Time Brasil teve 2 porta-bandeiras na Cerimônia de Abertura. Lucas Pinheiro levou o pavilhão em Milão, e Nicole Silveira desfilou em Cortina D'Ampezzo, nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
- Crédito da foto: Rafael Bello/Comitê Olímpico do Brasil (COB)
- Data: sexta-feira - 6 de fevereiro de 2026
- Legenda da foto: A delegação do Time Brasil participou da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina D'Ampezzo, na Itália. A solenidade aconteceu na sexta-feira (6/2)e teve dois porta-bandeiras em dois locais distintos. No Estádio San Siro, em Milão, Lucas Pinheiro (do Esqui Alpino) levou o pavilhão. No mesmo instante, Nicole Silveira (Skeleton) desfilou em Cortina D'Ampezzo. Havia brasileiros desfilando em Livigno e em Predazzo. São duas piras olímpicas, que ficam em Milão, no Arco Della Pace, e outra na Piazza Dibona, em Cortina D'Ampezzo. Os Jogos estão na 25ª edição e vão até domingo (22/2). A chancela é do Comitê Olímpico Internacional (COI)
Na sexta-feira (6/2), a delegação do Time Brasil participou da Cerimônia de Abertura da 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina D'Ampezzo, na Itália. São 15 atletas brasileiros, sendo 9 de neve e 6 no gelo, e eles estiveram espalhados pelos quatro cantos do país (veja abaixo).
Foram dois porta-bandeiras, sendo Lucas Pinheiro (Esqui Alpino) e Nicole Silveira (Skeleton) como representantes. Lucas desfilou com o pavilhão no Estádio San Siro, em Milão. Ele teve ainda a presença de Bruna Moura (Esqui cross-country), e o Chefe de Missão do Time Brasil, Emílio Strapasson.
Já Nicole levou a bandeira em Cortina D'Ampezzo. A atleta estava acompanhada de Edson Bindilatti, Rafael Souza, Davidson de Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira, da equipe de Bobsled. E eles ainda fizeram um passinho ao entrar na passarela.
Ao mesmo tempo, havia parte da equipe em outras sedes, como em Livigno, em que estavam Pat Burgener e Augustinho Teixeira, do Snowboard. E em Predazzo, os atletas foram Já Manex Silva e Eduarda Ribera (do Esqui cross country). Todos os 15 atletas, sendo 14 titulares e mais um reserva, estiveram acompanhados de oficiais do Time Brasil.
Jogos têm duas piras olímpicas
No Estádio San Siro, a brasileira Rebeca Andrade foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a conduzir a Bandeira Olímpica. Ela estava ao lado de outras personalidades a ter esta proeza, já que a brasileira é embaixadora da paz pelo COI.
Por ter tido várias cerimônias simultâneas e dois porta-bandeiras, a organização dos Jogos Olímpicos sugeriu a presença de duas piras olímpicas. Uma está em Milão, no Arco Della Pace, e outra na Piazza Dibona, em Cortina D'Ampezzo. O desenho foi inspirado numa obra de Leonardo Da Vinci.
Toda a cerimônia foi celebrada na arte italiana, como compositores como Giuseppe Verdi e pintores como Da Vinci. As exaltações à Itália seguiram de diferentes formas. O multicampeão de motovelocidade Valentino Rossi fez uma ponta como condutor de bonde em vídeo pré-gravado. Modelos desfilaram com ternos Armani num tributo à cidade de Milão como polo importante da moda mundial.
A festa ainda teve apresentações musicais marcantes. Mariah Carey, cinco vezes vencedora do Grammy, surpreendeu cantando em italiano o clássico Nel blu, dipinto di blu. Vencedora do Globo de Ouro, a italiana Laura Pausini interpretou o hino nacional italiano. Já o renomado tenor italiano Andrea Bocelli encantou a multidão após os discursos que abriram oficialmente os Jogos.
Brasil tenta a primeira medalha
Dos 15 atletas, 14 titulares e um reserva, a delegação tenta a primeira medalha em edições de Jogos Olímpicos. O melhor resultado na neve foi de Isabel Clark, com o 9ª lugar no Snowboard Cross. Isto foi em Turim 2006, na Itália. Já no gelo, o desempenho foi Nicole Silveira no Skeleton. Em Pequim 2022, na China, ela foi a 13ª colocada.
Esta é a 10ª participação do Time Brasil em edições de Inverno. E com o esqui alpino sendo a única modalidade em que o Brasil esteve representado em todas participações. A competição está na 25ª edição e vai até domingo (22/2). A chancela é do COI.
- Confira os atletas do Time Brasil
- Desportos na Neve (CBDN)
- 9 atletas
- 4 no Esqui Alpino - Lucas Pinheiro, Christian Oliveira, Giovanni Ongaro e Alice Padilha
- 3 no Esqui Cross-Country - Eduarda Ribeira, Bruna Moura e Manex Silva
- 2 no Snowboard Halfpipe - Pat Burgener e Augustinho Teixeira
- Desportos no Gelo (CBDG)
- 6 atletas
- 1 no Skeleton - Nicole Silveira
- 5 no Bobsled - sendo 4-man e mais um reserva. Os atletas são Edson Bindilatti; Davidson de Souza, o Boka; Luis Bacca; Rafael Souza e Gustavo Ferreira
- Fontes: Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG)

Comentários
Postar um comentário