Brasil enfrenta Nigéria, Japão e Espanha pelo grupo C do Futebol Feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024
- Crédito da foto: Staff imagens/Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
|
O técnico Arthur Elias convocou as 18 atletas da Seleção Brasileira Adulta Feminina de Futebol para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A solenidade aconteceu na terça-feira (2/7), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As partidas acontecem no período de 24 de julho a 9 de agosto. O torneio está na 33ª edição e tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI, em inglês).
As brasileiras caíram no grupo C ao lado de Espanha, Japão e Nigéria. Elas estreiam na quinta-feira (25/7) contra as nigerianas, em Bordeaux, às 15h (de Brasília). Na segunda rodada, encaram as japonesas, no domingo (28/7), no Parc des Princes, às 13h (de Brasília). E encerram a primeira fase contra as espanholas, na quarta-feira (31/7), às 13h (de Brasília), em Bordeaux.
Convocadas para Paris 2024
O comandante chamou Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG) como goleiras; Tarciane, do Houston Dash (Estados Unidos), Rafaelle, do Orlando Pride (Estados Unidos) e Thais Ferreira, do UD Tenerife (Espanha) como zagueiras; Antônia (CBF), Tamires (Corinthians) e Yasmin (Corinthians) como laterais; Yaya (Corinthians), Duda Sampaio (Corinthians) e Ana Vitória, do Atlético de Madrid (Espanha) como meio-campistas; Gabi Portilho (Corinthians), Adriana, do Orlando Pride (Estados Unidos), Kerolin, do North Carolina Courage (Estados Unidos), Ludmilla (CBF), Marta, do Orlando Pride (Estados Unidos), Jheniffer (Corinthians) e Gabi Nunes, do Levante (Espanha) como atacantes.
Como suplentes, ele relacionou Luciana como goleira (Ferroviária); Lauren como zagueira do Kansas City (Estados Unidos); Angelina como meio-campista do Orlando Pride (Estados Unidos); e Priscila como atacante (Internacional).
Tabela em Paris 2024
A Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) divulgou o formato e a tabela em Paris 2024. São 12 times divididos em três grupos com 4. No A estão França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia. No B estão Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Zâmbia. E no C estão Brasil, Espanha, Japão e Nigéria.
Todos se enfrentam na mesma chave, indo assim 3 partidas nesta fase. No final, as duas melhores de cada grupo e mais as duas melhores terceiras colocadas avançam, totalizando assim 8 times nas quartas de final. Depois têm as semifinais, e a disputa do 3º e 4º lugares e a final.
Histórico do feminino em Olimpíadas
No futebol feminino, o Brasil possui 2 medalhas, sendo duas pratas. As conquistas foram em Atenas 2004, na Grécia, e em Pequim 2008, na China. Há ainda três colocações em 4º lugares, sendo em Atlanta 1996, nos Estados Unidos; em Sydney 2000, na Austrália; e na Rio 2016, no Rio de Janeiro.
Lembrando que o futebol masculino não conseguiu a vaga para Paris 2024. O histórico é de 7 medalhas, sendo 2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. As douradas foram na Rio 2016, no Rio de Janeiro, e em Tóquio 2020, no Japão. Ou seja, o atual campeão não vai defender o título na cidade parisiense. As prateadas foram em Los Angeles 1984, nos Estados Unidos; em Seul 1988, na Coréia do Sul; e em Londres 2012, na Grã-Bretanha. As bronzeadas foram em Atlanta 1996, nos Estados Unidos; e em Pequim 2008, na China.
– Confira a tabela do futebol feminino Paris 2024
– Fase de grupos
– Grupo C
- 1ª rodada - quinta-feira (25/7) - Brasil x Nigéria - Bordeaux - 15h (de Brasília)
- 2ª rodada - domingo (28/7) - Brasil x Japão - Parc Des Princes - 13h (de Brasília)
- 3ª rodada - quarta-feira (31/7) - Brasil x Espanha - Bordeaux - 13h (de Brasília)
- Confira as medalhas do futebol feminino em Olimpíadas
- 2 medalhas = 2 pratas
- Prata - Atenas 2004 - Grécia
- Prata - Pequim 2008 - China
- 4º lugares - Atlanta 1996, nos Estados Unidos; Sydney 2000, na Austrália; e Rio 2016, no Rio de Janeiro
– Fontes: Comitê Olímpico Internacional (COI) e Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA)
Comentários
Postar um comentário