João Fonseca venceu Arthur Fils (França) por 2 x 0 sets e avançou para as oitavas de final do Rio Open de Tênis
- Crédito da foto: Fotojump/Rio Open
|
O atleta João Fonseca (Rio de Janeiro) avançou para a próxima fase na chave de simples da 10ª edição do Rio Open de Tênis 2023. Pela primeira rodada (R32), o carioca venceu Arthur Fils (França) por 2 x 0 sets, parciais de 6/0 e 6/4. A partida aconteceu na quarta-feira (21/2) na Quadra Guga Kuerten no saibro do Jockey Club Brasileiro, na Gávea, na zona Sul do Rio de Janeiro. O torneio é a maior competição da América do Sul, sendo um ATP Tour 500. E tem a chancela da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
E com este resultado, João avançou para as oitavas de final (R16) e vai encarar Cristian Garin (Chile). O chileno derrotou Roberto Carballes Baena (Espanha) por 2 x 1 sets, parciais de 2/6, 6/6, sendo 7/1 no tie-brake e 6/3.
Tenista com uma relação especial com o ATP 500 carioca, onde esteve desde a primeira edição como espectador e depois como sparring, até a estreia na competição, Fonseca conseguiu já na segunda participação na chave de simples vencer jogando em casa, com o apoio da torcida para derrubar o número 36 do mundo em uma atuação contundente em parciais de 6/0 e 6/4.
Após a vitória na qual se tornou o primeiro brasileiro a aplicar um 'pneu' na chave de simples, Fonseca ressaltou a influência do Rio Open para sua decisão de se tornar um tenista: "O Rio Open me inspirou a jogar tênis quando eu era uma criancinha.".
"Venho desde a primeira edição, é muito especial para mim essa vitória, não poderia ter sido melhor, diante de toda a minha família, de todos os meus amigos, basicamente todo mundo que eu conheço, então estou muito feliz não só pela vitória, mas como foi.", disse em entrevista coletiva.
Ainda em quadra o jovem destacou o fato de jogar tão perto de casa, com a família e os amigos torcendo de perto, além do desenvolvimento que teve nos últimos meses para chegar a esta vitória. "Nos últimos meses eu estava focado em meu progresso e este é o resultado. Estou muito mais maduro e aqui é onde eu pertenço. Quero estar nesses grandes estádios!.".
Fonseca explicou a estratégia que adotou para enfrentar Fils, que é o número 36 do ranking mundial, tentando pressionar a todo momento o serviço do francês.
"Sabia que seria um jogo difícil, mas sabia que ele seria favorito, a pressão estaria para o outro lado e joguei isso ao meu favor. Estava com a torcida, a preparação de hoje foi muito boa, muito focada, máxima intensidade desde o primeiro tempo e sabia que no segundo set se eu desse uma brecha ele iria pegar, então tinha que fechar as portas e foi isso o que eu fiz muito bem. Mantive meus saques e sempre na devolução fazendo ele jogar.", analisou.
Fils reconheceu a superioridade de João Fonseca na partida enquanto ainda tentava entender a forma como foi derrotado pelo carioca e fez elogios ao jogo e ao potencial que o novato tem para crescer no circuito.
"Não sei o que aconteceu no jogo. Ele jogou muito bem, batendo muito forte na bola e estava difícil controlar a bola. Talvez eu tenha começado um pouco lento, mas eu sabia que seria um jogo certamente difícil.", disse Fils.
"Ele é um grande jogador e eu tentei o meu melhor, mas ele estava jogando muito bem. Parabéns a ele por ter feito um grande trabalho. Ele fez tudo bem hoje, não teve nenhuma fraqueza. Eu tentei em seu forehand e em seu backhand e ele devolvia todas. É um grande jogador, com um grande futuro pela frente.", acrescentou.
O adversário de Fonseca na segunda rodada será o chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open em 2020. A classificação do carioca garante quatro representantes brasileiros nas oitavas de final do maior torneio da América do Sul pela primeira vez, com ele se juntando a Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Thiago Wild.
Rodada começa mais cedo nesta quinta-feira após a interrupção pela chuva
A chuva interrompeu a programação do Rio Open na noite desta quarta-feira durante o segundo set da partida entre o brasileiro Thiago Wild e o espanhol Jaume Munar na Quadra Guga Kuerten. A rodada será retomada nesta quinta-feira, às 15h. O jogo entre o atual campeão Cameron Norrie e o chileno Tomas Barrios Vera acontece não antes das 16h30.
A sessão noturna terá o duelo entre os brasileiros Thiago Monteiro e Felipe Meligeni Alves, com João Fonseca fechando a Quadra Guga Kuerten no confronto com o chileno Cristian Garin, campeão de 2020.
Rafael Matos vence confronto brasileiro e elimina Marcelo Melo
No confronto entre duplas de brasileiros na primeira rodada do Rio Open, Rafael Matos levou a melhor atuando ao lado de Nicolas Barrientos (Colômbia) contra Marcelo Melo e o holandês Matwe Middelkoop, vencendo com parciais de 3/6, 6/4 e 10/6. Eles enfrentam na segunda rodada os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz.
João Fonseca participa de ação com os cãodulas
Depois da primeira vitória da carreira na ATP, João Fonseca participou da ação CãoDulas no Rio Open, realizada em parceria com a PremieRpet, que é voltada para incentivar a adoção de cachorros resgatados. Cachorros que participaram da ação, como Lobinha, Tigrinha, Nico e Úrsula, também estão disponíveis para adoção.
"Eu adoro cachorro, tenho três, tinha quatro e um acabou morrendo recentemente, mas eu adoro cachorro, acho muito legal a iniciativa. É minha segunda vez participando, ano retrasado eu participei e estou feliz pela iniciativa do Rio Open", disse Fonseca.
– Confira todos os campeões na chave de simples do Rio Open – 2014 até 2023
– 1ª edição – 2014 – Rafael Nadal (Espanha)
– 2ª edição – 2015 – David Ferrer (Espanha)
– 3ª edição – 2016 – Pablo Cuevas (Uruguai)
– 4ª edição – 2017 – Dominic Thiem (Áustria)
– 5ª edição – 2018 – Diego Schwartzman (Argentina)
– 6ª edição – 2019 – Laslo Djere (Sérvia)
– 7ª edição – 2020 – Cristian Garin (Chile)
– 2021 – não teve, por causa da pandemia de Covid-19
– 8ª edição – 2022 – Carlos Alcaraz (Espanha)
– 9ª edição – 2023 – Cameron Norrie (Grã-Bretanha)
– Fonte: Rio Open de Tênis
Comentários
Postar um comentário