Camilla Gomes foi bronze na etapa de Coimbra, em Portugal, pela Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim

- Crédito da foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)

- Legenda: A atleta Camilla Gomes ficou com a medalha de bronze na etapa de Coimbra, em Portugal, pela Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim. Ela atingiu 55.780 pontos. O ouro foi para Bryoni Page (Grã-Bretanha) com 56.930 pontos. A prata foi para Xueying Zhu (China) com 56.820. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de ginástica (FIG, em inglês) 

A brasileira Camilla Gomes conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim (GTR). Na etapa de Coimbra, em Portugal, a atleta atingiu 55.780 pontos. O ouro foi para Bryoni Page (Grã-Bretanha) com 56.930 pontos. A prata foi para Xueying Zhu (China) com 56.820 pontos. A final aconteceu no sábado (8/7) e o torneio tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).

Além de Camilla, o Brasil teve também Alice Helen e Rayan Dutra no evento. Alice obteve a nota de 53.410 pontos e não avançou à final. Já no masculino, Dutra recebeu a nota de 57.350 e também não alcançou para a disputa de medalhas. As eliminatórias aconteceram na sexta-feira (7/7) e as finais no sábado (8/7). 

As duas etapas em terras lusitanas, tanto em Santarém quanto em Coimbra, começaram a somar pontos para o ranking de classificação olímpica para as Olimpíadas Paris 2024. A primeira foi em Santarém. Com o terceiro lugar, Camilla já abocanhou 50. A próxima etapa que vai contar para isso será Palm Beach, nos Estados Unidos, no início de agosto. 

“Essa pontuação que a Camilla obteve é muito alta. Foi importantíssimo largarmos dessa forma. É uma sinalização para as outras competidoras de que a Camilla está chegando.”, disse Tatiana Figueiredo,  que é coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim.

Tatiana aponta que o mundo da GTR já enxerga Camilla com outros olhos. “Desde a etapa de Baku [em fevereiro], os outros treinadores, ginastas e árbitros vêm nos parabenizando. É uma atleta que atingiu outro patamar, e hoje existe um respeito maior em relação a ela. É muito importante sobretudo o fato de os árbitros verem suas performances de uma outra maneira.”

A consistência de Camilla, que já subiu ao pódio em três etapas da Copa, é considerada fundamental nessa caminhada que visa à conquista da vaga olímpica. “Tudo isso é consequência de um processo bem longo. A Camilla está mais madura e consciente, e, por isso, vem performando num nível muito alto.”, avalia Tatiana.

Etapa de Coimbra – Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim 

– Final 

– 1º) Bryoni Page – Grã-Bretanha – 56.930

– 2º) Xueying Zhu – China – 56.820

– 3º) Camilla Gomes – Brasil – 55.780

– 4º) Xinyi Fan – China  - 55.680

– 5º) Reina Satake – Japão – 55.640

– 6º) Lea Labrousse – França – 54.140

– 7º) Sophiane Methot – Canadá – 33.520

– 8º) Chisato Doihata – Japão – 5.930

 Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)   

Comentários