contra as croatas com duas mudanças na equipe, em relação aos jogos anteriores na VNL. O técnico José Roberto Guimarães colocou a oposta Lorrayna e a líbero Laís. A escalação inicial foi Macris, Lorrayna, Ana Cristina, Julia Bergmann, Diana, Carol e Laís (líbero). Ainda entraram Naiane, Tainara, Maiara Basso e Lorena.

A 1ª semana da VNL terminou para a seleção feminina tendo 10 pontos no torneio, com 3 vitórias e 1 derrota em 4 rodadas. As vitórias foram por 3 x 0 conta a Holanda (3 pontos), 3 x 1 contra a República Dominicana (3 pontos) e 3 x 0 contra a Croácia (3 pontos). O resultado negativo foi contra a China por 3 x 2 sets (1 ponto). 

A delegação retorna para o Brasil ainda neste domingo e disputa a segunda semana da competição a partir do dia 14 de junho, em Brasília. Na 2ª semana, as adversárias são Coréia do Sul, Sérvia, Alemanha, Estados Unidos. Contra as sul-coreanas e as servias os horários serão às 21hs. Já contra as alemães o duelo começará às 14hs. E contra as norte americanas será às 10hs, todos de Brasília.    

Brasil tenta inédito título

Após 3 semanas de primeira fase, a VNL conhecerá as oito melhores classificadas para a próxima fase. Ou seja, após 12 rodadas, a competição entra na fase final, com duelos nas quartas, semifinal e a decisão. A Fase Final da 5ª edição será em Arlington, nos Estados Unidos, no período de 12 a 16 de julho. 

Em 4 edições do torneio, o Brasil tem três medalhas, sendo três pratas, que foi em 2019, 2021 e 2022. Os Estados Unidos foram campeões em 2018, 2019 e 2021. E em 2022, a Itália levou o troféu. A edição de 2020 não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.

– Confira a campanha do Brasil na 5ª da VNL

– Primeira semana

– Grupo 2: Brasil,  China, Croácia, Holanda e República Dominicana

– Rodadas – Nagoya – Japão

– Relacionadas para o Japão: centrais Carol, Diana e Lorena; as levantadoras Macris e Naiane; as líberos Natinha e Laís; as opostas Kisy e Lorrayna; as ponteiras Julia Bergmann, Ana Cristina e Tainara; oposta/ponteira Maiara Basso  

– 1º rodada – Quarta-feira (31/05) – China 3 x 2 Brasil – 25/23, 22/25, 25/20, 20/25 e 15/12

– Escalação: Macris, Kisy, Ana Cristina, Julia Bergmann, Diana, Carol e Natinha (líbero). Ainda entraram Naiane, Lorrayna, Tainara e Maiara Basso

– Resultado: 1 ponto  


– 2ª rodada – Quinta-feira (1/6) – Brasil 3 x 0 Holanda –  25/23, 25/23 e 25/21

– Escalação: Macris, Kisy, Ana Cristina, Julia Bergmann, Diana, Carol e Natinha (líbero). Ainda entraram Maiara Basso e Lorena

– Resultado: 3 pontos


– 3ª rodada  Sábado (3/6) – Brasil 3 x 1 República Dominicana –  27/25, 20/25, 25/21 e 27/25

– Escalação: Macris, Kisy, Ana Cristina, Julia Bergmann, Diana, Carol e Natinha (líbero). Ainda entraram Naiane, Lorrayna, Maiara Basso

– Resultado: 3 pontos        


– 4ª rodada  Domingo (4/6) – Brasil 3 x 0 Croácia –  26/24, 25/18 e 25/08

– Escalação: Macris, Lorrayna, Ana Cristina, Julia Bergmann, Diana, Carol e Laís (líbero). Ainda entraram Naiane, Tainara, Maiara Basso e Lorena.

– Resultado: 3 pontos          

– Fontes: Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês) e Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) 

Comentários