Fluminense derrotou a LDU de Quito (Equador) por 2 x 0, no Maracanã, e foi campeão da 32ª edição da Recopa Conmebol Sul-Americana Adulto Masculino de Futebol 2024





- Crédito da foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Clube (FFC)

- Data da foto: quinta-feira - 29 de fevereiro de 2024

- Legenda: O Fluminense derrotou a Liga Desportiva Universitaria (LDU) de Quito (Equador) pelo placar de 2 x 0, com os dois gols de Jhon Arias ambos na etapa final. O primeiro foi aos 75 minutos e 58 segundos (75'58"). E o outro de pênalti aos aos 86 minutos e 14 segundos (86'14"). O confronto aconteceu no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, na Tijuca, no Rio de Janeiro. E foi realizado na quinta-feira (29/2) pelo jogo de volta da Recopa Conmebol Sul-Americana Adulto Masculino de Futebol 2024. O torneio está na 32ª edição e tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)
  

O Fluminense derrotou a Liga Desportiva Universitaria (LDU) de Quito (Equador) pelo placar de 2 x 0, com dois gols de Jhon Arias ambos na etapa final. O confronto aconteceu na quinta-feira (29/2) no estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã, na Tijuca, no Rio de Janeiro. E foi válido pelo jogo de volta da Recopa Conmebol Sul-Americana Adulto Masculino de Futebol 2024. O torneio está na 32ª edição e tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Havia a presença ilustres de vários dirigentes e de celebridades. Os presidentes da Conmebol, Alejandro Domínguez, da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, e do presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, estiveram presentes no estádio. A torcida fez um show, com balões, cânticos, uma bandeira de camisa do clube foi apresentada, sinalizadores. Uma bela festa.

Os gols   

O primeiro gol de Jhon Arias foi aos 75 minutos e 58 segundos (75'58"),no caso aos 30 minutos e 58 segundos. Começou com Douglas Costa iniciando o ataque pelo lado direito. Ele aciona Samuel Xavier. O camisa 2 recebeu e cruzou para a área. A bola foi para o colombiano, que sozinho, cabeceou no canto esquerdo do goleiro Dominguez, que não alcançou. Gol do Flu. Fluminense 1 x 0 LDU

O segundo foi de Arias de pênalti aos 86 minutos e 14 segundos (86'14"). Novamente pelo lado direito com Douglas Costa. O camisa 90 recebeu e tocou para Renato Augusto. O meia estava com a bola e foi derrubado por Valverde. O defensor equatoriano pisou nos pés do meia dentro da área. O árbitro assinalou a infração. Jhon Arias recebeu a bola de Marcelo. E na marca do cal, ele cobrou no ângulo esquerdo de Dominguez, que não alcançou. Gol do Flu. Fluminense 2 x 0 LDU

Lembrando que no primeiro tempo, o árbitro Facundo Tello (Argentina) deu apenas 2 minutos de acréscimos. Já que os equatorianos demoravam para iniciar a jogada. E a comissão técnica do Fluminense reclamava. Após o time carioca virar para 2 x 0, o árbitro de campo assinalou 6 minutos de acréscimos. E a delegação tricolor chiou bastante. E o reclamante passara a ser os equatorianos. Antes do segundo gol e com a confusão à beira do campo, John Kennedy foi expulso aos 79 minutos (79'). E depois foi Diogo Barbosa aos 91 minutos. 

No final, a festa foi tricolor para o deleite do público. Aliás este foi o maior deste ano. Foram 56.050 pagantes, com 61.217 presentes. A renda foi de R$ 5. 897.327,50 reais.     

Histórico entre os times 

Esta foi a 3ª final entre Fluminense e LDU Quito (Equador) em torneios sul-americanos. A primeira foi em 2008 pela Conmebol Libertadores da América. O título foi para os equatorianos após as cobranças de penalidades de 3 x 1 no jogo de volta. No tempo normal, vitória carioca por 3 x 1. O segundo jogo foi no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na ida, em Quito, no Equador, o placar foi de 4 x 2 para os mandantes. No agregado, o placar final foi de 5 x 5 e assim teve os pênaltis. 

