Rio de Janeiro/Niterói perderam a chance de sediar a 21ª edição dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031

- Crédito da foto: Divulgação/Notícias dos Esportes

- Data da foto: terça-feira - 19 de agosto de 2025

- Legenda da foto: A candidatura conjunta Rio/Niterói perdeu a chance de sediar a 21ª edição dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031. Nesta sexta-feira (10/10), as cidades foram superadas por Assunção, no Paraguai, que teve mais votos. Os paraguaios receberam 28 contra 24 dos brasileiros. A solenidade aconteceu na Assembleia Geral Extraordinária da Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports), em Santiago, no Chile. O evento tem a chancela da Panam Sports.   

 Nesta sexta-feira (10/10), o Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) divulgou a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031. A solenidade aconteceu na Assembleia Geral Extraordinária, em Santiago, no Chile, e contou com a presença das duas candidaturas que estavam na disputa, que foram Rio de Janeiro/Niterói e Assunção, no Paraguai

 Os dirigentes escolheram a cidade paraguaia em vez da brasileira e o resultado ficou em 28 x 24 votos. Esta será a 1ª vez que Assunção vai receber uma edição. O Brasil tentava pela 3ª vez, já que foi o anfitrião em duas ocasiões, sendo em 1963, em São Paulo, e em 2007, no Rio de Janeiro.

 A 1ª edição aconteceu em 1951, na Argentina. A 20ª edição será em 2027, em Lima, no Peru, no período de 16 de julho a 1º de agosto. Em 2031, os Jogos vão para a 21ª vez na história e a chancela é da Panam Sports.

 Forma de divulgação

 Para chegar até o vencedor, a apuração aconteceu da seguinte forma. Estavam aptos 52 votos, sendo os 41 dos Comitês Olímpicos Nacionais das Américas e mais os países que já foram cidades-sedes, e estes tinham voto dobrado. As cidades-sedes foram Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México, Porto Rico, Peru, República Dominicana e Venezuela. A única ausência foi Dominica, 

 A delegação da candidatura conjunta Rio de Janeiro/Niterói contou com as presenças do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta; do diretor-geral do COB, Emanuel Rego; da atleta Rebeca Andrade, da Ginástica Artística; do ex-atleta Thiago Pereira, da Natação; da Secretária Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Iziane Marques; da vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan; do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson do Nascimento; e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.  

Emanuel tem medalhas em Olímpiadas no Vôlei de Praia. Iziane possui um bronze no Pan-Americano no Basquete. Isabel Swan tem conquista olímpica na Vela. Yohansson tem título paralímpico no Atletismo. Além de Thiago Pereira, que tem várias em Pan-Americanos. Todos são ex-atletas e que fizeram parte da grande história brasileira no esporte olímpico e paralímpico ao longo dos anos.

- Fontes: Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports)

Comentários