Rio de Janeiro tem apenas 1 título de Mundial de Clubes. Há ainda 4 vice-campeonatos em 8 participações
![]() |
- Crédito da foto: Vitor Silva/Botafogo de Futebol e Regatas (BFR)
- Data: quarta-feira - 11 de dezembro de 2024 - Legenda: O Botafogo perdeu para o Pachuca (México) pelo placar de 3 x 0. O confronto foi na quarta-feira (11/12), no Estádio 974, em Doha, no Catar. E foi válido pela 2ª fase (quartas de final) da Copa Intercontinental de Clubes FIFA 2024. Com este resultado, o Glorioso está eliminado do torneio. A competição foi a 21ª edição e teve a chancela da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA). Com este resultado, o desempenho do Rio de Janeiro é de apenas 1 título em 8 participações, contando é claro todos os formatos de Mundiais de Clubes. A cidade tem ainda 4 vice-campeonatos. |
Com a derrota para o Pachuca (México) por 3 x 0, nas quartas de final da Copa Intercontinental de Clubes FIFA 2024, o Botafogo entrou para uma estatística nada boa para o Rio de Janeiro. Com esta participação, a cidade tem agora 8 presenças em Mundiais e tendo apenas 1 único título. O histórico possui ainda 4 vice-campeonatos. Esta 8 participações conta todos os formatos que o torneio apresentou, seja com a chancela ou não da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação).
O título veio em 1981 com o Flamengo, de Zico, Junior, Raul e cia, na Copa Intercontinental (Copa Toyota). Naquele ano, o Rubro-Negro derrotou o Liverpool (Inglaterra) por 3 x 0, no Japão, no dia 13 de dezembro. A chancela não era da FIFA e reunia apenas os campeões da Conmebol Libertadores (Flamengo) com da UEFA Champions League (Liverpool).
Depois só vices
A segunda tentativa veio com o Vasco da Gama em 1998 na Copa Intercontinental (Copa Toyota). O Gigante da Colina perdeu para o Real Madrid (Espanha) por 2 x 1, no Japão, no dia 1º de dezembro. A chancela não era da FIFA e reunia apenas os campeões da Conmebol Libertadores (Vasco) com da UEFA Champions League (Real Madrid).
A terceira tentativa veio com o Vasco da Gama em 2000, no Campeonato Mundial de Clubes. Os vascaínos foram para a final e perderam para o Corinthians (São Paulo) por 4 x 3 nas penalidades, após empate em 0 x 0 no tempo normal. Isto foi no dia 14 de janeiro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez a FIFA fez a chancela da competição e reunia equipes das confederações mundiais, como o Manchester United (Inglaterra), Real Madrid (Espanha) e cia.
Fla tentava o mundo em duas ocasiões
A quarta chance veio com o Flamengo em 2019, na Copa do Mundo de Clubes. O Rubro-Negro chegou à final e encarou o Liverpool (Inglaterra). Porém, naquele 21 de dezembro, em Doha, no Catar, os ingleses ganharam por 1 x 0. A FIFA fez a organização e contava com os campeões das outras conferências, como Concacaf, CAF, AFC, etc. Lembrando que a equipe sul-americana entrava na fase semifinal do torneio. E o time carioca eliminou o Al Hilal (Arábia Saudita) por 3 x 1, antes de ir para a final.
A quinta vez foi com o Flamengo em 2022, na Copa do Mundo de Clubes. No Marrocos, o Rubro-Negro foi eliminado pelo Al Hilal (Arábia Saudita) por 3 x 2, em Tanger, no Marrocos, no dia 7 de fevereiro, pela semifinal. E assim, o clube foi obrigado a disputar o terceiro e quarto lugares. E no dia 11 de fevereiro, venceu o Al Ahly (Egito) por 4 x 2. A chancela era da FIFA e era o mesmo esquema dos anos anteriores, com o time sul-americano entrando na semifinal.
Flu e Botafogo chegaram
A sexta vez foi com o Fluminense em 2023, na Copa do Mundo de Clubes. Na Arábia Saudita, o Tricolor chegou na final e foi encarar o Manchester City (Inglaterra). Em Jeddah, na Arábia Saudita, o Fluminense perdeu para o time inglês por 4 x 0, no dia 22 de dezembro. O formato era o mesmo dos anteriores. O Flu passou pela semifinal e eliminou o Al Ahly (Egito) por 2 x 0, no dia 18 de dezembro. A chancela era da FIFA.
A sétima chance foi com o Botafogo em 2024, na Copa Intercontinental de Clubes. A novidade é que o time sul-americano entra na 2ª fase (quartas de final) e não tem mais a equipe do país-sede. Por isso, o Glorioso encarou o Pachuca (México), campeão da Concacaf (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). E perdeu pelo placar de 3 x 0, no estádio 974, em Doha, no Catar, no dia 11 de dezembro de 2024. A chancela é da FIFA. Este será de ano em ano.
Lembrando que em 2025, Botafogo, Flamengo e Fluminense estarão no Super Mundial de Clubes da FIFA. A competição será em junho, nos Estados Unidos, e contará com a presença de 32 times. E será de quatro em quatro anos. E será a 22ª edição. Torneio este que será realizado como evento-teste para a Copa do Mundo. Em 2026, a Copa será nos Estados Unidos, México e Canadá.
- Confira os resultados dos cariocas em Mundial de Clubes
- Primeira vez - 1981 - Flamengo - campeão (venceu o Liverpool, da Inglaterra)
- Segunda vez - 1998 - Vasco da Gama - vice-campeão (perdeu para o Real Madrid, da Espanha)
- Terceira vez - 2000 - Vasco da Gama - vice-campeão (perdeu para o Corinthians)
- Quarta vez - 2019 - Flamengo - vice-campeão (perdeu para o Liverpool, da Inglaterra)
- Quinta vez - 2022 - Flamengo - terceiro lugar (Real Madrid foi o campeão)
- Sexta vez - 2023 - Fluminense - vice-campeão (perdeu para o Manchester City, da Inglaterra)
- Sétima vez - 2024 - Botafogo - caiu nas quartas de final (perdeu para o Pachuca, do México)
- Oitava vez - 2025 - Botafogo, Flamengo e Fluminense - Estados Unidos
- Fonte: Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA)
Comentários
Postar um comentário