Candidatura Rio/Niterói foi aprovada na Assembleia Extraordinária do COB como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031


- Crédito da foto: 
André Durão/Comitê Olímpico do Brasil (COB)

- Data: quarta-feira - 29 de janeiro de 2025

- Legenda da foto: O Comitê Olímpico do Brasil (COB) oficializou a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói para os Jogos Pan-Americanos 2031. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (29/1), na Assembleia Geral Extraordinária do COB,, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A chapa teve 48 votos a favor, com 1 contra e 1 em branco. Depois da assembleia, o COB encaminhará uma carta à Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) com a candidatura brasileira. A entidade tem até sexta-feira (31/1) com o pedido. A escolha da sede será em agosto de 2025 na Assembleia Geral da Panam, em Assunção, no Paraguai
 

Com a presença de 50 eleitores, sendo 33 representantes de Confederações e 17 atletas da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez a sua Assembleia Geral Extraordinária. E a solenidade oficializou a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (29/1), na sede do COB, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

E o resultado foi favorável, já que a candidatura recebeu 48 votos a favor, com 1 contra e 1 em branco. O evento contou com a presença dos prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves. Além deles, o ministro dos Esportes do governo federal, André Fufuca, e mais o presidente do COB, Marco La Porta, e da vice-presidente do COB, Yane Marques, e outros dirigentes estiveram presentes. 

“O COB mostrou a maturidade do movimento olímpico brasileiro nesta quarta-feira. Ficamos muito felizes em ter uma candidatura brasileira pleiteando a realização dos Jogos Pan-Americanos, com duas cidades irmãs, Rio de Janeiro e Niterói, mas debatemos muito antes de chegar à decisão de aprovar o projeto apresentado. Tivemos reuniões de trabalho com todos os membros da Assembleia, Confederações e atletas no sentido de levantar todo o histórico de desafios que temos na história da realização de Jogos, tanto no Pan de 2007 quanto na Rio 2016. Nossa gestão sempre prezará por ampliar as decisões coletivas, e ficamos muito empolgados com o envolvimento em defesa do esporte olímpico brasileiro no sentido de preservar nossas instituições e nossos valores. Desejo muita sorte e trabalho duro às equipes das cidades candidatas e tenho certeza de que, por aqui, no movimento olímpico, nos manteremos cada vez mais atentos para contribuir permanentemente com a evolução do esporte no Brasil”, pontuou o presidente do COB, Marco La Porta.

O início da candidatura e o próximo passo

O comitê das duas cidades (Rio e Niterói) entregou ao COB, em dezembro de 2024, a carta de postulação à candidatura e, àquela altura, ainda concorria ao posto com São Paulo, que havia oficializado a intenção em agosto de 2024. Na sequência, no dia 15 de janeiro de 2025, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram nas mãos do presidente do COB, Marco La Porta, e da vice, Yane Marques, o dossiê obrigatório contendo a base para a candidatura conjunta das duas cidades.  

Após a aprovação na Assembleia, no próximo dia 31 de janeiro o COB enviará uma carta à Organização Desportiva Pan-americana (Panam Sports), entidade máxima do esporte panamericano. Nela, o Comitê informará a escolha de Rio-Niterói como a candidatura brasileira à sede dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031.  

No dia 1º de fevereiro de 2025, a Panam Sports enviará aos Comitês Olímpicos a documentação para que sejam preparadas as candidaturas (por exemplo, Questionário para Dossiê de Candidatura e Regulamento dos Jogos Pan-Americanos). 30 de abril é a data-limite para que as cidades solicitantes completem a submissão de candidatura. Em 1º de maio de 2025, o Presidente da Panam Sports informará quais cidades cumpriram todos os requisitos e, portanto, passarão a ser consideradas como Cidades Candidatas. O resultado da sede dos Jogos está previsto para ser divulgado em agosto de 2025.

- Próximos passos

- Divulgação - 31 de janeiro de 2025 - COB apresentará a candidatura brasileira à Panam Sports

- Documentação - 1º de fevereiro -  Panam Sport enviará documentação aos Comitês Olímpicos

- Informação - 1º de maio - Panam Sport falará se a candidatura carioca apresentou todos os requerimentos 

- Resultado - agosto de 2025 - escolha da sede de 2027 na Assembleia Geral, em Assunção, no Paraguai 

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários