Técnico Renan Dal Zotto chamou 14 atletas da Seleção Adulta Masculina para a disputa do Pré-Olímpico de Voleibol, no Rio de Janeiro

- Crédito: Dhavid Normando/FVImagem/CBV  

- Legenda: O técnico Renan Dal Zotto (foto) divulgou a relação da Seleção Brasileira Adulta Masculina para a disputa do Pré-Olímpico de Voleibol. A competição será no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. E acontecerá no período de 30 de setembro a 8 de outubro e valerá vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB)  

O técnico Renan Dal Zotto (foto) divulgou na quinta-feira (21/9) a relação dos 14 atletas para a disputa do Pré-Olímpico de Voleibol. Ele chamou os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Alan e Darlan; os ponteiros Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann; os centrais Flavio, Judson, Lucão e Otávio; e os líberos Maique e Thales. No período de treinamento, em Saquarema, no Rio, Renan teve as dispensas de dois atletas, que foram o oposto Felipe Roque e o ponteiro Leal. Ambos pediram desligamento por problemas pessoais. 

A seleção adulta masculina de voleibol estreia no Pré-Olímpico diante do Catar, no sábado (30/9), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O confronto será às 10h (de Brasília) e será válido pela primeira rodada do grupo A. Vide abaixo a tabela completa.  

Além dos catares, os homens enfrentam ainda Alemanha, Cuba, Irã, Itália, Ucrânia e República Tcheca. E a competição tem a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês). E apenas os dois melhores colocados garantem vaga para Paris 2024.  

Outras duas sedes

O Pré-Olímpico terá também outras duas sedes, que são Japão e China. O grupo B jogará na cidade japonesa, enquanto que a chave C será na chinesa. Ou seja, todos jogam contra todos e os dois melhores de cada composição garantem a classificação para Paris 2024. Ao todo, o Pré-Olímpico distribuirá 6 vagas. 

No caso da sede no Brasil, o local escolhido foi o ginásio Gilberto Cardoso Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanãzinho. O estádio faz parte do Complexo do Maracanã, localizado no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro.   

Brasil tem 3 ouros e 3 pratas em Jogos Olímpicos

Em edições de Jogos Olímpicos, a delegação do vôlei masculino possui o seguinte histórico. São 6 medalhas, sendo 3 ouros e 3 pratas. As douradas foram em Barcelona 92, na Espanha; em Atenas 2004, na Grécia; e na Rio 2016, no Brasil. As prateadas vieram em Los Angeles 1984, nos Estados Unidos; em Pequim 2008, na China; e em Londres 2012, na Grã-Bretanha. 

Em Tóquio 2020, no Japão, o conjunto ficou na 4ª colocação. Isto aconteceu ao perder a medalha de bronze para a Argentina. O mesmo resultado foi em Seul 1988, na Coréia do Sul, diante dos argentinos.  

– Confira a tabela do Brasil no Pré-Olímpico 2023 - horários de Brasília 

– Sábado (30/9) – Brasil Catar – 10h

– Domingo (1/10) – Brasil x República Tcheca – 10h 

– Terça-feira (3/10) – Brasil x Alemanha – 20h30min 

– Quarta-feira (4/10) – Brasil x Ucrânia – 20h30min

– Sexta-feira (6/10) – Brasil x Cuba – 10h

– Sábado (7/10) – Brasil x Irã – 10h

– Domingo (8/10) – Brasil x Itália – 10h  

– Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

Comentários