Caio Bonfim, Henrique Marques, Hugo Calderano e Yago Dora concorrem ao troféu Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025, no Rio de Janeiro

Crédito da foto: Divulgação/Comitê Olímpico do Brasil (COB)

- Data: quarta-feira - 3 de dezembro de 2025

- Legenda: O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou os quatro concorrentes à Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025. No masculino, a disputa vai ser entre Caio Bonfim (Atletismo/Marcha Atlética), Henrique Marques (Taekwondo), Hugo Calderano (Tênis de Mesa) e Yago Dora (Surfe). A solenidade será  na quinta-feira (11/12), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro. A chancela é do COB.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quarta-feira (3/12) os postulantes ao troféu Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025. A solenidade será na quinta-feira (11/12), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A região está localizada na zona Sudoeste do Rio de Janeiro. A chancela é do COB.

Na categoria masculina, os concorrentes são Caio Bonfim (Atletismo/Marcha Atlética), Henrique Marques (Taekwondo), Hugo Calderano (Tênis de Mesa) e Yago Dora (Surfe). 

Para o Diretor-Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Emanuel Rego, esta é uma disputa entre fortes concorrentes. "O PBO é uma homenagem às melhores performances dos atletas brasileiros no ano. Todos mostraram um grande desempenho.  E dentre os melhores resultados em todas as modalidades olímpicas existem aqueles que marcaram seus nomes na história nesta temporada. Quando olhamos a lista dos melhores, foi fácil identificar que esses oito atletas, de sete esportes olímpicos diferentes, tiveram um 2025 fantástico e mostraram a diversidade do Time Brasil", elogia. 

Confira um resumo do ano de cada um deles.

- Masculino  

- Caio Bonfim - Atletismo/Marcha Atlética

- Caio alcançou resultados históricos este ano, com destaque absoluto para a medalha de ouro nos 20 km da marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, Japão. Ele também ganhou a medalha de prata nos 35 km do mesmo Mundial. No cenário nacional, sagrou-se campeão da Copa Brasil e do Troféu Brasil, assumindo a liderança do ranking mundial nos 20.000 metros. 

- Henrique Marques - Taekwondo

- Em 2025, Henrique Marques teve um desempenho excepcional no taekwondo. Conquistou uma medalha de ouro inédita no Campeonato Mundial na categoria -80kg. O atleta brasileiro também garantiu outro título importante ao vencer o Grand Prix Challenge de Bangkok, na Tailândia. Esses resultados o levaram a alcançar a posição de número 1 do mundo em sua categoria. 

- Hugo Calderano - Tênis de Mesa

- Hugo tem se mostrado consistente ao longo dos últimos anos. Em 2025, sagrou-se campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em abril, um feito inédito para o Brasil. Também conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial em Doha, no Catar, tornando-se o primeiro atleta não europeu ou asiático a chegar à final.  

- Yago Dora - Surfe

- Foi o campeão mundial da World Surf League (WSL) em 2025, seu primeiro título na carreira. Yago liderou a temporada regular e venceu as etapas de Portugal, Trestles (EUA) e a final em Cloudbreak, Fiji. A vitória histórica marcou o oitavo título do Brasil na categoria masculina nos últimos 11 anos, consolidando a Brazilian Storm. 

Fonte: texto e foto do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Comentários