Geovanna Santos e Bárbara Domingos utilizaram as maças e a fita no 2ª dia de competição no individual no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro

- Crédito da foto: Divulgação/Notícias dos Esportes

- Data da foto: quinta-feira - 21 de agosto de 2025

- Legenda da foto: As atletas Geovanna Santos (Pinheiros/Espírito Santo) e Bárbara Domingos (Curitiba/Paraná) competiram nos aparelhos da maças e na fita no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica 2025, no Rio de Janeiro. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (21/8) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste, do Rio de Janeiro. Nas maças, a capixaba fez 27.600 pontos (p), enquanto que a curitibana marcou 25.150 p. Na fita, Geovanna cravou 26.800 p, e Bárbara anotou 27.200 p. O torneio está na 41ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).

 

As atletas Geovanna Santos (Pinheiros/Espírito Santo) e Bárbara Domingos (Curitiba/Paraná) fizeram as apresentações nas maças e na fita pela Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Adulto Feminino de Ginástica Rítmica. A competição acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O torneio é disputado pela 1ª vez na América do Sul e vai até domingo (24/8). A organização é da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Esta é a 41ª edição e tem a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em inglês).

A primeira rotação foi as maças e a capixaba fez 27.600 pontos (p), enquanto que a curitibana cravou 25.150 p. Ainda na parte da manhã, as brasileiras entraram novamente no tablado para a apresentação na fita. Geovanna conseguiu 26.800 p., e Barbara marcou 27.200 p.  

No somatório das quatro rotações, elas obtiveram a seguinte nota. Geovanna obteve 83.500 p. e por enquanto a 6ª posição geral. Já Bárbara finalizou com 82.800 p. e a 8ª colocação geral. Por enquanto as duas estão indo na final no Individual Geral. Porém, há ainda outros grupos que se apresentam na noite desta quinta-feira (21/8). E elas precisam estar entre as 8 melhores colocadas.

Formato       

A competição individual é disputada por quatro grupos (A,B,C e D). O Brasil está no B. As classificatórias são distribuídas em dois dias de provas com duas rotações, uma para cada aparelho. O primeiro com arco e bola e o segundo com fita e maças.

Oito ginastas avançam à final por aparelhos e as 18 melhores seguem para a final do individual geral, com um limite de duas por país. Ao fim do segundo dia, a FIG e o público conhecem as finalistas de todas as cinco categorias individuais - geral, arco, bola, maças e fita. 

A disputa do individual geral é decidida no terceiro dia, com medalha. As finais por aparelhos acontecem no quinto e último dia, que é no domingo (24/8). 

 Confira os resultados das brasileiras no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio 

– Quarta-feira (20/8)

– Individual Geral

Maças 

– Geovanna Santos - 27.600 pontos (p)

Barbara Domingos - 25.150 p.


Fita

Bárbara Domingos - 27.200 p.

Geovanna Santos - 26.800 p.        


 Confira a programação do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio 

– Sexta-feira (22/8)

– Ginástica Rítmica Individual – Final – Individual Geral – Grupo B (posições 10 a 18)

– Ginástica Rítmica Individual – Final – Individual Geral – Grupo A (posições 1 a 9)

– Fontes: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Federação Internacional de Ginástica (FIG) 

Comentários