Patrick Burgener terminou na 14ª posição geral do Snowboard Halfpipe nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026

- Crédito da foto: Rafael Bello/Comitê Olímpico do Brasil (COB)

- Data: quarta-feira - 11 de fevereiro de 2026

- Legenda da foto: O atleta Patrick Burgener (Lausanne/Suíça) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina D'Ampezzo 2026. O suíço naturalizado brasileiro competiu no Snowboard Halfpipe (prova freestyle). Ele terminou na 14ª posição com 70.00 pontos (p). Precisava ficar entre os 12 primeiros para disputar por medalhas. A competição aconteceu na quarta-feira (11/2), no Livigno Snow Park, em Livigno, na região de Lombardia, na Itália. Os Jogos estão na 25ª edição e vão até domingo (22/2). A chancela é do Comitê Olímpico Internacional (COI)

O atleta Patrick Burgener (Lausanne/Suíça) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina D'Ampezzo 2026. Na quarta-feira (11/2), o suíço naturalizado brasileiro competiu no Snowboard Halfpipe (prova Freestyle). A área de competição aconteceu no Livigno Snow Park, em Livigno, na região de Lombardia, na Itália.

Na pista de 200 metros e com uma forma de "U", Patrick tinha duas descidas para realizar. E precisava estar entre os 12 primeiros colocados para avançar para a disputa de medalhas. Ele foi o 9º a competir e na primeira vez somou 70.00 pontos (p) e foi o sexto colocado. Só que eram 24 atletas na disputa. Após vários adversários passarem, o resultado foi de 12º colocado. Ou seja, estava na linha de corte para a próxima etapa.

No segundo salto, Pat (como é chamado) começou bem e estava se arriscando, já que queria ter a vaga entre os 12 melhores. Fazia boas manobras, mas quando fazia a 4ª coreografia e indo para o final, se desequilibrou e acabou caiando. E ele nem conseguiu melhorar a nota.

Atleta foi ultrapassado

Com este resultado, Patrick somou apenas 70.00p e estava na torcida para que os adversários não o ultrapassasse. E não deu outra. Veio Jio Lee (Coréia do Sul) e acabou tirando com 74.00p. Depois, entrou Jake Pates (Estados Unidos) e anotou 75.50p. O americano ficou com a última vaga na qualificação.

O primeiro foi James Scotty (Austrália) com 94.00p. O segundo foi Yuto Totsuka (Japão) com 91.25p. O terceiro foi Ryusei Yamada (Japão) com 90.25p. 

A prova consistia da seguinte forma. Os esquiadores tinham duas descidas e eram avaliados por seis árbitros. Nisso, havia o somatório. Só que das seis, duas eram descartadas, sendo a menor e a maior. E eram 24 atletas concorrendo por 12 vagas.  Os Jogos Olímpicos de Inverno está na 25ª edição e vai até domingo (22/2). A chancela é do Comitê Olímpico Internacional (COI).                                                   

- Confira os atletas do Time Brasil

- Desportos na Neve (CBDN)

-  9 atletas

- 4 no Esqui Alpino - Lucas Pinheiro, Christian Oliveira, Giovanni Ongaro e Alice Padilha

- 3 no Esqui Cross-Country - Eduarda Ribeira, Bruna Moura e Manex Silva

- 2 no Snowboard Halfpipe - Patrick Burgener e Augustinho Teixeira

 

- Desportos no Gelo (CBDG)

- 6 atletas 

- 1 no Skeleton - Nicole Silveira

- 5 no Bobsled - sendo 4-man e mais um reserva. Os atletas são Edson Bindilatti; Davidson de Souza, o Boka; Luis Bacca; Rafael Souza e Gustavo Ferreira

Fontes: Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG)          

Comentários