A segunda foi em 2009 pela Conmebol Sul-Americana. Na ida, em Quito, vitória dos merengues por 5 x 1. Na volta, no Rio, o tricolor venceu por 3 x 0. No agregado, o placar final foi de 5 x 4 e o título foi para o adversário. 

A terceira final foi em 2024 e envolveu o campeão da Libertadores (Flu) com o da Sul-Americana (LDU). E o tricolor venceu a LDU por 2 x 0, na final da Recopa Sul-Americana. No agregado dos dois jogos, o placar final ficou 2 x 1 para o Flu. Na ida, perdeu por 1 x 0, em Quito. E na volta, o resultado citado. 

Cariocas no torneio

Com este resultado, o Fluminense se juntou ao Flamengo com a conquista. Apenas o Botafogo perdeu na sua história. Em se tratando de conquistas internacionais, o tricolor precisa de dois troféus que são o Mundial de Clubes e a Copa Sul-Americana. E já em solo brasileiro, o clube não tem a Supercopa do Brasil. Ou seja, falta apenas 1 para igualar o Flamengo, que é o Mundial de Clubes. E apenas dois para se juntar ao São Paulo, com a Copa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil. A equipe paulista tem todos os títulos na sua galeria. E fazer com que o Flu seja campeão de todos os títulos na sua história.   

A edição de 2024 da Recopa Sul-Americana foi a de número 32 na história. E já teve outras equipes do Rio de Janeiro disputando o torneio. Em 1994, o Botafogo enfrentou o São Paulo (São Paulo) em jogo único e perdeu por 3 x 1. O Glorioso ganhou a Copa Conmebol de 1993. Já o tricolor paulista venceu a Libertadores e a Supercopa de 1993. 

História do torneio

O Flamengo disputou duas vezes e saiu com um resultado positivo e negativo. Em 2020, o Rubro-Negro faturou o título em cima do Independiente Del Valle (Equador). Empate na ida em 2 x 2, no Equador, e vitória na volta, no Rio, por 3 x 0. O Flamengo foi campeão da Libertadores de 2019. E o Del Valle foi da Sul-Americana de 2019. 

Em 2023, o triunfo foi do Del Valle. As equipes se enfrentaram novamente na disputa do troféu. Os equatorianos venceram em casa por 1 x 0. Na volta, no Rio, os flamenguistas ganharam de 1 x 0. E assim, o jogo foi para as disputas de penalidades. E os equatorianos fizeram 5 x 4. Flamengo foi campeão da Libertadores de 2022 e o Del Valle da Sul-Americana de 2022. 

Lembrando que em 2024 o torneio foi para a sua 32ª edição. Do período de 1989 até 1998 a Recopa envolvia o campeão da Libertadores com a da Supercopa. Tirando 1994 que foi citado acima. De 1999 até 2002, a Conmebol não realizou a competição. O retorno aconteceu em 2003 e seguiu até 2023, quando passou a ser entre os campeões da Libertadores com da Sul-Americana.   

- Confira a agenda da Recopa Sul-Americana 2024

- Jogo de ida

- quinta-feira (22/2)

- LDU (Equador) 1 x 0 Fluminense

- Gol da LDU: Alex Arce

- Local: estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como Casa Blanca - Quito - Equador

- Resultado: 0 ponto 

 

- Jogo de volta

- quinta-feira (29/2)

- Fluminense 2 x 0 LDU (Equador)

- Gols do Flu: Jhon Arias (2 vezes)

- Local: estádio jornalista Mario Filho, mais conhecido mundialmente como Maracanã

- Resultado: 3 pontos

- Ida: LDU 1 x 0 Fluminense

- Volta: Fluminense 2 x 0 LDU

 Agregado dos jogos: Fluminense 2 x 1 LDU

- Situação: Fluminense campeão da Recopa Sul-Americana 2024

- Fonte: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)  

 

Comentários