Cidade do Rio de Janeiro possui os quatro grandes tendo a Glória Eterna em suas histórias. Feito é inédito no futebol brasileiro


- Crédito da foto: Vitor Silva/Botafogo de Futebol e Regatas (BFR)

- Data da foto: sábado - 30 de novembro de 2024

- Legenda da foto: O Botafogo é o campeão da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2024. O Glorioso derrotou o Atlético (Minas Gerais) pelo placar de 1 x 3, com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Junior Santos. Pelo lado dos mineiros marcou Eduardo Vargas. O jogo único da final aconteceu neste sábado (30/11), no Estádio Monumental de Nunes, em Buenos Aires, na Argentina. E foi válido pela final. Com este resultado, a cidade do Rio de Janeiro possui os 4 grandes times com a Gloria Eterna em suas histórias. Botafogo se junta a Flamengo, Fluminense e Vaco da Gama. E o Rio tem 6 troféus. Esta foi a 
65ª edição e tem a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)  

O Botafogo é o campeão da Copa Conmebol Libertadores da América Adulto Masculino de Futebol 2024. Na final, o Glorioso derrotou o Atlético (Minas Gerais) pelo placar de 3 x 1. Os gols do Glorioso foram de Luiz Henrique, Alex Telles e Junior Santos. Já Eduardo Vargas fez para os mineiros. A decisão foi em jogo único, e aconteceu no sábado (30/11), no estádio Monumental de Nunes, em Buenos Aires, na Argentina. O torneio teve a chancela da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e foi a 65ª edição.  

Com o título do Botafogo, o Estado do Rio de Janeiro fez um feito inédito no futebol brasileiro. É a primeira vez que quatro times da cidade do Rio de Janeiro tenham a Glória Eterna em suas histórias. Ou seja, os quatro grandes do Rio possui o troféu em suas galerias. Nunca uma cidade brasileira possui este feito.

Agora, o Estado do Rio de Janeiro possui 6 troféus. O Flamengo possui 3 conquistas (1981, 2019 e 2022), o Fluminense tem uma (2023), o Vasco da Gama tem uma (1998) e agora com o Botafogo (2024). Há ainda dois vices campeonatos, sendo em 2008 com o Fluminense e em 2021 com o Flamengo. 

Rio disputou a 5ª final em jogo único

Com a presença do Botafogo, esta foi a 3ª vez seguida que um time do Rio de Janeiro esteve na final, mesmo que seja em jogo único. A primeira foi em 2022 com o Flamengo. O Rubro-Negro venceu o Athlético (Paraná) por 3 x 1, no estádio Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, no Equador. A segunda vez foi em 2023 com o Fluminense. O Tricolor derrotou o Boca Juniors (Argentina) por 2 x 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A terceira vez foi com o Botafogo em 2024. O Glorioso ganhou do Atlético (Minas Gerais), no Monumental de Nunes, na Argentina por 3 x 1.  

Além de ser a 3ª vez, o estado do Rio já jogou a final única pela 5ª vez em 6 edições. E o histórico é bom, com 4 vitórias e apenas uma derrota em 5 chances. O começo foi em 2019 com o Flamengo. O Rubro-Negro venceu o River Plate (Argentina) por 2 x 1, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. A segunda foi em 2021 com o Flamengo. Desta vez, o time perdeu para o Palmeiras (São Paulo) por 2 x 1, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. E as outras três estão no tópico acima. 

A exceção foi em 2020 quando não teve um carioca na decisão. A final foi no Maracanã, no Rio de Janeiro. A disputa foi entre Palmeiras (São Paulo) e Santos (São Paulo), e o Alviverde venceu o rival por 1 x 0. 

- Confira as 5 finais dos times do Rio de Janeiro em jogo único - São 6 edições de uma partida

- Primeira vez - 2019

- Flamengo 2 x 1 River Plate (Argentina) - Estádio Monumental, em Lima, no Peru

 

- Segunda vez - 2021

- Palmeiras (São Paulo) 3 x 1 Flamengo - Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai

 

- Terceira vez - 2022

- Flamengo 1 x 0 Athlético (Paraná) - Estádio Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, no Equador

 

- Quarta vez - 2023

- Fluminense 2 x 1 Boca Juniors (Argentina) - Maracanã, no Rio de Janeiro

 

- Quinta vez - 2024

- Botafogo 3 x 1 Atlético (Minas Gerais) - Monumental de Nunes, em Buenos Aires, na Argentina

- Fonte Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)


Comentários