Agenda do Fluminense na semifinal da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023 foi definida

- Crédito da foto: Marina Garcia/Fluminense Football Clube (FFC)

- Legenda: O Fluminense encara o Internacional (Rio Grande do Sul) pela fase semifinal da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023. O jogo de ida será na quarta-feira (27/9), no Maracanã, no Rio, às 21h30min. A volta será na quarta-feira (4/10), no Beira-Rio, no Rio Grande do Sul, às 21h30min. A final da 64ª edição será no Maracanã, no Rio, no sábado (4/11). A competição tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)  

Volta fora. O Fluminense conheceu na tarde de ontem (1/9) a agenda completa da fase semifinal da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023. A 64ª edição do torneio tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A final será em jogo único no Maracanã, no Rio, no sábado (4/11).  

O Tricolor vai encarar o Internacional (Rio Grande do Sul). O jogo nº 1 será na quarta-feira (27/9), no Estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, e começará às 21h30min (de Brasília). A volta será na quarta-feira (4/10), no Estádio José Pinheiro Borba, mais conhecido como Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e será às 21h30min (de Brasília).

Esta será a 2ª vez que o Flu encara o Colorado pela Libertadores. A primeira foi na edição de 2012 pelas oitavas de final. No jogo de ida, no Rio Grande do Sul, empate em 0 x 0. Na volta, no Nilton Santos, no Rio, vitória carioca por 2 x 1, gols de Leandro Euzébio e Fred. Naquele ano, a equipe caiu para o Boca Juniors (Argentina) nas quartas de final.    

Oitavo duelo entre eles

Além do embate no torneio sul-americano, Fluminense e Internacional já se enfrentaram mais quatro vezes. A primeira foi no Brasileiro de 1975, quando a equipe gaúcha venceu na semifinal por 2 x 0, gols de Lula e Carpegiani. 

A segunda foi em 1992, na final da Copa do Brasil. Na ida, vitória carioca por 2 x 1, em Laranjeiras, gols de Wagner e Ézio. Na volta, no Rio Grande do Sul, o adversário ganhou de 1 x 0, gol de Célio Silva, e o título foi para a equipe do Sul.

A terceira foi na Libertadores de 2012, citada anteriormente. A quarta foi na extinta Primeira Liga em 2016 na semifinal. Após empate sem gols, o Flu venceu nas penalidades por 4 x 3. Ou seja, em seis partidas foram 2 vitórias do Flu, 2 do Inter e 2 empates. E em 2023 serão mais dois jogos, totalizando 8 partidas. 

Campanhas dos times

Lembrando que os mandos foram definidos de acordo com o término da fase de grupos. Ou seja, a ordem prevalece até a fase semifinal. Isto aconteceu por que o Tricolor foi o 1º colocado no grupo D com 10 pontos, com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Já o Internacional acabou na liderança do B com 12 pontos, com 3 vitórias e 3 empates em 6 rodadas. 

As campanhas de Fluminense e Internacional até a semifinal foram estas. Nas oitavas, o Tricolor eliminou o Argentino Juniors (Argentina) com um empate (1 x 1) na Argentina e uma vitória (2 x 0) no Rio de Janeiro. E nas quartas de final, derrotou o Olímpia (Paraguai) com dois resultados positivos, sendo 2 x 0 no Rio e o 3 x 1, no Paraguai. 

Já o Colorado fez o seguinte trajeto. Nas oitavas, perdeu para o River Plate (Argentina) por 2 x 1, na Argentina. Mas se recuperou e devolveu os 2 x 1, no Rio Grande do Sul. Nas disputas de pênaltis, ganhou por 9 x 8. Nas quartas de final, os gaúchos eliminaram o Bolivar (Bolívia) com duas vitórias, sendo na Bolívia (1 x 0) e no Rio Grande do Sul por 2 x 0.  

Em caso de empate de pontos na fase final, que incluí oitavas de final, quartas de final e a semifinal, os critérios de desempate são: 1º) maior diferença de gols. A diferença de gols será obtida subtraindo os gols marcados dos gols recebidos. 2º) Se ainda assim, persistir a igualdade, será executada uma série de cobranças de pênaltis, conforme as normas da IFAB/FIFA, até que o ganhador seja definido.  

- Confira a agenda do Fluminense na semifinal da Copa Libertadores 2023 

Jogo de ida

- Quarta-feira (27/9)

- Fluminense x Internacional (Rio Grande do Sul)

- Local: Maracanã - Tijuca - Rio de Janeiro

- Horário: 21h30min


- Jogo de volta

- Quarta-feira (4/10)

- Internacional (Rio Grande do Sul) x Fluminense

- Local: Beira-Rio - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

- Horário: 21h30min

- Fonte: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)  

Comentários