Time Brasil busca vagas olímpicas para Paris 2024 e o Top 3 no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile

 – Crédito da foto: Divulgação/Comitê Olímpico do Brasil (COB)

– Legenda: A delegação do Time Brasil tentará dois objetivos nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile. O primeiro é buscar as vagas olímpicas para Paris 2024. O segundo é se manter entre o Top 3 no quadro de medalhas. A cerimônia de abertura acontece na sexta-feira (20/10), às 20h30min (horário de Brasília), no Estádio Nacional do Chile. A competição está na 19ª edição e vai de 20 de outubro a 5 de novembro e tem a chancela da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA, em inglês e Panam Sports, em espanhol)


Comitê Olímpico do Brasil (COB) planejou dois objetivos a serem realizados nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile. Ao entrar no Estádio Nacional do Chile para a cerimônia de abertura da 19ª edição na sexta-feira (20/10), o Time Brasil precisará realizá-los e terá a participação de 621 atletas, sendo 342 homens e 279 mulheres, e os feitos são: vagas olímpicas para Paris 2024 e a manutenção entre as três principais potências do continente sul-americano no quadro de medalhas. 

“O COB quer sempre fazer amanhã melhor do que fez ontem. O trabalho foi desenvolvido para que haja evolução da participação brasileira nos Jogos Pan-americanos. Temos sempre por objetivo evoluir em nossas participações nas principais competições em que organizamos a delegação brasileira. Nosso produto é a medalha e somos responsáveis por traçar estratégias para melhorar sempre e potencializar nossas chances de classificação e bons resultados em Jogos Olímpicos e Pan-americanos.”, afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da missão brasileira em Santiago, complementando sobre as expectativas em relação ao desempenho do Time Brasil e a estrutura oferecida aos atletas no Chile.

“Atletas já chegaram, a estrutura toda montada, serviços médicos, fisioterápicos, área de saúde mental, enfim, todas as áreas disponíveis aos atletas. Agora é isso, estamos assim, nesse misto de ansiedade e confiança para o início da competição.”, concluiu Rogério, após os anos de um minucioso planejamento e de dedicação da entidade no torneio. 

Foco também no quadro de medalhas

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago são importante janela de classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024, com 33 modalidades distribuindo vagas, ou pontos para o ranking olímpico ou valendo marcas. Serão 21 modalidades com classificações direta, além de outras 12 com pontuações importantes para o ranking. Atualmente, o Brasil já conta com 105 vagas para os Jogos Olímpicos do ano que vem. 

Outro grande objetivo do COB para o Pan de Santiago é a manutenção do país entre os três primeiros colocados no quadro de medalhas. Na última edição, em 2019 em Lima, no Peru, o Brasil ficou em segundo, quebrando os recordes de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169), atrás somente dos Estados Unidos. Além disso, foram conquistadas 29 vagas olímpicas. 

A delegação brasileira em Santiago vem forte, com representantes em 60 modalidades. Medalhistas olímpicos, mundiais e grandes nomes do esporte brasileiro estarão presentes, como Rebeca Andrade e Arthur Nory, da ginástica artística; Ana Marcela Cunha, das águas abertas; Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade; Darlan Romani, do atletismo; Bia Ferreira e Abner Teixeira, do boxe; Rafaela Silva, Rafael Silva, Ketleyn Quadros e Daniel Cargnin do judô; Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; Rayssa Leal e Pâmela Rosa, do skate; Maicon Andrade, do taekwondo; Doda e Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Felipe Wu, do tiro esportivo; Martine Grael e Kahena Kunze, da vela; Marcus D'Almeida, do tiro com arco; Luisa Stefani, do tênis; Hugo Calderano, do tênis de mesa, e muitos outros. 

Delegação Time Brasil

A delegação do Time Brasil em Santiago 2023 será de 622 atletas, além de 11 reservas, e diversos oficiais do COB e das confederações, totalizando 1.020 pessoas. Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile, começam na sexta-feira (20/10) e vai até domingo (5/11), reunindo mais de sete mil atletas de 41 países do continente sul-americano. A competição está na sua 19ª edição e tem a chancela da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA, em inglês e Panam Sports, em espanhol).   

Passaporte para Paris

Os Jogos Pan-americanos 2023 terão um peso ainda maior para uma série de modalidades. São 21 esportes com possibilidades de vagas diretas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Além disso, há dez modalidades com vaga indireta, ou seja, valem pontos importantes no ranking para classificação. Natação, Atletismo, Triatlo e Basquete 3x3 são algumas delas. 

As vagas diretas são Boxe, Breaking, Escalada Esportiva, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Handebol, Hipismo Adestramento, Hipismo CCE, Hipismo Saltos, Hóquei sobre Grama, Nado Artístico, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Surfe, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Vela.

 Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários