Fluminense foi campeão pela 1ª vez da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023


- Crédito da foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Clube (FFC)

- Legenda: O Fluminense derrotou o Boca Juniors (Argentina) pelo placar de 2 x 1. No tempo normal, Germán Cano (nº 14 na foto) fez para o tricolor. E Luis Advíncula marcou. No 1º tempo da prorrogação, John Kennedy fez o gol do título. O confronto aconteceu no sábado (4/11), no Maracanã, no Rio E foi válido pela final da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023. A 64ª edição teve a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) 

 
Glória Eterna pela 1º vez. O Fluminense venceu o Boca Juniors (Argentina) pelo placar de 2 x 1. No 1º tempo, o tricolor marcou com Germán Cano aos 36 minutos (min). Na etapa final, Luis Advíncula igualou para os argentinos aos 27 min (72 min). No 1º tempo da prorrogação, John Kennedy fez aos 9 min (99 min).

O público pagante foi de 69.232, com uma renda de R$ 31.702.250,00 reais. O confronto aconteceu no sábado (4/11) no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro. E foi válido pela final da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2023. O torneio está na 64ª edição e teve a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Os gols

No 1º tempo, o Flu marcou com Germán Cano aos 36 min. Começou com Keno pelo lado direito. Ele acionou Jhon Arias. O colombiano recebeu e tocou novamente para o camisa 11. Avançou até a linha de fundo e tocou para dentro da área para Cano. O camisa 14 deu um toque de primeira, sem chances para o goleiro Romero. Boca Juniors 0 x 1 Fluminense

No 2º tempo, Luis Advíncula fez aos 27 min (72 min). Ele recebeu pelo lado direito, avançou e da entrada da área tocou no canto esquerdo de Fábio, que não alcançou. Boca Juniors 1 x 1 Fluminense

No 1º tempo da prorrogação, John Kennedy marcou aos 9 min (99 min). Começou com o lateral esquerdo Diogo Barbosa. Ele tocou para Keno, que de cabeça deu um leve toque para John Kennedy. O camisa 9 recebeu e acertou um chute no canto direito de Romero, que não conseguiu fazer a defesa. Boca Juniors 1 x 2 Fluminense        

Campanha até o título

Com a vitória, o Fluminense garantiu vaga para o Mundial de Clubes 2023. A competição tem a chancela da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação) e será na Arábia Saudita, no período de 12 a 22 de dezembro. 

Para chegar até o troféu da Glória Eterna pela 1ª vez, a campanha foi esta. O tricolor iniciou no grupo D e foi o primeiro colocado com 10 pontos, tendo 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, em 6 partidas. Venceu Sporting Cristal (Peru) por 3 x1, no Peru; The Strongest (Bolívia) por 1 x 0, no Rio; e River Plate (Argentina) por 5 x 1, no Rio. Empatou com os peruanos em 1 x 1, no Rio. E as duas derrotas foram fora de casa. Sendo 1 x 0 para os bolivianos e os 2 x 0 para os argentinos. 

Nas oitavas de final encarou o Argentino Juniors (Argentina). Empatou em 1 x 1, na Argentina. E na volta, no Rio, ganhou de 2 x 0. Nas quartas, eliminou o Olímpia (Paraguai). Na ida, no Rio, venceu por 2 x 0. E no Paraguai, outro resultado positivo desta vez fez 3 x 1. E seguiu em frente. Na semifinal, o adversário foi o Internacional (Rio Grande do Sul). No Rio, o jogo nº 1 ficou em 2 x 2. E no Rio Grande do Sul, o segundo duelo foi 2 x 1. E na decisão única, vitória por 2 x 1 sobre o Boca Juniors (Argentina) Ao todo foram 13 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.    

- Confira o resultado da final da Copa Libertadores 2023 

- Final 

- Jogo de ida

- sábado (4/11)

- Boca Juniors (Argentina) 1 x 2 Fluminense 

- Gols do Flu: Germán Cano e John Kennedy

- Local: Maracanã - Tijuca - Rio de Janeiro

- Resultado: 3 pontos

- Classificação: título de 2023 e vaga garantida no Mundial de Clubes FIFA na Arábia Saudita 

- Fonte: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) 

Comentários