Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, receberá a 1ª semana do Feminino nos dias 14 a 19 de maio pela 6ª edição da Liga das Nações de Voleibol 2024


- Crédito: Notícias dos Esportes

- Legenda: O ginásio Gilberto Cardoso Filho, mais conhecido como Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, será palco da 1ª semana da Liga das Nações de Voleibol 2024 (VNL). A divulgação aconteceu na sexta-feira (8/12) pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês). No feminino, o palco receberá os jogos de Brasil, Canadá, Estados Unidos, Sérvia, China, Canadá, República Dominicana, Tailândia e Coréia do Sul, nos dias 14 a 19 de maio de 2024. O torneio vai para a 6ª edição e tem a chancela da FIVB, em inglês.  

Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês) divulgou ontem (8/12) a tabela do feminino na Liga das Nações de Voleibol 2024. O torneio terá 16 equipes, sendo Alemanha, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Holanda, República Dominicana, Polônia, Sérvia, Tailândia e Turquia, e será realizado em 3 semanas com cada sede definida.

Na 1ª semana, o Brasil será sede, e os jogos acontecerão no ginásio Gilberto Cardoso Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O palco está localizado no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro. E as datas serão de 14 a 19 de maio de 2024. Além das brasileiras, o público poderá ver Estados Unidos, Sérvia, China, Canadá, República Dominicana, Tailândia e Coréia do Sul. 

Em Antália, na Turquia, o público poderá ver atletas da Itália, Polônia, Japão, Alemanha, Holanda, Bulgária, França e mais os turcas. O período será o mesmo da cidade brasileira. 

Em 2023, Brasília, no Distrito Federal, recebeu a 2ª semana da VNL. Os jogos foram no ginásio Nilson Nelson e foi no período de 14 a 18 de junho. A seleção teve como adversárias Coréia do Sul, Sérvia, Alemanha e Estados Unidos. Elas ganharam das sul-coreanas (3 x 0 sets), das sérvias (3 x 2 sets) e das alemães (3 x 1 sets). Só perderam para as norte-americanas (3 x 0 sets). 

Time viajará na 2ª e 3ª semanas

Na 2ª semana, as brasileiras vão para Macau, na China. Além das chinesas, a seleção enfrenta Itália, Japão, República Dominicana, Holanda, Tailândia e França. A outra sede será em Arlington, nos Estados Unidos, com Turquia, Polônia, Sérvia, Alemanha, Canadá, Bulgária, Coréia do Sul e mais as norte-americanas. As datas serão de 28 de maio a 2 de junho. 

Na 3ª semana, a seleção viajará para Hong Kong, na China, onde vai encarar China, Turquia, Polônia, República Dominicana, Alemanha, Tailândia e Bulgária. No Japão, numa cidade a ser definida pela FIVB, as japonesas jogam contra Estados Unidos, Itália, Sérvia, Holanda, Canadá, França e Coréia do Sul. As datas serão de 11 a 16 de junho.  

Brasil tentará o segundo título

Após 3 semanas de primeira fase, a VNL conhecerá os oito melhores classificados para a próxima fase. Ou seja, após 12 rodadas, a competição entra na Fase Final, com duelos nas quartas, semifinal e a decisão. A FIVB ainda vai definir a cidade, o local e os horários da 6ª edição. O período será de 20 a 23 de junho. Lembrando que o país-sede tem vaga garantida. 

Lembrando que o Brasil, tanto no masculino quanto no feminino, está classificado para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Em cinco edições do torneio, o histórico da seleção é este, contando a Fase Final (vide abaixo).

- Confira a campanha do feminino em edições da VNL - 2018 até 2023

1) 2018 - Nanquim - China - 4º lugar. Os Estados Unidos foram os campeões

2) 2019 - Nanquim - China - 2º lugar. Os Estados Unidos foram os campeões 

3) 2020 - não teve por causa da pandemia de Covid-19

4) 2021 - Rimini - Itália - 2º lugar. Os Estados Unidos foram os campeões  

5) 2022 - Ancara - Turquia - 2º lugar. A Itália foi a campeã

6) 2023 - Arlington - Estados Unidos - 5º lugar. A Turquia foi a campeã   

– Fonte: Federação Internacional de Voleibol (FIVB, em inglês) 

 

Comentários