Geovanna Santos e Barbara Domingos estão no Top 18 no Individual Geral no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica 2025, no Rio de Janeiro

- Crédito da foto: Divulgação/Notícias dos Esportes

- Data da foto: quarta-feira - 20 de agosto de 2025

- Legenda da foto: As atletas Geovanna Santos (Pinheiros/Espírito Santo) e Bárbara Domingos (Curitiba/Paraná) terminaram o 1ª de competição entre as 18 atletas para a final no individual geral. A capixaba está na está na 10ª colocação com 55.900 pontos (p). Já a paranaense acabou na 12ª posição com 55.600 p. Isto após elas se apresentarem na bola e no arco no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica 2025, no Rio de Janeiro. O resultado final das duas rotações foi na quarta-feira (20/8), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste, do Rio de Janeiro. Hoje (21/8), elas utilizam maças e fita. O torneio está na 41ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês). 

 

 

Após os quatro grupos se apresentarem na quarta-feira (20/8), as atletas Geovanna Santos (Pinheiros/Espírito Santo) e Bárbara Domingos (Curitiba/Paraná) já sabem em que posições terminaram. E ambas por enquanto têm uma boa notícia. Elas estão no grupo das 18 melhores para a final no Individual Geral (IG) no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica. 

A competição acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O torneio é disputado pela 1ª vez na América do Sul e vai até domingo (24/8). A organização é da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Esta é a 41ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).

Apresentações

No 1ª dia, a capixaba terminou na 10ª colocação geral com 55.900 pontos (p). Foram duas apresentações, sendo a bola e o arco. Na 1ª rotação fez 27.500 p e foi a 10ª do ranking. Já na 2ª prova acabou na 10ª colocação com 28.400 p. 

Geovanna não conseguiu ir para as finais nas modalidades, já que apenas as oito melhores de cada aparelho avançam para a disputa de medalhas. No arco e na bola, ela aparece como a 2ª reserva. Ou seja, caso haja uma desistência de alguma ginasta na final, a brasileira é convocada. 

Dia teve outra brasileira

Já a paranaense acabou na 12ª colocação geral com 55.600 p. Na bola foi a 12ª com 27.250 p, enquanto que no arco foi a 11ª colocada com 28.350 p. Bárbara também não avançou para a decisão nas rotações. Ela é a 3ª reserva no arco, caso haja alguma atleta da final não comparecer ou não poder competir. 

Por enquanto Geovanna e Bárbara seguem no grupo das 18 melhores na final do Individual Geral. Elas podem confirmar a presença nesta quinta-feira (21/8) quando realizam as coreografias nas maças e na fita. Lembrando que apenas duas ginastas por país podem aparecer nas finais no IG. E isto acontece no somatório das quatro rotações (arco, bola, fita e maças).  

Formato       

A competição individual é disputada por quatro grupos (A,B,C e D). O Brasil está no B. As classificatórias são distribuídas em dois dias de provas com duas rotações, uma para cada aparelho. O primeiro com arco e bola e o segundo com fita e maças.

Oito ginastas avançam à final por aparelhos e as 18 seguem melhores para a final do individual geral, com um limite de duas por país. Ao fim do segundo dia, a FIG e o público conhecem as finalistas de todas as cinco categorias individuais - geral, arco, bola, maças e fita. 

A disputa do individual geral é decidida no terceiro dia, com medalha. As finais por aparelhos acontecem no quinto e último dia, que é no domingo (24/8). 

 Confira os resultados das brasileiras no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio 

– Quarta-feira (20/8)

– Individual Geral 

– Geovanna Santos - 10ª colocação geral - 55.900 pontos (p)

– Arco: 28.400 p - foi a 10ª colocada - é a 2ª reserva. As oito melhores avançam para a final

– Bola: 27.500 p - foi a 10ª colocada - é a 2ª reserva. As oito melhores avançam para a final 


– Barbara Domingos - 12ª colocação geral - 55.600 p

– Arco: 28.350 p - foi a 11ª colocada - é a 3ª reserva. As oito melhores avançam para a final 

– Bola: 27.250 p - foi a 12ª colocada

– Final do Individual Geral – as 18 melhores colocadas avançam para a disputa de medalha. Isto após o fim das quatro rotações (arco, bola, fita e maças). Com duas rotações, ambas estão no grupo


 Confira a programação do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio 

– Quinta-feira (21/8)

– Individual

– Grupo B – Brasil

– Classificatórias maças e fita

– Horário: 9h-12h (de Brasília)

 – Fontes: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Federação Internacional de Ginástica (FIG) 

Comentários