Fluminense perdeu para a LDU por 1 x 0, no Equador, à 2.850 metros de altitude acima do nível mar pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana Adulto Masculino de Futebol 2024


- Crédito da foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense Football Clube (FFC)

- Data da foto: quinta-feira - 22 de fevereiro de 2024

- Legenda: O Fluminense perdeu para a Liga Desportiva Universitaria (LDU) de Quito (Equador) pelo placar de 1 x 0. O gol foi de Alex Arce aos 92 minutos do segundo tempo (92'). O confronto aconteceu no estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, a uma altitude de 2.850 metros acima do nível do mar. E foi realizado na quinta-feira (22/2) pelo jogo de ida da Recopa Conmebol Sul-Americana Adulto Masculino de Futebol 2024. O torneio está na 32ª edição e tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)
  


Fluminense perdeu para a Liga Desportiva Universitaria (LDU) de Quito (Equador) pelo placar de 1 x 0. O único gol foi de Alex Arce aos 92 minutos do segundo tempo (92'). Pelo lado esquerdo, Piovi cobrou falta. A zaga tricolor não cortou e o camisa 19 tocou para as redes. O auxiliar marcou impedimento. Mas, o árbitro central Andres Rojas (Colômbia) foi chamado pelo árbitro de vídeo (VAR). E o VAR constatou que Alex estava na mesma linha de Thiago Santos. E o gol foi confirmado. 

No primeiro tempo, Marcelo lançou Germán Cano. O camisa 14 recebeu e avançou até a área. Mas na hora de chutar, ele foi derrubado por Quiñonez dentro da grande área. O defensor utilizou a mão em cima do ombro para deslocar o atacante. Pênalti. O colombiano Rojas não marcou nada. Porém, o árbitro de vídeo começou a dialogar com ele. E pediu para ir à cabine do VAR para ver a sequência da jogada. No final, Andres manteve a sua decisão e seguiu o jogo.

A partida foi paralisada duas vezes no primeiro tempo, após as luzes do estádio caírem. Porém, elas voltaram a acender em instantes. O confronto aconteceu na quinta-feira (22/2) no estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como Casa Blanca, numa altitude de 2.850 metros acima do mar, em Quito, no Equador. E foi válido pelo jogo de ida da Recopa Conmebol Sul-Americana Adulto Masculino de Futebol 2024. O torneio está na 32ª edição e tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Situação para a volta 

Com este resultado, o Fluminense precisa de uma situação, que é vencer por 2 ou mais gols de diferença para ser campeão. Se vencer por 1 gol de diferença (1 x 0, 2 x 1, etc.), a partida vai para a prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se persistir a igualdade, os jogadores disputam as cobranças de penalidades. A LDU tem duas vantagens, que é uma vitória simples ou um empate, com ou sem gols. O jogo de volta acontece na quinta-feira (29/2) no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro, às 21h30min (de Brasília). 

Histórico entre os times 

Esta será a 3ª final entre Fluminense e LDU Quito (Equador) em torneios sul-americanos. A primeira foi em 2008 pela Conmebol Libertadores da América. O título foi para os equatorianos após as cobranças de penalidades de 3 x 1 no jogo de volta. No tempo normal, vitória carioca por 3 x 1. O segundo jogo foi no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na ida, em Quito, no Equador, o placar foi de 4 x 2 para os mandantes. No agregado, o placar final foi de 5 x 5 e assim teve os pênaltis. 

A segunda foi em 2009 pela Conmebol Sul-Americana. Na ida, em Quito, vitória dos merengues por 5 x 1. Na volta, no Rio, o tricolor venceu por 3 x 0. No agregado, o placar final foi de 5 x 4 e o título foi para o adversário. 

A terceira final será em 2024 e vai envolver o campeão da Libertadores (Flu) com o da Sul-Americana (LDU). 

