Atletas do Time Brasil se acomodam na Vila Pan-Americana para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile
– Crédito da foto: Rafael Bello/Comitê Olímpico do Brasil (COB)
– Legenda: A delegação do Time Brasil abriu a Vila Pan-Americana 2023 na segunda-feira (16/10). Ao todo 14 modalidades vão estar no local. Como é o caso de Rebeca Andrade (está no nº 2, no lado direito) da Ginástica Artística, que está no seu primeiro Pan 2023, em Santiago, no Chile. Na letra "g" está a ginasta Flavia Saraiva. A competição está na 19ª edição e vai de 20 de outubro a 5 de novembro e tem a chancela da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA, em inglês e Panam Sports, em espanhol)
A delegação do Time Brasil começou a se acomodar na Vila Pan-Americana na segunda-feira (16/10). E logo no primeiro dia o coração dos Jogos se encheu de brasileiros de diversas modalidades, totalizando 14. Atletas de Saltos Ornamentais, Ginástica Artística, Beisebol, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Ciclismo BMX, Ciclismo MTB, Escalada, Levantamento de Pesos, Pentatlo, Remo, Skate, Taekwondo, e Tiro Esportivo estiveram e conheceram a Vila e começaram a deixar cada vez mais verde e amarela. Remo e Hipismo também desembarcam no Chile para os Jogos Pan-Americanos e seguem para as subsedes, San Pedro de la Paz e Quillota.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá 1020 pessoas na delegação, sendo 622 atletas, além de 11 reservas, e diversos oficiais do COB e das confederações. Além das duas subsedes citadas, a entidade disponibilizará mais 4 locais, indo assim a 6 no geral e com ampla estrutura.
Ao todo, cerca de 150 atletas brasileiros estarão no Chile até o fim da noite desta segunda (16/10). Entre elas, a campeã olímpica e mundial de Ginástica Artística Rebeca Andrade, um dos destaques da delegação brasileira e de todos os Jogos Pan-americanos.
“Esse é o meu primeiro Pan e estou muito animada e feliz de estar aqui. Temos meninas mais experientes que já me explicaram como é a energia dessa competição e outras estreantes. Espero que seja uma excelente competição pra gente.”, disse Rebeca, na foto ela está em cima do número "2" antes do zero, no lado direito.
“A ginástica brasileira está se tornando referência, não só no nosso país, mas no mundo todo. O Brasil pode mostrar o quanto a gente cresceu e o quanto pode crescer ainda mais. Temos todo o apoio da nossa equipe multidisciplinar, do COB, da Confederação e dos clubes que nos orgulha muito. O resultado mundial foi esperado por gerações e a gente conseguiu tirar do papel com muito trabalho.” afirmou Rebeca, que não quis cravar uma meta de medalhas para Santiago. “O resultado é consequência. Estamos felizes e saudáveis para fazer uma excelente competição, assim como foi no Mundial.”, completou a medalhista olímpica.
A equipe de ginástica artística do Brasil teve apenas uma semana de descanso e treinamento após a campanha história no Mundial da Antuérpia, quando conquistou seis medalhas no total, além de garantir uma inédita medalha por equipes entre as mulheres, garantindo a vaga olímpica. No masculino, o Brasil assegurou duas vagas para Paris 2024.
No dia seguinte da volta de Antuérpia as equipes já estavam no CT do COB para focar na preparação para o Pan. Essa é a rotina de uma equipe que quebra barreiras a cada vez que se apresenta em uma grande competição.
Nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile, as provas da Ginástica Artística começam com a disputa por equipes masculinas no dia 21 de outubro e terminam no dia 25. Além de Rebeca, a equipe brasileira tem outros destaques, como o medalhista olímpico Arthur Nory, Flávia Saraiva e Jade Barbosa, entre outros. Flavia Saraiva aparece na foto acima na letra "g" de Santiago 2023.
Passaporte para Paris
Os Jogos Pan-americanos 2023 terão um peso ainda maior para uma série de modalidades. São 21 esportes com possibilidades de vagas diretas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Além disso, há dez modalidades com vaga indireta, ou seja, valem pontos importantes no ranking para classificação. Natação, Atletismo, Triatlo e Basquete 3x3 são algumas delas.
As vagas diretas são Boxe, Breaking, Escalada Esportiva, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Handebol, Hipismo Adestramento, Hipismo CCE, Hipismo Saltos, Hóquei sobre Grama, Nado Artístico, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Surfe, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Vela.
Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile, começam na sexta-feira (20/10) e vai até domingo (5/11). A competição está na sua 19ª edição e tem a chancela da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA, em inglês e Panam Sports, em espanhol).
– Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Comentários
Postar um comentário