Geovanna Santos e Bárbara Domingos utilizaram a bola e o arco no 1ª dia de competição no individual no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro

- Crédito da foto: Divulgação/Notícias dos Esportes

- Data da foto: quarta-feira - 20 de agosto de 2025

- Legenda da foto: As atletas Geovanna Santos (Pinheiros/Espírito Santo) e Bárbara Domingos (Curitiba/Paraná) competiram nos aparelhos da bola e do arco no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica 2025, no Rio de Janeiro. A apresentação aconteceu nesta quarta-feira (20/8) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste, do Rio de Janeiro. Na bola, a capixaba fez 27.500 pontos (p), enquanto que a curitibana marcou 27.250 p. No arco, Geovanna cravou 28.400 p, e Bárbara anotou 28.350 p. Na quinta-feira (21/8), elas fazem a rotação de maças e fita. O torneio está na 41ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).

 

As atletas Geovanna Santos (Pinheiros/Espírito Santo) e Bárbara Domingos (Curitiba/Paraná) fizeram as apresentações na bola e no arco pela Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica. A competição acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O torneio é disputado pela 1ª vez na América do Sul e vai até domingo (24/8). A organização é da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Esta é a 41ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).

A primeira a pisar no tablado foi Geovanna Santos e na rotação bola. Ao som da música "My Heart Will Go On", da cantora Celine Dion (Canadá), a ginasta fez uma bela apresentação e anotou 27.500 pontos (p). A canção ficou famosa na trilha sonora de Titanic. 

Depois dela, o público viu a performance de Bárbara Domingos. Com a coreografia ao som de "By My Side", da banda INXS (Austrália), na versão da cantora Bishop Briggs (Grã-Bretanha), a paranaense contagiou o público e fez 27.250 p. A música foi trilha sonora do filme "Cinquenta Tons de Cinza".

Atletas utilizaram o arco

Após a bola, Geovanna e Bárbara voltaram ao tablado na Arena Carioca 1 e demonstraram as habilidades no arco. A capixaba entrou na frente e fez 28.400 p. Logo em seguida foi a vez da paranaense. E Domingos mostrou a sua coreografia ao som de "Rei Leão" e conseguiu 28.350 p. 

As brasileiras vão esperar o final do dia para ver se vão competir na final do individual geral. Já que há outros grupos para ser apresentar. Na quinta-feira (21/8), as brasileiras utilizam as maças e a fita. 

Formato       

A competição individual é disputada por quatro grupos (A,B,C e D). O Brasil está no B. As classificatórias são distribuídas em dois dias de provas com duas rotações, uma para cada aparelho. O primeiro com arco e bola e o segundo com fita e maças.

Oito ginastas avançam à final por aparelhos e as 18 melhores seguem para a final do individual geral, com um limite de duas por país. Ao fim do segundo dia, a FIG e o público conhecem as finalistas de todas as cinco categorias individuais - geral, arco, bola, maças e fita. 

A disputa do individual geral é decidida no terceiro dia, com medalha. As finais por aparelhos acontecem no quinto e último dia, que é no domingo (24/8). 

 Confira a programação do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio 

– Quinta-feira (21/8)

– Individual

– Grupo B – Brasil

– Classificatórias maças e fita

– Horário: 9h-12h (de Brasília)

 – Fontes: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Federação Internacional de Ginástica (FIG) 

Comentários