Gymnasiade Rio 2023 foi apresentada à imprensa no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

- Crédito da foto: Notícias dos Esportes 

- Legenda: A imprensa acompanhou a divulgação da ISF U15 Gymnasiade Rio 2023. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (18/8), no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento contará com mais de 1.400 estudantes-atletas na faixa etária até 15 anos de 46 países. Serão 18 modalidades e em diversas sedes, como a UNIFA, Deodoro, CEFAN e etc. A competição tem as chancelas da International School Sport Federation (ISF) e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).   

O auditório do Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico, foi palco da coletiva de imprensa. Na manhã desta sexta-feira (18/8), os jornalistas puderam acompanhar a divulgação da programação da ISF U15 Gymnasiade Rio 2023. A competição começa nos dias 19 e 27 de agosto e serão mais de1400 estudantes-atletas, de até 15 anos, vindos de 46 países. E eles irão escrever os próximos capítulos da história do desporto mundial. O Parque Olímpico está localizado na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Ao todo serão 18 modalidades esportivas, sendo Arco e Flecha, Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Dança Esportiva, Esgrima, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Wrestling, Natação, Orientação, Paranatação, Tênis de Mesa, Taekwondo e Xadrez. E os locais de serão o Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico; a Vila Olímpica; as Arenas Cariocas 1 e 2, no Parque Olímpico; a UNIFA; e a Arena da Juventude, em Deodoro. 

A solenidade contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) Antonio Hora Filho, de terno claro; do presidente da International School Sport Federation (ISF), Laurent Petrynka, de camisa rosa; do 1º vice presidente da CBDE, Robson Aguiar, gravata escura no lado direito; do vice presidente da ISF e Delegado da ISF, Youssef Belgasmi, de terno azul e gravata vermelha, no lado direito; da gerente de produção da Vale, Fernanda Fingerl, no lado direito; do diretor de assunto corporativo e sustentabilidade da Ferrero para a América do Sul, Fernando Careli, de óculos no lado esquerdo; e do secretário de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, no lado esquerdo. Além deles, as presenças dos estudantes-atletas Fernando Soares do Basquete 3x3 do Brasil, no meio camisa amarela; e de Yasmin Kethlen de Abreu, do Badminton do Brasil, de camisa verde. 

Mascote apresentado

A competição começa no domingo (20/8) e há também a cerimônia de abertura. Na segunda-feira (21/8) e na terça-feira (22/8) continua as competições. Na quarta-feira (23/8), a CBDE e a ISF programaram o Dia Cultural e Noite das Nações, ou seja, não haverá disputa, já que será um dia para passeio. E à noite, os países irão apresentar culturas típicas. Na quinta-feira (24/8), na sexta-feira (25/8) e no sábado (26/8) segue o organograma de competições. No sábado (26/8) há ainda a cerimônia de encerramento.

Os jornalistas puderam acompanhar a divulgação do mascote da ISF U15 Gymnasiade Rio 2023. Trata-se de um pássaro típico do Rio de Janeiro e o seu nome é Rio. A escolha passou por um concurso na internet, onde os atletas e a comunidade esportiva escolheram. Destes 46 países, a a maior delegação é do Brasil com 404 membros, sendo 323 estudantes-atletas. Destes 323, 161 são mulheres e 162 são homens.  

Segundo o presidente da CBDE, Antonio Hora Filho, a ISF U15 Gymnasiade 2023 Rio tem três pilares estratégicos que são: competição esportiva, programa educacional e intercâmbio cultural. A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização conjunta da CBDE e ISF, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

Modalidades da Gymnasiade Sub-15 2023: ​

Tiro com Arco; Atletismo; Badminton; Basquete 3x3; Boxe; Caratê; Dança Esportiva; Esgrima; Ginastica Artística; Ginástica Rítmica; Judô; Orientação; Natação Paralímpica; Natação; Tênis de Mesa; Taekwondo; Wrestling; Xadrez.

- Fontes: Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Internacional School Sport Federation (ISF)    

Comentários