Seleção Brasileira Adulta Feminina de Voleibol conseguiu os 3 "Vs": vitória sobre o Japão por 3 x 2 sets, a vice-liderança no Pré-Olímpico e a vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024
- Crédito da foto: Divulgação/Federação Internacional de Voleibol (FIVB)
- Legenda: A Seleção Brasileira Adulta Feminina garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024 (na foto com o mascote da cidade francesa). Neste domingo (24/9), as brasileiras venceram o Japão por 3 x 2 sets (25/21, 22/25, 27/25, 15/25 e 15/10). A partida foi válida pela sétima e última rodada do grupo B no Pré-Olímpico de Voleibol. Com este resultado, o país acabou na 2ª colocação geral com 16 pontos. A campeã foi a Turquia com 21 pontos. O torneio teve a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês)
Conseguiu os 3"Vs". Na noite deste domingo (24/9), em Tóquio, no Japão (manhã no Brasil), a Seleção Brasileira Adulta Feminina venceu no Pré-Olímpico de Voleibol. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês) e dará duas vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
No Ginásio Nacional, as brasileiras derrotaram o Japão por 3 x 2 sets, parciais de 25/21, 22/25, 27/25, 15/25 e 15/10, em partida válida pela sétima e última rodada do grupo B. A ponteira e capitã Gabi foi a maior pontuadora do confronto, com 23 acertos. A formação foi Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, Diana e Nyeme (líbero). Ainda entraram Naiane, Kisy, Carol, Maiara Basso, Tainara e Priscila Daroit.
Com este resultado, o país conseguiu os 3 "Vs", que foi a vitória sobre as asiáticas; a vice-liderança no torneio, com 16 pontos; e a vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Na foto, a comissão técnica e as atletas posam com o mascote do evento francês.
Falaram Gabi, Thaisa, Rosamaria, Roberta, Priscila Daroit e José Roberto Guimarães
“Estou muito orgulhosa do time, do trabalho que fizemos toda a temporada. Passamos momentos muito difíceis e nos superamos. Tivemos altos e baixos na partida. O Japão esteve na frente em alguns momentos e conseguimos reverter as situações de dificuldade. Nós merecíamos muito essa classificação. Sabemos que temos muito o que melhorar e vamos buscar isso no próximo ano. Queremos muito ser campeãs olímpicas em Paris.”, afirmou a capitã e ponteira Gabi, que fez 23 pontos, sendo 22 de ataque e 1 de saque.
“Esse foi um jogo muito mental e emocional. Jogamos em um ginásio lotado, dentro da casa delas, em um campeonato que o Japão esteve consistente e jogou muito bem. É um jogo muito rápido, diferente do que estamos acostumadas. Trabalhamos muito para esse Pré-Olímpico. Estou muito feliz com a nossa classificação e agora é trabalhar cada vez mais. Conquistamos essa classificação pela Wal.”, concluiu a central Thaisa, que fez 13 pontos, sendo 9 de ataque e 4 de bloqueio.
“Tudo que aconteceu essa semana e nesse ano nos preparou para esse momento, mas tem horas que é difícil entender o percurso. Muitas coisas que aconteceram foram necessárias para o nosso crescimento como grupo. Chegamos nesse jogo com muita garra e determinação. Foram tantas dificuldades que só posso dizer que tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo e de representar o Brasil. Foi uma semana muito dura. Quero dedicar essa vitória para Wal que vestiu essa camisa com tanto orgulho e representou tão bem o nosso país, mas jogamos hoje por ela. Essa vitória significa muito”, explicou a oposta Rosamaria, que fez 13 pontos sendo 10 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque.
"Estou muito feliz e orgulhosa desse grupo. Não foi um ano fácil e fico orgulhosa de como o time chegou para essa competição. Nosso comportamento no jogo de hoje mostra a força, a união e a coragem desse grupo. Essa é a nossa essência. Viemos para aqui comprometidas e estamos levando essa classificação para todo o Brasil. Tenho respeito total por essa equipe.", disse a levantadora Roberta.
"Foi uma grande vitória de equipe. Provamos que temos um grupo. Treinamos muito e o Zé sempre coloca quem está no banco em momentos difíceis da partida. Estou feliz de ter conseguido ajudar o time em um momento decisivo. Sabemos o quanto treinamos e como somos cobradas. Ainda temos muito o que melhorar, mas agora é comemorar essa vaga para os Jogos de Paris.", afirmou a ponteira Priscila Daroit.