Cariocas no torneio

A edição de 2024 da Recopa Sul-Americana será a de número 32 na história. E já teve outras equipes do Rio de Janeiro disputando o torneio. Em 1994, o Botafogo enfrentou o São Paulo (São Paulo) em jogo único e perdeu por 3 x 1. O Glorioso ganhou a Copa Conmebol de 1993. Já o tricolor paulista venceu a Libertadores e a Supercopa de 1993. 

O Flamengo disputou duas vezes e saiu com um resultado positivo e negativo. Em 2020, o Rubro-Negro faturou o título em cima do Independiente Del Valle (Equador). Empate na ida em 2 x 2, no Equador, e vitória na volta, no Rio, por 3 x 0. O Flamengo foi campeão da Libertadores de 2019. E o Del Valle foi da Sul-Americana de 2019. 

Em 2023, o triunfo foi do Del Valle. As equipes se enfrentaram novamente na disputa do troféu. Os equatorianos venceram em casa por 1 x 0. Na volta, no Rio, os flamenguistas ganharam de 1 x 0. E assim, o jogo foi para as disputas de penalidades. E os equatorianos fizeram 5 x 4. Flamengo foi campeão da Libertadores de 2022 e o Del Valle da Sul-Americana de 2022. 

Time equatoriano tem dois títulos

Pela Recopa Conmebol Sul-Americana, a LDU venceu duas vezes o torneio. Em 2009 bateu o Internacional (Rio Grande do Sul) com duas vitórias, sendo 1 x 0, no Rio Grande do Sul, e um 3 x 0 em casa. A LDU foi campeão da Libertadores de 2008. Já o Colorado venceu a Sul-Americana de 2008.

A segunda vez foi em 2010, quando superou o Estudiantes (Argentina). Venceu em casa por 2 x 0 e empatou em 0 x 0 na Argentina. A LDU venceu a Sul-Americana de 2009. Já o time argentino ganhou a Libertadores de 2009.

Lembrando que em 2024 o torneio estará na sua 32ª edição. Do período de 1989 até 1998 a Recopa envolvia o campeão da Libertadores com a da Supercopa. Tirando 1994 que foi citado acima. De 1999 até 2002, a Conmebol não realizou a competição. O retorno aconteceu em 2003 e seguiu até 2023, quando passou a ser entre os campeões da Libertadores com da Sul-Americana.   

Regulamento de 2023

A decisão de 2023 envolveu o Independiente Del Valle (Equador) e o Flamengo. Na ida, no Equador, vitória do Del Valle por 1 x 0. Na volta, no Rio, o Rubro-Negro devolveu o 1 x 0. No agregado, o resultado ficou em 1 x 1. E foi para as cobranças de penalidades. O time equatoriano venceu por 4 x 5. O Flamengo foi o campeão da Libertadores de 2022, enquanto o Del Valle foi da Sul-Americana de 2022.

Em caso de igualdade de pontos ao final dos dois partidos, os critérios de desempate são: 1º) melhor saldo de gols (através da diferença dos gols marcados e dos gols recebidos); 2º) mantendo a igualdade, a partida irá para a prorrogação de 30 minutos (min), dividida em dois tempos de 15 min; 3º) persistindo o empate, os times disputam as cobranças de penalidades, conforme as normas estipuladas pela FIFA

- Confira a agenda da Recopa Sul-Americana 2024

- Jogo de ida

- quinta-feira (22/2)

- LDU (Equador) 1 x 0 Fluminense

- Gol da LDU: Alex Arce

- Local: estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como Casa Blanca - Quito - Equador

- Resultado: 0 ponto 


- Jogo de volta

- quinta-feira (29/2)

- Fluminense x LDU (Equador)

- Local: estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã

- Horário: 21h30min (de Brasília)


- Situação de Flu e LDU

- Fluminense: vitória por 2 ou mais gols de diferença

- LDU: empate, com ou sem gols, e vitória simples

- Pênaltis: vitória do Flu por 1 gol de diferença (1 x 0, 2 x 1, etc.)

- Fonte: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) 

Comentários