Thiago Monteiro avançou para as oitavas de final do Rio Open de Tênis após lesão de Carlos Alcaraz (Espanha)


- Crédito da foto: Fotojump/Rio Open

- Data da foto: terça-feira - 20 de fevereiro de 2024            

- Legenda da foto: O brasileiro Thiago Monteiro (Fortaleza/Ceará) (camisa azul) avançou para as oitavas de final do Rio Open de Tênis 2024. O cearense foi contemplado com a vitória, após Carlos Alcaraz (Espanha) (esquerda na foto) sentir uma lesão no 1ª game do 1º set. O espanhol torceu o pé e não conseguiu continuar em quadra, quando jogo estava no empate em 1 x 1. O duelo aconteceu na terça-feira (20/2), na quadra de saibro do Jockey Club Brasileiro, na Gávea, na zona Sul do Rio de Janeiro. O torneio está na 10ª edição e tem a chancela da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).  

O atleta Thiago Monteiro (Fortaleza/Ceará) avançou para a próxima fase na chave de simples da 10ª edição do Rio Open de Tênis 2023. Pela primeira rodada (R32), o cearense foi declarado o vencedor contra Carlos Alcaraz (Espanha). No 1º game do 1º set, o espanhol se retirou da partida ao sofrer uma lesão logo no início da partida. E o placar estava em 1 x 1. A partida aconteceu na terça-feira (20/2) na Quadra Guga Kuerten no saibro do Jockey Club Brasileiro, na Gávea, na zona Sul do Rio de Janeiro. O torneio é a maior competição da América do Sul, sendo um ATP Tour 500. E tem a chancela da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

E com este resultado, Thiago vai enfrentar Felipe Meligeni (Campinas/São Paulo) pelas oitavas de final (R16). O paulista derrotou Pedro Cachin (Argentina) por 2 x 1 sets, parciais de 6/2, 3/6 e 6/3.

Alcaraz torceu o pé em quadra ainda no segundo ponto da partida. Ele tentou voltar, jogou dois games, até decidir se retirar. Ele explicou em entrevista coletiva como foi a decisão de não continuar em quadra e considerou que sua lesão foi falta de sorte.

"Eu pisei meio forte quando estava trocando de direção e caí. Foi um pouco de falta de sorte, eu estava com uma boa expectativa, esse é um torneio onde sempre jogo bem, então vou embora um pouco triste por não terminar um jogo como esse, mas são coisas que acontecem.", disse Alcaraz.

Classificado para enfrentar Felipe Meligeni em um duelo de brasileiros nas oitavas de final, Thiago Monteiro lamentou a lesão do adversário e desejou rápida recuperação no circuito.

"É torcer pela rápida recuperação dele. É um cara que é uma grande referência no tênis, em todos os torneios é a estrela, é quem se espera ir longe, está dominando ultimamente nessa nova geração no circuito, um cara que eu admiro muito. A gente sabe o quanto cada um se esforça para estar preparado para esses grandes torneios, esses jogos e acabar tendo uma atuação tão curta por causa de uma lesão é sempre chato, só desejo realmente uma boa recuperação para o Carlitos.", disse Monteiro.

Adversário de Thiago Monteiro nas oitavas de final, Felipe Meligeni conseguiu sua primeira vitória na chave principal do Rio Open ao superar o argentino Pedro Cachin em uma batalha de 1h56minutos, vencida por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3.

"No terceiro set estava com break abaixo, não deixei de lutar em nenhum momento. A torcida me ajudou de mais, jogar no Brasil é muito especial, a galera te puxa nos momentos difíceis e hoje foi um deles, estou muito contente, é a primeira vez que eu ganho uma rodada na chave principal aqui, então vem sendo uma semana muito positiva, venho melhorando a cada jogo mentalmente, então estou bem contente, é seguir nesse foco e nesse trabalho.", disse Felipe.

– Confira todos os campeões na chave de simples do Rio Open – 2014 até 2023

– 1ª edição –  2014 – Rafael Nadal (Espanha)

– 2ª edição – 2015 – David Ferrer (Espanha)

– 3ª edição – 2016 – Pablo Cuevas (Uruguai)

– 4ª edição – 2017 – Dominic Thiem (Áustria)

– 5ª edição – 2018 – Diego Schwartzman (Argentina) 

– 6ª edição – 2019 – Laslo Djere (Sérvia)

– 7ª edição – 2020 – Cristian Garin (Chile)

– 2021 – não teve, por causa da pandemia de Covid-19

– 8ª edição – 2022 – Carlos Alcaraz (Espanha)

– 9ª edição – 2023 – Cameron Norrie (Grã-Bretanha) 

– Fonte: Rio Open de Tênis  

Comentários