Histórico
"Cumprimos a nossa missão. Passamos por muitas dificuldades. O Sul-Americano, a preparação para o Pré-Olímpico, sabíamos as dificuldades que iriamos encontrar. A última partida foi contra o Japão, um sufoco. Jogamos bem o primeiro e o terceiro set, no quinto abrimos o placar e colocamos a pressão do lado delas. Parabéns a toda a comissão técnica e as jogadoras que fizeram um grande trabalho. Paris lá vamos nós.", concluiu o técnico José Roberto Guimarães
No Pré-Olímpico, o técnico José Roberto Guimarães contou com as levantadoras Naiane e Roberta; as opostas Kisy, Rosamaria e Tainara; as ponteiras Gabi, Julia Bergmann, Maiara Basso e Priscila Daroit; as centrais Carol, Diana, Lorena e Thaisa e as líberos Natinha e Nyeme.
No Pré-Olímpico, o Brasil ficou no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. A campeã foi a Turquia com 21 pontos e também carimbou a vaga para 2024.
Histórico em Jogos Olímpicos
Com a vaga para Paris 2024, a seleção feminina tem o seguinte desempenho em Olimpíadas. São ao todo 5 medalhas, sendo 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes. Há ainda dois quarto lugares, sendo em Barcelona 1992, na Espanha, e Atenas 2004, na Grécia.
O primeiro ouro veio em Pequim 2008, na China, ao derrotar os Estados Unidos por 3 x 1 sets na final. O segundo veio quatro anos depois, em Londres 2012, na Grã-Bretanha, tendo as americanas novamente na decisão. O resultado foi o mesmo da cidade chinesa.
A prateada foi em Tóquio 2020, no Japão, ao perder por 3 x 0 sets para as norte-americanas. O primeiro bronze foi na edição de Atlanta 1996, nos Estados Unidos, ao vencer a Rússia por 3 x 2 sets. O segundo foi em Sydney 2000, na Austrália, com 3 x 0 sets nos Estados Unidos.
– Confira os resultados do Brasil no Pré-Olímpico 2023
– Sábado (16/9) – Brasil 3 x 0 Argentina – 25/17, 25/20 e 25/22
– Escalação: Roberta, Kisy, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, Carol e Nyeme (líbero). Ainda entraram: Naiane, Rosamaria, Priscila Daroit e Maiara Basso.
– Resultado: 3 pontos
– Domingo (17/9) – Brasil 3 x 0 Peru – 25/14, 25/13 e 25/15
– Escalação: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa e Carol. Líbero: Natinha. Ainda entraram: Naiane, Tainara, Diana, Maiara Basso e Priscila Daroit
– Resultado: 3 pontos
– Terça-feira (19/9) – Brasil 3 x 2 Bulgária – 25/15, 22/25, 27/29, 25/21 e 15/8
– Escalação: Roberta, Kisy, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa e Carol. Líbero: Nyeme. Ainda entraram: Naiane, Rosamaria, Tainara, Natinha, Maiara Basso, Priscila Daroit e Diana
– Resultado: 2 pontos
– Quarta-feira (20/9) – Brasil 3 x 0 Porto Rico – 25/21, 25/15 e 25/19
– Escalação: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa e Diana. Líbero: Nyeme Entraram: Naiane, Kisy, Tainara, Priscila Daroit e Carol
– Resultado: 3 pontos
– Sexta-feira (22/9) – Brasil 0 x 3 Turquia – 21/25, 27/29 e 19/25
– Escalação: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa e Diana. Líbero: Nyeme Entraram: Naiane, Kisy, Tainara, Priscila Daroit e Carol
– Resultado: 0 pontos
– Sábado (23/9) – Brasil 3 x 0 Bélgica – 25/18, 25/14 e 25/20
– Escalação: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, Diana e Nyeme (líbero). Ainda entraram Naiane e Kisy.
– Resultado: 3 pontos
– Domingo (24/9) – Japão 2 x 3 Brasil – 21/25, 25/22, 25/27, 25/15 e 10/15
– Escalação: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, Diana e Nyeme (líbero). Ainda entraram Naiane, Kisy, Carol, Maiara Basso, Tainara e Priscila Daroit
– Resultado: 3 pontos
– Classificação: 2ª posição com 16 pontos e vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024
– Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)
Comentários
Postar um comentário